1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fanfics cobram?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Anninha, 7 Mar 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Anninha

Anninha Usuário

Talvez não seja uma pergunta comum, ou até mesmo seja idiota, mas... Se alguém quiusesse, poderia criar um site, depositar nele uma fanfic (por exemplo do Tolkien) e cobrar para lerem os capítulos? ( por exemplo, o primeiro capítulo é de graça e os outros os curiosos pagariam)??? Acho meio estranho ter que perguntar isso, mas, isso tem a ver com os direitos autorais??? Obrigado por lerem!!! :oops: Beijos e abraços para todos!!! :grinlove:

2. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Não tem problema nenhuma. Você estaria vendendo o teu produto normalmente pela internet. O Stephen King fez isso com o último livro dele se não me engano.

3. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Nao sei, acho que se vc mencionar no texto algo que pertence a alguem(patentiado, as obras de Tolkien por exemplo) vc nao pode cobrar por isso a nao ser que consiga a liberação com o dono dos direitos autorais. Senao seria facil, vc escreveria um livro e chegava um cara, fazia a continuaçao dele(no caso a fanfic) e nao te pagava nada por isso nem pedia a sua permissão.

4. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

´No caso de uma livro completamente novo, de sua autoria, é só você garantir os direitos autorais e vender como quiser.

Mas no caso de uma fan fic, ela não é completamente sua, você usa elementos da obra de outro. Eu não sei os detalhes legais disso, mas provavelmente existem implicações financeiras nisso.

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Sim sim, como é um fanfic, você utiliza elementos, personagens, ou seja, todo o universo criado por outro. Nesse caso, nas leis de direitos autorais, é você quem deve; já que você está usando uma patente de outro autor. Mesmo que sua estória envolva personagens completamente novos, o simples fato de usar o mundo, ou a linguagem do outro já implica nas leis de direitos autorais.

6. Anninha

Anninha Usuário

Tudo bem...

:roll: Tudo bem! Mas... será qe o Cristopher cobra muito caro? Ou seria possível e coerente mudar os personagens e locais para podermos publicar o livro?
    Beijos à todos que lerem!!! :grinlove: :obiggraz: :oops: :D
    ps: beijos à todos que lerem e respoderem! :twisted:

7. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

Re: Tudo bem...

Acredito que o Cristopher NAO venderia o direito para esse tipo de coisa(fanfic) por preço algum, nem ele mesmo nunca pensou em fazer algo do tipo, as obras do pai são sagradas pra ele, hehe(e nao poderia ser diferente). E sobre nudar, vc teria que mudar REALMENTE tudo e isso além de exigir muita criatividade para criar um mundo novo(com tudo que o acompanha: geografia, historia, racas, linguas, guerras, etc) deixaria de ser uma fanfic. Acho melhor vc desistir da ideia de ganhar dinheiro com isso. :D

8. Sméagol

Sméagol Usuário

É. Se for o fanfic não rola mesmo, porque os direitos autorais protegem contra isso. Se por acaso você fizer uma obra nova e quizer vende-la, terá que registrar ela tb e terá os mesmos direitos...

9. Green Arrow

Green Arrow Usuário

O Stephen King fez realmente isso, no livro A Planta. Ele foi bem sucedido até onde sei.

A idéia era boa; vc poderia baixar os capítulos sem pagar, mas se 33% das baixas fossem gratuitas o próximo capítulo não seria publicado. Um monte comprou :lol:

10. Deriel

Deriel Administrador

Nope, não funcionou, o número de pagantes fez ele terminar tudo antes do previsto.

E realmente não, você não pode vender algo feito com Copyrights de outrém, sem o consentimento dessa pessoa.

Ficamos por aqui? :wink:

11. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ficamos então por aqui. :roll: 8-)

Dúvida sanada. Qualquer coisa pode eprguntar por Mp, certo, Anninha? :wink:

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar