1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fána e Hröa

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Décimo, 10 Out 2004.

1. Décimo

Décimo The Swanson Code

Bom, tudo o que eu queria saber era: onde é que Tolkien refere estas duas terminologias e as define. Gostaria de saber em qual livro/carta onde refere isso e qual o capítulo, página, etc..

2. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Há referências aos fánar no Silmarillion mesmo, mas ele não nomeia, usa o termo "vestes dos Valar". Com essas palavras, se não estou enganado, é no HoME V, no Etimologias.

Agora qual página, sinto muito, eu vou ficar devendo.

3. Décimo

Décimo The Swanson Code

Sim, essas referências já me tinham sido dadas a conhecer. O que estava mesmo em dúvida era a cerca do Hröa. Tenho sempre ouvido essa expressão, e no entanto, apesar de ter lido todos os livros publicados de Tolkien excepto os HoME, nunca a li.

4. Itarillë

Itarillë Usuário

Não tem algo nos apêndices?

Posso estar falando bobagem, mas eu acho que tem... ou no Silmarillion.

Página? Também não lembro.

5. Décimo

Décimo The Swanson Code

Não, no Silmarillion nada mais é dito a cerca de Fána e Hröa do que aquela referência postada atrás pelo Fëaruin; por isso gostaria de saber onde é referido fána e hröa com mais exactidão.

6. Bom já tive mta dúvidas sobre isso e à algum tempo abri um tópico sobre fána hroa e fëa, pedindo explicaçao..... gero 4 paginas de discussao bem interessante, entra lá e dá uma lida, tem várias explicações e comparaçoes interessantes!

link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

:obiggraz: :D
    Té+

7. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

A palavra exata Hröa só nas HoME mesmo 10º, mas não sei exatamente onde talvez o Fëaruin saiba melhor.

8. Décimo

Décimo The Swanson Code

Bom, obrigado pelas explicações, na realidade já sabia ao que cada um se referia, o seu significado; o que estou realmente em dúvida é acerca do local onde foram referidos.

No entanto espero sim que alguém me venha ainda a dar o local dessas referências, apesar de tudo indicar ser realmente nos HoME, como o Peregrino disse.

9. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Falando em HoME, onde será que seria possível encontrar os livros? E tipo, aquelas "cartas" de Tolkien, existe algum lugar para consulta?

10. Proview

Proview Go

Você pode ler trechos de ambos aqui mesmo na valinor:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ou procurar comprar ambos em livrarias, mas não existem os livros completos em português, então vai ter que ser pedido internacional.

11. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Pois é... daí complica um pouquinho ^^, mas vou dar uma lida, valeu!

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

10o, o termo fána veio à mente de Tolkien um pouco tardiamente, por isso não consta no Silma, CI, SdA e etc. Ele ocorre, como eu já disse, no Etimologias do HoME V. Ele também ocorre no Road Goes Ever On, que são canções compostas por Donald Swann para os textos de Tolkien. Se não estou enganado, o próprio Tolkien "aprovou" as canções, dizendo algo como "as palavras são indignas da música".

O termo hröa eu não tenho certeza, mas ele ocorre com mais freqüência que fána; logo e portanto, as referências aos fánar devem também conter algo sobre hröar.

13. elpholegolas

elpholegolas Usuário

aqui no valinor esta chei de trexos sobre issso e a porposito vcs ja lera "o livro negro de arda"?
    nesse site sera que as imformaçoes saum comfiaveis?
    :o?:

Compartilhar