• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fantasia sofre preconceito?

[align=justify]É verdade Elring, não tinha pensado nisso mesmo, fora daqui, nos EUA, por exemplo, a quantidade de obras de FC e Fantasia é bem superior que a quantidade delas no Brasil, basta dar uma olhada naquela lista que gerou discussões aqui no Meia em que estavam listadas as 100 melhores obras de Fantasia e Ficção Científica: a maioria não tem tradução.
Não me sinto intelectualmente capaz ou conhecedor suficiente para dizer quais são as causas dessas opiniões sobre Fantasia e FC. O que o Elring apontou faz sentido, mas ainda acho meio superficial, as próprias condições materiais a que o mercado editorial está submetido tem algo a ver com isso, contudo, gostaria de saber porque é que as pessoas pensam assim, porque é que pensam, muitas vezes (não todas), que é coisa infantil...[/align]
 
Creio que o que pesa contra nós seja a história recente de nosso país, cuja as raízes literárias vieram diretamente dos portugueses com sua poesias, crônicas e romance. Sendo marca registrada o retato das mazelas e diferenças sociais e as crônicas sobre a vida privada.
Enquanto que europeus liam de Crônicas Arthurianas a As Viagens de Gulliver (sempre como fontes de inspiração na criação de reinos e mundos mágicos), por aqui (me corrijam se estiver errado) o que surgiu de semelhante em termos de fantasia foram os livros de Monteiro Lobato; o que contribuiu para a solidificação do estilo fantasia com literatura infantil. No máximo, alguém irá citar o conto O Imortal de Machado de Assis como referência de ficção brasileira.
 
[align=justify]Eu percebo esse preconceito muito aguçado no meio acadêmico o que tenho de colegas na universidade que se chocam ao saber que eu leio e gosto de fantasia não é brincadeira, teve um inclusive que chegou ao despropósito de citar isso em uma reunião, tentando usar como argumento contra um projeto que eu e outros professores estávamos defendendo. Falo aqui unicamente como leitora e apreciadora do gênero e não tenho subsídios para aprofundar as questões referentes ao grande preconceito que empiricamente vejo que o gênero sofre em terras tupiniquins.[/align]
 
Algumas pessoas olham meio assim quando veem que leio livros de fantasia, infanto-juvenis (algumas olham pelo simples fato de estar lendo...)
Mas não estou nem aí, se é livro de criança, adolescente, o que importa é eu me sentir bem
 
Algumas pessoas olham meio assim quando veem que leio livros de fantasia, infanto-juvenis (algumas olham pelo simples fato de estar lendo...)

Mas aí o preconceito é mais por você estar lendo "coisa de criança", não? Se você estivesse lendo Borges, acho que não iriam recriminar. O que é uma besteira, essa coisa de idade.
 
Mi Müller disse:
[align=justify]Eu percebo esse preconceito muito aguçado no meio acadêmico o que tenho de colegas na universidade que se chocam ao saber que eu leio e gosto de fantasia não é brincadeira, teve um inclusive que chegou ao despropósito de citar isso em uma reunião, tentando usar como argumento contra um projeto que eu e outros professores estávamos defendendo. Falo aqui unicamente como leitora e apreciadora do gênero e não tenho subsídios para aprofundar as questões referentes ao grande preconceito que empiracamente vejo que o gênero sofre em terras tupiniquins.[/align]

Caramba, que canalha, meu. O que uma coisa tem a ver com a outra? Eu teria armado um barraco. O sujeito te desqualificou por causa de um gosto literário teu. Oi? :tchauzim:
 
-Arnie- disse:
Algumas pessoas olham meio assim quando veem que leio livros de fantasia, infanto-juvenis (algumas olham pelo simples fato de estar lendo...)

Mas aí o preconceito é mais por você estar lendo "coisa de criança", não? Se você estivesse lendo Borges, acho que não iriam recriminar. O que é uma besteira, essa coisa de idade.

O que quis dizer é que as pessoas esperam que estejam lendo livros de administração (que é o curso que faço), auto-ajuda (que elas consideram como sendo o que as pessoas devem ler).
 
Se alguém fala uma coisa dessa para mim, Mi, ai ai... Mas realmente, essa crítica dura a fantasia é sem sentido. Tem gente que lê livros mais complexos só para dar uma de intelectual e não entende a profundidade da obra que leu. Eu sou sincera, gosto de fantasia pq não é complicado e bem... adoro fadas, unicórnios, dragões, mundos medievais, então, podem me criticar :cthulhu:!!
 
Mi Müller disse:
[align=justify]Eu percebo esse preconceito muito aguçado no meio acadêmico o que tenho de colegas na universidade que se chocam ao saber que eu leio e gosto de fantasia não é brincadeira, teve um inclusive que chegou ao despropósito de citar isso em uma reunião, tentando usar como argumento contra um projeto que eu e outros professores estávamos defendendo. Falo aqui unicamente como leitora e apreciadora do gênero e não tenho subsídios para aprofundar as questões referentes ao grande preconceito que empiracamente vejo que o gênero sofre em terras tupiniquins.[/align]

Nossa Mi Müller que absurdo, muita cachorrada do cara.
 
[align=justify]
Diva disse:
Caramba, que canalha, meu. O que uma coisa tem a ver com a outra? Eu teria armado um barraco. O sujeito te desqualificou por causa de um gosto literário teu. Oi? :tchauzim:

Claudinha disse:
Nossa Mi Müller que absurdo, muita cachorrada do cara.


Rafaela disse:
Se alguém fala uma coisa dessa para mim, Mi, ai ai... Mas realmente, essa crítica dura a fantasia é sem sentido. Tem gente que lê livros mais complexos só para dar uma de intelectual e não entende a profundidade da obra que leu. Eu sou sincera, gosto de fantasia pq não é complicado e bem... adoro fadas, unicórnios, dragões, mundos medievais, então, podem me criticar :cthulhu:!!

Bom ele tentou né? Mas ficou péssimo para ele, todos ficaram chocados com a atitude dele, até mesmo colegas que eram desfavoráveis ao projeto ficaram envergonhados com a tipo de argumentação que ele estava usando. Nem precisei fazer nada o cara se afundou sozinho perdeu a credibilidade completamente.

estrelinhas coloridas...[/align]
 
Me corrijam se eu estiver errado (ou frequentando um meio viciado kkk), mas esse panorama geral parece estar mudando um pouco, não acham? As pessoas estão lendo mais fantasia com essas guerras de tronos, batalhas de apocalipses e coisas afins, não estão?
 
Alguns sucessos fizeram a publicação no gênero aumentar, portanto aumenta o número de leitores, ainda mais no Brasil que nunca teve tradição na área, veja quantos títulos existem em inglês e desde quando são publicados, este junção de infanto juvenil com fantasia é que é fenômeno recente, aventuras fantásticas não eram exatamente infantis.

Abraço,
Alex
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo