• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Família Scolari e a consagração do Fenômeno: 10 anos do Penta!

A Copa de 1990 teve muitos atletas consagrados e em grande momento na carreira, isso é fato. Mas de nada adianta para o nível técnico da mesma se esses jogadores nada fizeram na Copa. A Holanda, por exemplo, foi pra Copa com Van Basten, Gullit, Rijkard, Ronald Koeman, mas essa malocada toda aí não fez porra nenhuma nos quatro jogos deles no torneio. O fato dos caras terem renome não significa que isso foi revertido em partidas agradáveis de se assistir. Nem tô falando que os caras pipocaram, eram ruins na seleção, qualquer coisa assim (só jogaram mal, acontece), apenas tiveram atuações pífias naquele mês (relembrando que eu não vi a Copa), não contribuíram em NADA para o nível do torneio. Um Van Basten numa Copa cria expectativa, fica legal no álbum de figurinha, mas se o mesmo não joga nada nela, que diferença isso faz? A pior seleção brasileira que eu vi numa Copa foi justamente a com maior número de jogadores consagrados, a de 2006. Ronaldo, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Roberto Carlos tiveram seus momentos em outras Copas, torneios ou nos clubes, mas na Copa de 2006 não fizeram porra nenhuma. Isso não diminui a carreira deles, mas não muda o fato daquela seleção ter sido no mínimo broxante e não ter jogado nada.

Até hoje passado mais de 20 anos é bizarro tentar entender o que aconteceu naquela Copa porque a coisa não se restringe só a Holanda que é claro foi a que mais decepcionou porque tinha conseguido ganhar a Euro com a sua melhor geração de jogadores pós Cruyff.

Quase todas as seleções daquela copa fizeram jogos muito amarrados e por incrivel que pareça chances de gols não faltaram. Eu vi Van Basten, Paul Gascoigne que fez uma boa copa, Donadoni, o Careca, o Francescoli contra a Coréia, o Maradona contra a Iugoslávia perderem gols absurdos e que não foram poucos. É dificil entender porque os melhores jogadores perdiam tantos gols e quem botava pra dentro e se tornou o artilheiro foi o tosco do Toto Schilatti que era mais meia-boca que o Klose.

Se você pegar o no youtube da vida pra ver os compactos dos jogos daquela Copa como aquele Brasil x Argentina até o porra do Dunga (que naquele ano era super grosso e tosco pra kct) chutou pro gol e a bola bateu na trave, fora mais uma dúzia que o Brasil perdeu e na única chance dos hermanos eles fizeram.

É dificil explicar, parece que o torneio inteiro foi zicado e a aí a média de gols foi lá pra baixo.

Em compensação os jogos mais legais e divertidos, acabaram a maioria tendo Camarões, como a abertura Camarões x Argentina, Camarões x Colômbia (com a falha épica do Higuita) e Camarões x Inglaterra que foi o jogo que até hoje um africano mais jogou bola e mostrou condições de chegar a uma semi-final.

Ok, em 2010 se Gana convertesse aquele penalti contra o Uruguai no finalzinho e se Senegal em 2002 não tivesse vacilado na morte súbita contra a Turquia chegariam também, mas Camarões de 90 foi a unica seleção africana que eu vi jogar com um volume de jogo, dominar o adversário grande parte do tempo e uma raça absurda que fez a imprensa do mundo inteiro acreditar que poderiam ir mais longe. Quando terminou o jogo contra os ingleses, o estádio inteiro aplaudiu de pé. E o Roger Milla jogou muito.

Senegal 2002 e Gana 2010 não tiveram aquele cara que se destacou mais, por isso até hoje o Milla é lembrado como o melhor jogador africano da história das copas.

Você pega pra ver o de 1986, puta que o pariu, só jogo maravilhoso (Itália x Argentina, Brasil x Espanha, França x URSS, Uruguai x Alemanha NA PRIMEIRA FASE e tudo JOGO BOM, a Dinamáquina assombrando o mundo metendo 6 no Uruguai pra depois tomar de 5 da Espanha, a Bélgica metendo um épico 4x3 na União Soviética, Argentina eliminando Uruguai, França do Platini eliminando a Itália, Brasil x França que foi triste mas um marco, a Alemanha indo aos trancos e barrancos até as semi para eliminar a França no peso da camisa, fora o Maradona numa das partidas da história contra a Inglaterra). Aquilo era Copa do Mundo!! A

Das que eu pude ver 86 foi a mais foda e coloca todas lá embaixo. Eu já postei outras vezes aqui, mas repito quantas vezes forem preciso, pra mim o México pode ser sempre mediano como seleção, mas como país anfitrião ele é o melhor porque organizou duas Copas que receberam o maior número de jogos espetaculares, fora o estádio Azteca que eu assumidamente pago pau mesmo, o unico do mundo que viram Pelé e Maradona levantar a taça. O resto tem que chupar mesmo :lol:

Pena que já rolou duas lá e pelo visto a FIFA não vai deixar acontecer uma terceira pelo menos até 2050, mas se rolar uma terceira lá de novo vai ser do caralho.
 
Última edição:
Eu sou um dos poucos que viram e não acha a Copa de 90 Lixo com um todo. Pra mim é obvio que fica abaixo de 94 e 98, tecnicamente empatada com 2006, mas acima de 2002 e 2010.

Até porque em matéria de bons jogadores a quantidade era boa e foi uma copa que reuniu a maioria dos grandes jogadores que estavam em evidência até aquele momento só faltando apenas a Dinamarca ter se classificado pois aí teríamos visto os irmãos Laudrup e o Scheimeschel disputando sua primeira copa bem jovens.

Essa opinião na média da galera e da imprensa se deve ao fato de ter sido a Copa com a média de gols mais baixa da história, com vários empates e prorrogações decididas só nos penaltis e principalmente por parte da Argentina que tava basicamente com o mesmo grupo campeão em 86 envelhecido e que só chegou a final graças ao Goicoechea.

Outra coisa que chamou a atenção em 90 é que foi a copa inovadora na questão dos estádios e a partir dela todas as demais passaram a ter investimentos pesados em estádios confortáveis no que hoje se chama hoje de "padrão FIFA". Antes dela pouco se lixavam pra qualidade dos estádios é só lembrar que aquele jogo épico Brasil x Itália de 82 no Sarriá foi jogado num estadiozinho modesto a la Aflitos.

O que foi lixo e isso não se discute foi o Lazzaroni como técnico do Brasil que é do mesmo nível do Mano.

Fúria, eu não entendo e não aceito dizer que a copa de 90 foi a pior copa. Nem acho que o Brasil jogou super mal aquela competição. Eu comparando a seleção de 90 com a de 2006 e 2010, pessoalmente acho a de 90 melhor.

Naquela copa tinha alguns remanescentes de 86 ( pra mim a melhor seleção que vi jogar) e por azar perdeu. A seleção jogou muito bem, dominou o jogo, teve três bolas na trave e não entrava nem fudendo. Numa jogada de craque o Maradona passou a bola pro Caniggia que driblou o Taffarel aos 35 minutos do segundo tempo e liquidou a partida.

Se o Brasil não tivesse perdido pra Argentina não teria nada de fiasco. E se passasse pelos hermanos acredito que pelo menos nas semi-finais tinha chegado contra a Itália.

O Brasil venceu os três jogos da primeira fase, tudo bem que em placares apertados, mas venceu. Agora, pegar a Argentina numa oitavas-de-final não tem como dizer quem vai se classificar.
 
Nem se compara, peraí. Nem acho aquele time de 90 tão ruim quanto dizem, mas o de 06 e 10 me parecem melhores.
 
O de 2010 pra mim era bem melhor que o de 2006. O de 1990 não vi jogar. Até poderíamos comparar a história de jogador x jogador, mas não gosto de analisar dessa maneira e sim pelo que produz dentro do campo.
 
Quem aqui realmente lembra da copa de 90? Viram todos os jogos do Brasil na primeira fase? Aliás, viram o jogo entre Brasil e Argentina? Quem não viu, então entra no youtube e assista.

Aliás, qual foi o grande erro do Lazaronni naquela copa?
 
Quem aqui realmente lembra da copa de 90? Viram todos os jogos do Brasil na primeira fase? Aliás, viram o jogo entre Brasil e Argentina? Quem não viu, então entra no youtube e assista.

Aliás, qual foi o grande erro do Lazaronni naquela copa?

Não convocar o NETO!

ILa7A.gif
 
Quem aqui realmente lembra da copa de 90? Viram todos os jogos do Brasil na primeira fase? Aliás, viram o jogo entre Brasil e Argentina? Quem não viu, então entra no youtube e assista.

Aliás, qual foi o grande erro do Lazaronni naquela copa?

Eu lembro vagamente do gol do Caniggia e só. É a minha lembrança mais antiga pra futebol.



Não convocar o NETO!

ILa7A.gif

Dei um "gostei", só por causa do gif genial, mas não vá se acostumando. :lol:
 
Até parece que o Neto era o melhor jogador Brasil e que daria o caneco do tetra. Do jeito que ele era seria expulso no jogo da Argentina.

Poderia ter ido a copa? Acho que sim. O Neto toda semana fala da não convocação pra copa. Fica se auto torturando.
 
Eu concordo em relação ao Neto pelo menos no minimo estar ali no grupo. Seria uma arma na bola parada

mas aquele jogo contra a Argentina tava tão zicado que se o Neto batesse 20 faltas todas bateriam na trave. Aquela foi a Copa dos gols perdidos ou que não entraram
 
Dei um "gostei", só por causa do gif genial, mas não vá se acostumando.
:lol:

Pior que eu tava pensando a tempos onde usar ele. Ia postar no tópico da Liberta, mas os cara ficarma mais mal humorados do que eu imaginei :lol:

Acho que vou por na minha assinatura, com o conjunto do Corinthians campeão da Libertadores.

Mas falando sério agora, o Neto não ter sido convocado não foi, no minimo, estranho na época?
 
Acho que poderia ter ido, ele foi até "injustiçado". Seria uma alternativa nas cobranças de falta.

Só acho ridículo é ele achar que era a solução do futebol brasileiro. Neto só dava certo em clubes e mesmo assim em quase nenhum.
 
Acho que poderia ter ido, ele foi até "injustiçado". Seria uma alternativa nas cobranças de falta.

Só acho ridículo é ele achar que era a solução do futebol brasileiro. Neto só dava certo em clubes e mesmo assim em quase nenhum.

O Neto se você por na balança todos os anos de carreira dele, foram só uns 3 ou exagerando 4 anos que jogou bem, sendo o auge em 90 mesmo depois ficou vagando feito um cigano.
 
O de 2010 pra mim era bem melhor que o de 2006. O de 1990 não vi jogar. Até poderíamos comparar a história de jogador x jogador, mas não gosto de analisar dessa maneira e sim pelo que produz dentro do campo.
Na copa realmente.

Apesar que o unico momento dos anos 2000 em que eu vi o Brasil como Brasil mesmo foram naquelas semifinal e final da Copa das Confederações de 2005.
Ali foi foda falar que era brasileiro.
 
Na copa realmente.

Apesar que o unico momento dos anos 2000 em que eu vi o Brasil como Brasil mesmo foram naquelas semifinal e final da Copa das Confederações de 2005.
Ali foi foda falar que era brasileiro.

Aquele jogo contra a Alemanha foi épico. Contra a Argentina nem foi tão legal (eles foram com os reservas).


EDIT: Lembra de um 3x3 épico contra a Itália, em 1997? Gols do Ronaldo e do Romário. Eu tinha mais fé naquele time do Zagallo (ou no do Luxemburgo que meteu 4 na Argentina TITULAR com hat-trick do Rivaldo) do que no do Parreira. Claro, o hype em cima do time do Parreira lá era maior, mas não acho que fosse melhor que os que eu citei. Mas sem dúvida gerou mais expectativas. No fundo, todo mundo (não só os jogadores) achou que o Brasil ia passear na Copa de 2006.
 
Última edição:
Cara. Quase toda a passagem da copa de 98 eu achei foda.
Apesar do Ramalokion e Furia odiarem, o Zagallo é uma FIGURAÇA e que ainda por cima merece muito respeito. O cara chega em 2 finais de copa do mundo como treinador com quase 30 anos de diferença entre elas. Porra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo