• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fána e Hröa

Décimo

The Swanson Code
Bom, tudo o que eu queria saber era: onde é que Tolkien refere estas duas terminologias e as define. Gostaria de saber em qual livro/carta onde refere isso e qual o capítulo, página, etc..
 
Há referências aos fánar no Silmarillion mesmo, mas ele não nomeia, usa o termo "vestes dos Valar". Com essas palavras, se não estou enganado, é no HoME V, no Etimologias.

Agora qual página, sinto muito, eu vou ficar devendo.
 
Sim, essas referências já me tinham sido dadas a conhecer. O que estava mesmo em dúvida era a cerca do Hröa. Tenho sempre ouvido essa expressão, e no entanto, apesar de ter lido todos os livros publicados de Tolkien excepto os HoME, nunca a li.
 
Não tem algo nos apêndices?

Posso estar falando bobagem, mas eu acho que tem... ou no Silmarillion.

Página? Também não lembro.
 
Não, no Silmarillion nada mais é dito a cerca de Fána e Hröa do que aquela referência postada atrás pelo Fëaruin; por isso gostaria de saber onde é referido fána e hröa com mais exactidão.
 
A palavra exata Hröa só nas HoME mesmo 10º, mas não sei exatamente onde talvez o Fëaruin saiba melhor.
 
Bom, obrigado pelas explicações, na realidade já sabia ao que cada um se referia, o seu significado; o que estou realmente em dúvida é acerca do local onde foram referidos.

No entanto espero sim que alguém me venha ainda a dar o local dessas referências, apesar de tudo indicar ser realmente nos HoME, como o Peregrino disse.
 
Falando em HoME, onde será que seria possível encontrar os livros? E tipo, aquelas "cartas" de Tolkien, existe algum lugar para consulta?
 
O 10º membro da Sociedade disse:
o que estou realmente em dúvida é acerca do local onde foram referidos.

10o, o termo fána veio à mente de Tolkien um pouco tardiamente, por isso não consta no Silma, CI, SdA e etc. Ele ocorre, como eu já disse, no Etimologias do HoME V. Ele também ocorre no Road Goes Ever On, que são canções compostas por Donald Swann para os textos de Tolkien. Se não estou enganado, o próprio Tolkien "aprovou" as canções, dizendo algo como "as palavras são indignas da música".

O termo hröa eu não tenho certeza, mas ele ocorre com mais freqüência que fána; logo e portanto, as referências aos fánar devem também conter algo sobre hröar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo