• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fanzine: como fazer?

supernova*

Bang bang!
Hey, pessoas!

Sou nova aqui no fórum, acabei de me registrar (minha apresentação já tá no subfórum adequado!), e já tenho uma (várias) dúvidas... :mrgreen:

Eu e umas amigas da facul queremos produzir um fanzine de HQ. Temos as idéias, o talento, a paciência e a disposição pra investir, mas não sabemos como! Temos alguma noção de material, formato, roteirização, etc. Mas tb temos a maior insegurança. :oops: Queremos fazer uma coisa bem bacana, e se possível, não muito cara...

Alguém aí pode me dar uma luz? Agradeço previamente!
 
Bem, não sei se posso ser suficientemente específica, pq não sei exatamente o que é "especificidade" nesse ramo... mas vamos lá:

Existe algum formato padrão de fanzine de HQ?
Como escrever um roteiro?
Quais materiais devo usar?
Quais programas de edição digital devo usar?
Depois de pronto o "piloto", é só mandar pra gráfica reproduzir? E, nesse caso, como é o processo de reprodução (ou qual processo fica mais em conta, já que dinheiro não cresce no meu jardim!)?

Acho que é só (só?!?), por enquanto!
 
Sou "do lado de cá do balcão", ou seja consumidora. Então uma das perguntas posso responder:

Existe algum formato padrão de fanzine de HQ?

O que lhe aprouver. Ou melhor, o que aprouver o cliente. Aí você tem de definir o seu público-alvo.

Por exemplo eu sou o tipo de cliente que compra desde os zines xerox mequetrefe até os de acabamento de luxo. Mas tem os que só tem 3 reais para gastar, e tem os que leiloam a mãe para comprar um original de 1960.

Como escrever um roteiro?

ahn... pitaco: de maneira que seu ilustrador consiga entender o que você quer seria bom. :mrgreen:
 
É, o que a gente pretende fazer é o xerox mequetrefe mesmo. A idéia é vender na facul, a 50 centavos. Mas tb não precisa ser a coisa mais porca do mundo, tem que ser bonitinho!


E já que as ilustradoras seremos nós, eu e minhas amigas, o roteiro não será um problema de entendimento. ÉEu é que prefiro ter tudo certinho, mesmo. Quem sabe um dia a gente não resolve mandar pra alguma editora bacana?
 
Como escrever um roteiro?

Roteiros de quadrinhos são geralmente separados por quadro e página, mas tem várias maneiras de se fazer isso.

Exemplo simples:

PÁGINA 1

1 - Ext. Floresta - Dia

Um ogro passeia por uma floresta.

OGRO:
Burp.

2- Um pássaro passa voando e faz cocô na cabeça do ogro.

3- O ogro fica zangado.

OGRO:
Aaaarrrrrrgh!!!!!

Etc.

Quais materiais devo usar?

Depende do resultado que você deseja. Se é um fanzine com uma impressão simples, você provavelmente deveria finalizar com nanquim. Pra ficar chique, você provavelmente deveria fazer a arte em papel A3 de gramatura alta (a não ser que o estilo seja simples o suficiente pra fazer em A4). Seja como for, você vai escanear isso e tratar...

Quais programas de edição digital devo usar?

..no photoshop, mexer em levels pra separar o preto do branco direitinho, dar uma limpada, etc.

Depois de pronto o "piloto", é só mandar pra gráfica reproduzir?

Você pode mandar os arquivos digitais pra imprimir na gráfica, mas isso pode ficar caro.

E, nesse caso, como é o processo de reprodução (ou qual processo fica mais em conta, já que dinheiro não cresce no meu jardim!)?

Mais em conta? Xerox.
 
O livro Reinventando os Quadrinhos de Scott McCloud da uma boa dica de com apenas frente e verso de uma pagina, dispondo os quadros na maneira correta, dobrando e cortando, sai uma HQ de 8 paginas, isso é bem barato para se reproduzir em xerox. Veja o anexo que coloquei ai.
 

Anexos

  • 0056.jpg
    0056.jpg
    189 KB · Visualizações: 791
olá^^ sou novata em fanzines e desejo muito fazer um,e tenho uma pergunta:D
vou ter ajuda de duas amigas,o fanzine vai ter cerca de 18 pags,quanto mais o menos tenho que cobrar?também tenho outra pergunta(fala aí,eu incomodo né?)o papel poderia ser um sulfite dobrado ao meio?:think:
 
Última edição:
e tenho algo que complica muito,minha idade
tenho onze anos e tenho ajuda de duas amigas TAMBÉM de onze anos,e agora?


:kiss: HuashHuah isso não é problema não, vão em frente e não desanimem!
Dificuldades vão surgir, mas tudo que vale a pena na vida é assim!
Parabéns pela iniciativa, muito legal!
 
Quando era criança eu e uns amigos meus, tínhamos uma mini editora, e fazíamos vários gibis, cada um tinha uma função, roteirista, desenhistal, vendedor...
Era um barato não gastávamos nada, pq meu amigo tirava as copias no trabalho da mãe dele.
Acho que as pessoas compravam nossas revistinhas mais por pena do que por vontade mesmo.
 
Última edição:
Bem, não sei se posso ser suficientemente específica, pq não sei exatamente o que é "especificidade" nesse ramo... mas vamos lá:

Existe algum formato padrão de fanzine de HQ?
Como escrever um roteiro?
Quais materiais devo usar?
Quais programas de edição digital devo usar?
Depois de pronto o "piloto", é só mandar pra gráfica reproduzir? E, nesse caso, como é o processo de reprodução (ou qual processo fica mais em conta, já que dinheiro não cresce no meu jardim!)?

Acho que é só (só?!?), por enquanto!

Dúvidas soh surgem se vc tentar acertar....naum desista!!:joy::joy:
Outra coisa...tem uns dois sites q podem vir a te ajudar:
http://www.x4ids.com.br/sites/quadrinize/ e
http://abismoinfinito.wordpress.com/

Um eh especializado em ajudar outras pessoas a escreverem suas proprias HQ e o outro eh um blog de uma pessoa q escreve sobre o assunto. Acho q se vc for lah, poderá ser ajudada de alguma forma...:yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo