• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fanta foi criada na Alemanha Nazista

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
As condições de guerra levaram a um novo refrigerante na Alemanha — completamente diferente da versão atual


Nazistas não estavam envolvidos na criação, mas apreciaram o produto Foto:Shutterstock


Em 1930, a Coca-Cola era a bebida não alcoólica mais popular da Alemanha. Nos primeiros anos do regime nazista, foram construída scerca de 50 fábricas do refrigerante. O país vendia cerca de 5 milhões de caixas por ano.

Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu em 1939, acabou a festa. Com a guerra no Atlântico, e o o xarope usado na produção da Coca-Cola, importado dos EUA, se tornou uma raridade. Com a entrada dos EUA na guerra em 1941, nada mais de Coca: os laços comerciais entre os dois países foram rompidos.

Incapazes de produzir a bebida, os alemães precisavam de algo que pudesse refrescar suas gargantas sedentas. Max Keith, chefe de operações de bebida da filial alemã, precisava encontrar uma solução . Keith utilizou os ingredientes existentes na Alemanha para criar uma alternativa. Misturou soro de leite e fibras de maçã — dois "restos dos restos" da indústria alimentícia, segundo ele mesmo lembrou. Juntou açúcar, água carbonada e só faltava o nome.

Foi uma escolha rápida. A reunião para decidirem como chamariam o produto começou por Keith falando a todos usarem de sua imaginação (fantasie em alemão). E ouviu, gritado, do vendedor Joe Knipp: "Fanta!".
xfanta-1095444.jpg.pagespeed.ic.IAgiNVyEm5.jpg

Propaganda antiga do refrigerante Reprodução
A bebida virou uma febre no país – chegando a ser utilizada inclusive em receitas de doces e bolos.
xfanta-1095446.jpg.pagespeed.ic.rkHfFmgVD_.jpg

Em 2015, para comemorar os 75 anos da bebida,a companhia lançou uma edição especial com o design inicial da Fanta Reprodução
Keith apresentou a bebida para a filial da Coca-Cola na Holanda ocupada, que assim como a da Alemanha, estava impossibilitada de prosseguir com a produção. Diferentemente do refrigerante alemão baseado em maçã, a Fanta holandesa possuía o sabugueiro, uma fruto europeia, como a base do sabor. TAmbém estourou.

Após o fim da guerra, a produção da Coca-Cola foi restabelecida na Alemanha e na Holanda. A Fanta foi aposentada, mas não esquecida. Por vontade do público, a bebida só voltaria às prateleiras em 1955, quando a Coca-Cola quis competir com o lançamento de vários refrigerantes sabor fruta da Pepsi. Só então, numa fábrica italiana, surgiu a Fanta sabor laranja, a que hoje é sinônimo de simplesmente Fanta.
xfanta-1095447.png.pagespeed.ic.fkIa_m15PO.png

As garrafas atuais Reprodução
Hoje, a Fanta é vendida em mais de 100 países com mais de 90 sabores.

-----------------------------------
 
Eu lembro que na infãncia era o refri com as propagandas psicodélicas. No quesito preferência, dos de sabor laranja, era o mais aceitável em relação ao imbatível "suco de laranja natural feito na hora"(eu acho ela mais suave que a mega acidez dos sucos de laranja de caixinha que apareciam nos seriados americanos de café da manhã). Mas na corrida dos refris vinha depois da Coca, Pepsi, Guaraná e Soda Limonada que eu achava mais gostosos para combinar com sorvete (Vaca preta/Branca/Amarela). Entre os de laranjas eu curtia ela mais que Mirinda e Sukita, por exemplo. Todavia os sabores exóticos de frutas que apareceram depois dos anos 90s eram esquisitos e enjoativos (Eu achava alguns guaranás da época enjoativos também tipo Tuchaua e Kuat). Dos sabores alternativos da franquia o único que eu apreciava e sentia um equilíbrio na receita era a Fanta Uva mesmo.

Com relação a guerra é meio que impossível não ter usado alguma coisa ou se beneficiado com as tecnologias aplicadas nas grandes guerras, de veículos japoneses a computadores IBM.
 
Das fotos apresentadas, eu gostava da garrafa de vidro apresentada na terceira foto.
Eu particularmente sempre achei a Fanta um refri enjoativo. Prefiro mais guaraná
 
Tenho a impressão de que as crianças com quem viajei de carro vomitavam mais quando lanchavam alguma coisa e bebiam Fanta. Em mim a digestão dela sempre foi mais pesada. Então eu sempre sugeria a gurizada que quando fosse viajar preferisse algo mais leve e por incrível que pareça Coca Cola, Sprite e Guaraná são um pouco mais leves que a Fanta. Aqueles pigmentos principalmente (o da Uva é azul, hehehe). Já o suco de caixinha sempre compensava a falta de gás com o outro método de conserva, acidez extra.

Dos guaranás eu bebia muito o Taí, que não era tão bom quanto o Antarctica, mas era gostoso. O Brahma era um pouco mais amargo que estes dois mas se fosse gelado era bom também. Em São Paulo eu bebia muito os guaranás tubaínas nos churrascos, o Cotuba e o Vencetex que tinha sabor de poeira. Outros mais desconhecidos pelo Brasil eram o Garoto, River, Goianinho, etc... Na mesma pegada o Baré também era bom no sorvete.

O Guaraná Antarctica em particular é bom porque dá para fazer coquetéis de frutas não alcoólicos nas festas de fim de ano.
 
Hoje em dia, não sou mais tanto de refrigerante quanto o era na adolescência. Mas gostava muito dos de limão (Sprite, 7Up, Soda Limonada, etc), motivo pelo qual a minha Fanta preferida (do Brasil) era a Citrus. Que nem tinha limão, mas com uma acidez que me lembrava muito a minha fruta preferida. Sabores que nem tenho ideia de como seriam, mas que me dão muita curiosidade, são as com leite. Não consigo imaginar o leite, ou algum gosto parecido, misturado num refrigerante. Com banana então?! Cada coisa que inventam... um dia eu tomo. Hehehe.
 
Haha, não teve como não lembrar de O homem de 100 anos que pulou a janela e desapareceu :mrgreen:
 
É engraçado que o Brasil, um país tão rico em opções frutas é o que deveria ser um dos, senão aquele com mais variedades de Fanta, mas comercialmente todo o foco de marketing prioritariamente é em cima das opções laranja e uva.

Problema detentora da marca, o que importa é que o suco natural é bem melhor :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo