• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fána leve

Helluin

Usuário
Olá, pessoal,
porque o fána é mais leve que o hröa? Gwair, quando carregou Gandalf depois de Moria já com seu novo corpo, mencionou que o mago estava mais leve. O que um fána tem de diferente do hröa em relação às estruturas internas?
Alguém saberia responder??
 
Não acho que o fána possuia estrutura interna, já que um Ainu em um fána não tinha metabolismo, não envelhecia, etc... O fána era apenas uma vestimenta, uma roupa pra servir de morada temporária pro fëa. Por isso era tão leve.
 
The Bersek disse:
é como se dentro de vc existisse luz em vez de orgãos e ossos.
Então, alguém via essa pessoa de fora normalmente, mas dentro dela era pura 'luz'?
 
Bem... não sei te responder se era "luz" propriamente dita... mas como o Fëa não é algo concreto (Fisico)... esse conceito pode até ser utilizado.
 
The Bersek disse:
Bem... não sei te responder se era "luz" propriamente dita... mas como o Fëa não é algo concreto (Fisico)... esse conceito pode até ser utilizado.
Humm...então digamos que isso varia de imaginação para imaginação, né? :wink:
 
O negócio é que o fána é só uma vestimenta para o espírito, o fëa.

Já o hröa é uma habitação; algo, de certo modo, mais complexo. Mais pesado por ser feito da própria matéria de Arda; o fána já não.
 
Não, esse brilho próprio é característico dos elfos. E além do mais, todos os eldar usavam hröa, eles não eram capazaes de usar um fána. Os únicos capazes disso eram os Ainu.
 
Hröa é o corpo usado por todos os Filhos. O corpo feito da matéria de Arda, de carne e osso e invevitavelmente preso à própria Arda. Fána era apenas uma "vestimenta" usada por um Ainu quando este queria interagir com o mundo físico, mas sem as complicações qeu um hröa tinha. Por exemplo, o fána, ao contrário do hröa, não precisa se alimentar, e é bem mais resistente a ferimentos.
 
E por que Gwaihir teve que buscar o hröa de Gandalf, sendo que logo depois ele mudou para um fána? Suponho que não havia necessidade, pois era só o fëa de Gandalf sair do hröa e se dirigir as terras imortais ou à outro local e arranjar seu fána.
 
Gwaiihir não buscou o hröa de Gandalf. Esse estava muito danificado por causa da luta com o Balrog, e estava inabitável para seu fëa. O que aconteceu é que Gandalf era um caso especial; como estava em uma missão especial e também encarnado num hröa, creio que se ele morresse era imprescindível que ele voltasse para Aman. Mas, como ele havia cumprido sua missão satisfatoriamente até então, lhe foi permitido voltar encarnado num fána, para que pudesse usufruir melhor de seus poderes de maia (aí ele voltou como Gandalf, o Branco). Foi esse Gandalf encarnado em um fána que Gwaihir carregou. Note também que o fána quase não tinha peso, visto que Gwaihir comenta que Gandalf estava tão leve que seria impossível que ele caísse de suas garras (ele diz isso quando Gandalf fica com medo de cair).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo