• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

fantasia e mentira

Status
Fechado para novas mensagens.

*Isil*

Usuário
Eu estava lendo um livro q a minha professora pediu q chama "A biblioteca magica de Bibi Boken" do autor Joisten Gaarder e Klaus Hagerup. Ele é feito em duas partes: uma é só de cartas e a outra os personagens se encontram.

O fato é q em uma carta a menina começa a descutir se fantasia e mentira são a mesma coisa. Se fantasia e mentira são a mesma coisa, então os escritores são uns mentirosos e as bibliotecas são "laboratorio de mentiras".... :o?:
O q vcs acham???
 
Fantasia e mentira não são a mesma coisa.

Veja e definição de mentira que tirei de um dicionário:

Mentira

1 - ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude
2 - hábito de mentir
Ex.: <vive na mentira> <a mentira lhe é odiosa>
3 - afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro
Ex.: <mentira grosseira> <contar mentira>
4 - qualquer coisa feita na intenção de enganar ou de transmitir falsa impressão
Ex.: uma teoria elaborada à base de mentiras
5 - pensamento, opinião ou juízo falso
Ex.: neste país, tudo é mentira e presunção



As obras de fantasia não se encaixam em nenhuma dessas definições. Acho que uma associação mais ideal para fantasia seria "imaginação".
 
Toda e qualquer obra de literatura é ficção. Mesmo o jornal que você compra na banca é um artigo ficcional, por maior que seja a verossinilhança com a 'realidade'. O 'real' é o que acontece aqui e agora.

Já a mentira é o que nosso amigo Carrico definiu, de acordo com o dicionário.

Parece-me que sua professora quis dizer que toda obra de fantasia é ficcional, mas, pelo visto, escolheu mal o termo empregado.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo