• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fantasia Contemporânea

Sir Jonerys

Prefiria ver o filme do Pelégolas
Não vou ficar divagando sobre como Tolkien influênciou a fantasia moderna, sobre como ele era gênio, patati, patatá. Isso todo mundo sabe.

Indo direto ao assunto, eu pergunto a vocês, miguxos da Valinor:
-O que vocês acham das obras de fantasia atuais(ou nem tanto)?

Para ser mais preciso, deixarei uma lista aqui sobre algumas dessas obras:
•As Cronicas de Nárnia
•As Cronicas de Gelo e Fogo
•O Ciclo da Herança
•Rangers-Ordem dos Arqueiros
•A Roda do Tempo
•Harry Potter
•Mago
•Duna
•A Saga do Assassino
•A Torre Negra

Sinta-se à vontade para comentar mais alguma série que eu tenha esquecido

Obs: seria muito interessante você comentar o porquê de não gostar de algumas dessas obras
:cheers:
 
Certo...
Sou muito fã das Crônicas de Gelo e Fogo, apesar de que fiquei um pouco decepcionado com o livro 4 e 5..
* Duna eu li até o 3 livro, ainda tenho que terminar os outros 3, é a melhor serie de Sci-Fi que eu já li...
* Rangers já li 10 livros e adorei, apesar de ter lido quando tinha 15 anos, na época era a melhor saga de fantasia do mundo haha, melhor até que SDA que li um pouco antes..
* Mago eu li o primeiro livro, mas não curti muito, sei lá o lance do garoto ser especial/escolhido já estava me enchendo o saco...
* Torre Negra é engraçado, todo mundo me dizia que era incrível, best fantasy ever e talz, tentei ler 4 vezes o primeiro livro, mas não deu.. Sei que foi um dos primeiros livros do King e que a escrita dele nãoera lá essas coisas, mas não rola..
* Saga do assassino e Harry Potter eu nunca li, a mesma coisa com o Ciclo da Herança e Nárnia..
Mas deixa eu deixar uma dica de saga que estou lendo agora, e é incrível!
Malazan Book of The Fallen uma saga de 10 livros do escritor canadense Steven Erikson e do co-autor Ian C. Esslemont, mas 5 livros que ocorrem em sequência com a série principal e mais alguns spin-offs. A série foge da maioria dos clichês da fantasia, os autores criaram raças, culturas, anos de história e um mundo "vivo", mas aviso que é uma saga muito complexa e não é para todos os públicos, o próprio autor admitiu isso. A história basicamente (bem basicamente) é sobre o império Malazan tentando conquistar novas terras e manter as que já conquistaram, o antigo imperador foi morto e uma imperatriz usurpou seu Trono, mas além disso a deuses que estão interessados em atrapalhar o império, raças antigas voltando, e um grande problema com o mundo em que eles vivem. Os personagens são extremamente bem construídos, não háum inimigo principal ou um escolhido, porque tudo vai evoluindo no decorrer dos livros. Isso é só um pouquinho que posso explicar, mas é a melhor saga de fantasia de todos os tempos (na minha opinião, claro). Bom, já falei demais haha..
 
Última edição por um moderador:
Desses que vc citou e que eu li posso falar que Crônicas de gelo e fogo é sensacional e foge um pouco da fantasia tradicional com diversas raças,pessoas lançando bola de fogo com as mãos e etc.Ciclo da Herança apesar de ser mto chupado de SdA eu gosto bastante,e pra mim o principal da série são as relações dos cavaleiros com seus dragões.HP é legal.Mas pra mim de maior surpresa no mundo da fantasia é sem dúvida nenhuma A Cronica do matador do rei.Além dos livros do Brandon Sanderson que são bem bacanas.
 
Bem, desses que você citou:
•As Cronicas de Nárnia - eu não sei se pode ser considerado contemporânea já que, tecnicamente, é um dos alicerces da fantasia moderna, ao lado de SdA (ambos foram publicados nos anos 50), mas enfim, eu já li, são livros que me pareceram bem infantis, tal qual O Hobbit, mas ao mesmo tempo com várias nuances e entendimentos que podem ser retirados dali. Penso que vale a pena ler por se tratar de livros clássicos de fantasia.
•As Cronicas de Gelo e Fogo - li todos os lançados até o momento, penso que, com o tempo, se tornará uma obra clássica também, apesar de eu não ter gostado tanto do 4º e 5º livro, a forma como o Martin nos conduz no decorrer da série para descobertas e ao mesmo tempo consegue manter um mistério é maravilhosa, só falta ele dar um final épico.
•O Ciclo da Herança - li o primeiro livro, achei muito ruim, mal escrito, chato, um protagonista sem sal e cópia de muita coisa. Sei que tem bastante gente que curte, mas essa foi a minha impressão, tanto que não consegui continuar a leitura da série.
•Rangers-Ordem dos Arqueiros - pretendo ler algum dia.
•A Roda do Tempo - já estou com os 2 primeiros livros em ebook pra ler, mas faltou motivação.
•Harry Potter - gostei muito dessa série, acho que é essencial pra qualquer criança/adolescente que se interesse por fantasia, comprei porque tinha vontade de ler e incentivei minha menina de 12 anos a ler também, ela adorou, acho que é bem interessante pra quem está começando a gostar desse tipo de leitura, por ter uma linguagem fácil e ser uma história bem cativante.
•Mago - comprei os 3 primeiros livros, mas ainda não tirei tempo de ler.
•Duna - mesma situação, tenho o ebook, mas faltou empolgação, apesar de muita gente falar bem, o problema nesse caso, é que não sou muito fã de sci fi.
•A Saga do Assassino - também tenho ebook e não li ainda.
•A Torre Negra - não li e nem tenho interesse, o pouco que li o King eu não gostei, não gostei do estilo de escrita e o que ele costuma escrever (terror/thriller) não me interessa.

Quanto a outras obras, as mais recentes que eu li e recomendo:
•Jonathan Strange & Mr Norrell (Susanna Clarke) - tem muita gente que diz que é um livro devagar (não é uma série, é um livro só), mas foi um livro que, ao longo de suas 800 e poucas páginas me levou numa viagem maravilhosa por todas os temas que eu mais gosto: magia, amor e Inglaterra :hihihi:
Alguns dizem que é uma mistura de Tolkien com Jane Austen. Eu assino embaixo dessa afirmação, existem mistérios não revelados, criaturas míticas, romance, cavalheiros e um reino em perigo, tudo que faz uma ótima fantasia. E confesso: amei cada nota de rodapé desse livro.
•A Crônica do Matador do Rei (Patrick Rothfuss) - não tem nem como eu descrever a maravilha que é essa série. Ainda falta o último livro, mas se ele continuar no nível dos primeiros, vai ser ÉPICO. São dois livros relativamente grandes e eu li eles em pouco mais de uma semana, simplesmente não conseguia largar, a história que o Kote nos conta é, também, cheia de mistérios, mas o mais legal desses livros é que a maior parte da magia que eles usam é uma espécie de ciência, e a premissa de que "nomes tem poder" também é muito interessante. Vale a pena a leitura.
•Série Nobres Vigaristas (Scott Lynch) - com 3 livros lançados até agora no Brasil, parece que será uma série com 7 no total. É um mundo completamente diferente, mas percebe-se muita coisa baseada no nosso próprio mundo e o que me "pegou" nessa série é que os protagonistas não são mocinhos. Eles são bandidos. Mas a gente se identifica e gosta deles, eles são tipo o Robin Hood, mas sem a parte de dar aos pobres :rofl:
•Ciclo de Avalon (Marion Zimmer Bradley) - embora muita gente conheça e goste de "As Brumas de Avalon", eu recomendo ler o ciclo todo, que inclui:
A Queda de Atlântida - Teia de Luz
A Queda de Atlântida - Teia de Trevas
Os Ancestrais de Avalon
Os Corvos de Avalon
A Casa da Floresta
A Senhora de Avalon
A Sacerdotisa de Avalon
As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia
As Brumas de Avalon: A Grande Rainha
As Brumas de Avalon: O Gamo-Rei
As Brumas de Avalon: O Prisioneiro da Árvore
 
Apesar de há uns 15 anos eu estar muito mais focado e apaixonado por outros gêneros literários (fantasia hoje representa no máximo exagerando uns 5% do que me mais me atrai), dessa lista apresentada "A Roda do Tempo", "A Saga do Assassino" e "A Torre Negra" foram sem dúvida os que mais curti e leria mais de uma vez com gosto.
 
Legal esse tópico! Vou copiar o formato de Erendis! hehehe

Quanto ao que vc colocou:
•As Cronicas de Nárnia - era colega de Tolkien e não fica muito atrás! É mais infanto-juvenil, mas merece ser lido tanto quanto O Hobbit por exemplo.

•As Cronicas de Gelo e Fogo - Li os 3 primeiros, na real, novelona mexicana medieval! Bem legal sim, gostei de ler, mas acho que não tem uma evolução efetiva dos personagens, quando começa ele *spoiler* morre hahaha. E, as descrições deixam um pouco a desejar.

•Harry Potter - Li o primeiro quando lançou, não me encantei. Apesar de achar que a ideia é genial! Tem um punhado de pontas soltas e realmente não me cativou. Talvez eu leia o resto.

•A Torre Negra - Li só o primeiro também, mas tenho todos e pretendo terminar. A tradução deixa um pouco a desejar, com uns errinhos que passaram. Acho que vai valer a pena. =D

•Duna - Já li outras coisas do autor e acho que, segundo a galera, vai ser fantástico. Gosto muito de sci-fi então tenho esperanças!

•Rangers-Ordem dos Arqueiros - Li o primeiro e achei que tem potencial, mas não me cativou muito. xD

•Ciclo de Avalon (Marion Zimmer Bradley) - Li apenas as Brumas de Avalon! Achei muito legal, talvez busque os demais da série! Obrigado Erendis, nem sabia que existiam mais obras ahhaha.

Esses eu nem sei o que é hahahaha.
•O Ciclo da Herança
•A Roda do Tempo
•Mago
•A Saga do Assassino
+
•Jonathan Strange & Mr Norrell (Susanna Clarke)
•A Crônica do Matador do Rei (Patrick Rothfuss)
•Série Nobres Vigaristas (Scott Lynch)

Além desses acho que vale a pena pensar em mais alguns que ficaram de fora. Vou falar sobre os autores que fica mais fácil, eu acho.

Isaac Asimov - sci-fi, famoso pelas leis da robótica que aparecem no 'Eu robô'. Pra quem curte sci-fi é fantástico!

Douglas Adams - também sci-fi, mas da zueira! A série o Guia do Mochileiro das Galáxias é genial. Você vai gostar se: adorar o humor britânico. Muitas coisas geniais na série.

Neil Gaiman - Muita coisa desse autor, recomendo fortemente pra quem gosta de algo mais obscuro. Acho que é um dos mais criativos da atualidade.

Bernard Cornwell - Tem um monte de coisas esse cara! Já li alguma coisa dele e acho que vale muito a pena pra quem gosta de fantasia medieval.

Orlando Paes Filho - Autor brasileiro da famosa série Angus. Levo com carinho esse aqui porque foi no primeiro livro do Angus que me apeguei à leitura! Acho que pra quem curte as paradas nordicas essa série é essencial! ahhahaha

Tem mais gente na peleia por melhor fantasia da atualidade. Creio que uma busca no Google de Top Fantasy qualquer coisa vai trazer mil listas de melhores livros do universo.

Além desses, creio que a literatura apresenta fantasias fantásticas! (LOL) Desde Crusoé, A Ilha do Tesouro, Moby Dick, e o pai da ficção Julio Verne entre outras coisaradas que nos levam a outras paragens!

Mas gostaria de dizer, acho que nada do que coloquei importa tanto quanto o que vou colocar aqui.
Vale a pena ir para o começo! Os caras das antigas eram muito loucos e maneros!
Odisseia, A Ilíada, Divina Comédia, Dom Quixote, Três Mosqueteiros, etc...
e de modo bem especial Orlando Furioso (Google it!)

Faz um tempão que não passo pelo fórum e estou feliz de encontrar um tópico tão massa como esse. =D
Abraços.
 
Se resolver ler algo antigo, tipo Os Três Mosqueteiros, eu recomendo ler também O Conde de Monte Cristo, o livro é antigo e gigantesco, mas cada página vale a pena, é simplesmente maravilhoso e genial!
já li os dois e realmente são ótimos e achei o Conde melhor.
Enfim, qq um dos dois vale a pena, pq ao ler o 1o vc irá querer ler o segundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo