1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Helluin

    Helluin Usuário

    Olá, pessoal,
    porque o fána é mais leve que o hröa? Gwair, quando carregou Gandalf depois de Moria já com seu novo corpo, mencionou que o mago estava mais leve. O que um fána tem de diferente do hröa em relação às estruturas internas?
    Alguém saberia responder??
     
  2. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Não acho que o fána possuia estrutura interna, já que um Ainu em um fána não tinha metabolismo, não envelhecia, etc... O fána era apenas uma vestimenta, uma roupa pra servir de morada temporária pro fëa. Por isso era tão leve.
     
  3. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    é como se dentro de vc existisse luz em vez de orgãos e ossos.
     
  4. Mith

    Mith This server is too busy!

    Então, alguém via essa pessoa de fora normalmente, mas dentro dela era pura 'luz'?
     
  5. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Bem... não sei te responder se era "luz" propriamente dita... mas como o Fëa não é algo concreto (Fisico)... esse conceito pode até ser utilizado.
     
  6. Mith

    Mith This server is too busy!

    Humm...então digamos que isso varia de imaginação para imaginação, né? :wink:
     
  7. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    O negócio é que o fána é só uma vestimenta para o espírito, o fëa.

    Já o hröa é uma habitação; algo, de certo modo, mais complexo. Mais pesado por ser feito da própria matéria de Arda; o fána já não.
     
  8. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    Assim como Galadriel???? que tem uma espécie de Luz Propria??? :osigh:
     
  9. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Não, esse brilho próprio é característico dos elfos. E além do mais, todos os eldar usavam hröa, eles não eram capazaes de usar um fána. Os únicos capazes disso eram os Ainu.
     
  10. Loth Dur

    Loth Dur Usuário

    o que ou quem era fána e hröa?? 8O :? :oops: :tsc:
     
  11. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Hröa é o corpo usado por todos os Filhos. O corpo feito da matéria de Arda, de carne e osso e invevitavelmente preso à própria Arda. Fána era apenas uma "vestimenta" usada por um Ainu quando este queria interagir com o mundo físico, mas sem as complicações qeu um hröa tinha. Por exemplo, o fána, ao contrário do hröa, não precisa se alimentar, e é bem mais resistente a ferimentos.
     
  12. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    E por que Gwaihir teve que buscar o hröa de Gandalf, sendo que logo depois ele mudou para um fána? Suponho que não havia necessidade, pois era só o fëa de Gandalf sair do hröa e se dirigir as terras imortais ou à outro local e arranjar seu fána.
     
  13. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Gwaiihir não buscou o hröa de Gandalf. Esse estava muito danificado por causa da luta com o Balrog, e estava inabitável para seu fëa. O que aconteceu é que Gandalf era um caso especial; como estava em uma missão especial e também encarnado num hröa, creio que se ele morresse era imprescindível que ele voltasse para Aman. Mas, como ele havia cumprido sua missão satisfatoriamente até então, lhe foi permitido voltar encarnado num fána, para que pudesse usufruir melhor de seus poderes de maia (aí ele voltou como Gandalf, o Branco). Foi esse Gandalf encarnado em um fána que Gwaihir carregou. Note também que o fána quase não tinha peso, visto que Gwaihir comenta que Gandalf estava tão leve que seria impossível que ele caísse de suas garras (ele diz isso quando Gandalf fica com medo de cair).
     

Compartilhar