• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Família Scolari e a consagração do Fenômeno: 10 anos do Penta!

Eu estava em casa morcegando na minha folga. Neste dia estava de folga, na época trabalhava na Telemig como auditor da ISO e ao mesmo tempo terminando a faculdade. Loucura e correria da monografia. Bons tempos e muita saudade.

Foi neste dia também que morreu o Chico Xavier né? Chico disse que num dia de muita alegria do povo brasileiro ele iria desencarnar. Foi justamente no dia do penta.
 
Em 2002 justamente na semana da decisão eu estava em Jaraguá do Sul-SC, na famosa região da "Germânia Brasileira" ali do lado de Blumenau e Joinville trabalhando 15 dias naquela região e foi uma sensação diferente estar num lugar onde havia uma certa divisão entre os torcedores já que era uma final contra a Alemanha e parte da colônia germânica estava torcendo pra eles.

Mas não vi nenhum crima de rivalidade como se vê entre brasileiros e argentinos e dois lados estavam torcendo numa clima bem cordial.
 
Nessa época dei uma trégua pra CBF e parei de secar a seleção!
Realmente acreditava no Felipão e o considero um dos melhores técnicos brasileiros de todos os tempos.
Ri muito quando acabou o jogo e ele saiu correndo mandando todo mundo sair da sua frente porque ele não queria dar entrevista!
Vi o jogo em casa, como de costume, com um grupo de amigos que também são fãs do Felipão.
 
Vi em casa com a família, muito legal aquele dia.


Porém, 2002 foi a pior Copa das cinco que eu vi. Jogos de madrugada, arbitragens horríveis, jogos fracos e tudo mais. Só salvou o título do Brasil mesmo.
 
Vi em casa com a família, muito legal aquele dia.


Porém, 2002 foi a pior Copa das cinco que eu vi. Jogos de madrugada, arbitragens horríveis, jogos fracos e tudo mais. Só salvou o título do Brasil mesmo.

Eu concordo, mas colocaria a de 2010 ai também.
Não pela arbitragens, nem horários, mas sim pela entre-safra absurda que grandes potenciais como Itália, Brasil, Argentina, França, Inglaterra, a finalista Holanda mesmo, todas essas sem metade do brilho que eram em 98 ou mesmo em 2006.
Sei lá, achei meio broxa a Copa de 2010.
 
Vi em casa com a família, muito legal aquele dia.


Porém, 2002 foi a pior Copa das cinco que eu vi. Jogos de madrugada, arbitragens horríveis, jogos fracos e tudo mais. Só salvou o título do Brasil mesmo.

A de 2010 foi muito pior (opinião pessoal). Das três copas desta década a mais competitiva foi a de 2006.
 
2002 e 2010 estão lado a lado.
Todas as demais copas eu consigo nomear pelo menos um grande jogo que eu colocaria pra posteridade. Nessas 2 eu fico em duvida absurda.

Das 5 eu sempre digo que a de 98 foi de longe a melhor. Inclusive a melhor seleção brasileira em copas.
 
Eu achei a Copa de 2010 bem superior a de 2002 e um pouco superior a de 2006 (esqueçam o título do Brasil, analisem apenas a qualidade do bagulho).

Em 2002, eu lembro de 3 ou 4 bons jogos. Teve um Senegal 3x3 Uruguai na primeira fase que foi tenso, teve o jogo do Brasil x Inglaterra (o melhor da Copa disparado) e Portugal x EUA foi legalzinho. No aspecto emoção, Itália x Coréia talvez pudesse ser citado, mas a arbitragem foi tão desgraçada que tirou até a graça do jogo. Por alguma razão que não lembro, não assisti Inglaterra 1x0 Argentina, mas lembro de dizerem q foi fraco.
Até mesmo a final foi meio sem graça. Na boa, foi a pior seleção alemã da história, o jogo nem foi tão complicado como pintam hoje.

Em 2006, a coisa foi pouco melhor, mas não muito. Na verdade, tirando o horário, se bobear foi ruim igual a 2002. O que mascarou um pouco isso foi o fato da Copa ter tido vários "jogadores medalhões" nela (Zidane, Ronaldo, Ronaldinho, Del Piero, Totti, Henry, Figo, Ballack, Riquelme, Shevchenko, Cannavaro, Raul, etc... além dos jogadores que se tornariam "medalhões" após ou durante a Copa, como o Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, Pirlo, Ribery, Sneijder, Robben, etc) e dos "times grandes" terem feito boas campanhas.
No entanto, a Copa de 1990 também foi recheada de "times grandes nas finais" (as semi foram Itália x Argentina, Alemanha x Inglaterra... quatro campeões mundiais), cheia de medalhões (Matthaus, Madadona, Careca, Zenga, Baresi, Baggio, Caniggia, Dasayev, Van Basten, Gullit, Rijkaard, Francescoli, Gascoine) e todos dizem que foi um lixo de Copa.
Nessa Copa (2006), o melhor jogo disparado foi Holanda x Portugal, por causa do quebra pau. A prorrogação de Itália x Alemanha foi foda, mas os primeiros 90 minutos nem tanto.


Já na Copa de 2010, houve um número maior de bons jogos. Nada inesquecível (mas nenhum jogo em 2002 ou 2006 foi inesquecível), mas Gana x Uruguai foi épico, as duas goleadas da Alemanha (na Argentina e na Ibglaterra), Holanda & Juiz x Uruguai, a Itália tomando fumo da Eslováquia, o clima de porrada em Brasil x Costa do Marfim, etc. Até Brasil x Holanda, para quem assistiu o negócio sem envolvimento emocional, deve ter sido bacana.

- - - Updated - - -

2002 e 2010 estão lado a lado.
Todas as demais copas eu consigo nomear pelo menos um grande jogo que eu colocaria pra posteridade. Nessas 2 eu fico em duvida absurda.

Pow, que jogo você nomearia em 2006?!?

Das 5 eu sempre digo que a de 98 foi de longe a melhor. Inclusive a melhor seleção brasileira em copas.

Não digo de longe, porque 1994 foi beeem foda também. Independente do título do Brasil, mas teve jogos épicos, tipo Alemanha x Bulgária, Suécia x Romênia, Romênia x Argentina, Brasil x Holanda, fora alguns outros bons jogos, tipo Alemanha e o juiz x Bélgica, Itália x Espanha (com o Tassotti arrebentando o nariz do Luiz Enrique), a Itália sofrendo todo jogo, o dopping do Maradona, o Romário destruíndo, etc. Mas 1998 foi um pouquinho melhor, mesmo.
 
No entanto, a Copa de 1990 também foi recheada de "times grandes nas finais" (as semi foram Itália x Argentina, Alemanha x Inglaterra... quatro campeões mundiais), cheia de medalhões (Matthaus, Madadona, Careca, Zenga, Baresi, Baggio, Caniggia, Dasayev, Van Basten, Gullit, Rijkaard, Francescoli, Gascoine) e todos dizem que foi um lixo de Copa.

Eu sou um dos poucos que viram e não acha a Copa de 90 Lixo com um todo. Pra mim é obvio que fica abaixo de 94 e 98, tecnicamente empatada com 2006, mas acima de 2002 e 2010.

Até porque em matéria de bons jogadores a quantidade era boa e foi uma copa que reuniu a maioria dos grandes jogadores que estavam em evidência até aquele momento só faltando apenas a Dinamarca ter se classificado pois aí teríamos visto os irmãos Laudrup e o Scheimeschel disputando sua primeira copa bem jovens.

Essa opinião na média da galera e da imprensa se deve ao fato de ter sido a Copa com a média de gols mais baixa da história, com vários empates e prorrogações decididas só nos penaltis e principalmente por parte da Argentina que tava basicamente com o mesmo grupo campeão em 86 envelhecido e que só chegou a final graças ao Goicoechea.

Outra coisa que chamou a atenção em 90 é que foi a copa inovadora na questão dos estádios e a partir dela todas as demais passaram a ter investimentos pesados em estádios confortáveis no que hoje se chama hoje de "padrão FIFA". Antes dela pouco se lixavam pra qualidade dos estádios é só lembrar que aquele jogo épico Brasil x Itália de 82 no Sarriá foi jogado num estadiozinho modesto a la Aflitos.

O que foi lixo e isso não se discute foi o Lazzaroni como técnico do Brasil que é do mesmo nível do Mano.
 
Última edição:
Nessa Copa (2006), o melhor jogo disparado foi Holanda x Portugal, por causa do quebra pau. A prorrogação de Itália x Alemanha foi foda, mas os primeiros 90 minutos nem tanto.


Já na Copa de 2010, houve um número maior de bons jogos. Nada inesquecível (mas nenhum jogo em 2002 ou 2006 foi inesquecível), mas Gana x Uruguai foi épico, as duas goleadas da Alemanha (na Argentina e na Ibglaterra), Holanda & Juiz x Uruguai, a Itália tomando fumo da Eslováquia, o clima de porrada em Brasil x Costa do Marfim, etc. Até Brasil x Holanda, para quem assistiu o negócio sem envolvimento emocional, deve ter sido bacana.

- - - Updated - - -



Pow, que jogo você nomearia em 2006?!?
Você fez isso por mim.
O jogo entre portugueses e holandeses foi épico demais.
Tá certo que antigamente até se tinha muita porradaria inclusive nesses campeonatos luxuriosos da FIFA e europeus. Mas pela primeira vez eu vi guerra de verdade dentro de campo numa copa do mundo. Po. Lindo. E, que é muito importante, entre 2 seleções importantes. Não 2 gigantes, mas 2 seleções que muitos pararam pra assistir, se fosse entre TunisiaXRussia, aí enfraqueceria demais.
Tu que gosta tanto de Libertadores deveria ter esse jogo no seu panteão de jogos da copa.

Mesmo que não tivesse tido esse jogo, você citou o segundo. Esse eu não diria que entra num ranking de jogos das copas, mas a prorrogação com a Itália metendo pressão na Alemanha dentro de casa foi lindo também.


Em 2010, de fato ver o lindo futebol alemão e o reerguimento do uruguai são pontos a se considerar.
Mas assim como no jogo da ItaliaXAlemanha "só" teve a prorrogação, GanaXUruguai também foram "só" aqueles minutos finais.
Rivaliza na minha cabeça tranquilamente com 2002. Talvez coloque 2002 pouco abaixo só porcausa da merda de arbitragem que interferiu em trocentos jogos.
 
Oloco Furia, pior que 90 não tem e (espero que) não terá.
O Grupo F foi o fim da picada, 5 empates em 6 jogos, sendo três 1 x 1, dois 0 x 0 e a Inglaterra ganhando de 1 x 0 do Egito! E a Irlanda (por sinal também desse Grupo F, assim como a Holanda) chegando nas quartas-de-final com quatro empates?
 
Foram vários empates e poucos gols

O que decepcionou foram os placares, porque em matéria de jogadores tinha tudo pra ter sido uma copa espetecular, até porque foi a que teve mais clássicos entre as grandes potências no mata-mata

Brasil x Argentina, Itália x Uruguai nas oitavas (poderia incluir até Alemanha x Holanda pela tradição da laranja mesmo sendo uma eterna vice)

Argentina x Itália e Alemanha x Inglaterra na semi

Um Itália x Inglaterra na decisao de 3° lugar

E a primeira repetição de final com Alemanha x Argentina

Até hoje fico torcendo bastante por uma copa com 6 ou mais clássicos nessa fase.
 
Pow, que jogo você nomearia em 2006?!?
Posso responder, Fusa? :obiggraz:
Eu achei França x Brasil MEMORAVEL. Sério, claro que o nosso lado de brasileiro pesa, pq perdemos com uma seleção MUITO boa para uma França envelhecida, mas foi uma das maiores exibições individuais que eu já vi, o que o Zidane fez naquela partida merecia a Copa.

No entanto, a Copa de 1990 também foi recheada de "times grandes nas finais" (as semi foram Itália x Argentina, Alemanha x Inglaterra... quatro campeões mundiais), cheia de medalhões (Matthaus, Madadona, Careca, Zenga, Baresi, Baggio, Caniggia, Dasayev, Van Basten, Gullit, Rijkaard, Francescoli, Gascoine) e todos dizem que foi um lixo de Copa
.

Eu ri :lol:

Eu vejo as copas mais pelo choque de gerações boas dos demais times do que a geração campeã em si.
A Copa de 2002 foi "mais facil" pq a França e a Argentina foram ridiculas, porém ambas tinham bons times. A Holanda nem se classificou, isso empobreceu a Copa e as Oitavas.
Mesmo assim, tinha uma Itália que venceria a Copa 4 anos depois, uma Inglaterra com Owen, Beckham, SCholes. Uma Turquia cheia de jogadores que iriam se destacar na Europa alguns anos depois. Até a Coreia, que chegou roubando Espanha e Itália, teve alguns bons jogadores revelados naquela Copa.

A final talvez sim tenha sido mais fraca, a Alemanha tinha Frings, Ballack e Kahn, sendo que o Ballack nem jogou e o Kahn cagou na franga.

Agora 2010 não tinha NENHUMA seleção de destaque! Alemanha foi uma surpresa par a maioria mas ainda não vingou (afinal, essa geração não levou nem a UCL, nem o Alemão e nem a Euro), uma das piores Holandas desde 94, totalmente descaracterizada, brucuto, com jogadores que se esperava muito mais do que viraram (Sjneider, Robben, Van Persie, Huntelaar), França tosca, Itália velha, Brasil que vinha bem mas com o maior destaque individual o razoavel ELANO e o unico "camisa 10" era o decadente Kaka, uma Argentina muito mal treinada e sem defesa alguma.
O unico time que veio forte e bem treinado foi o Uruguai e a Espanha, mas a geração do Uruguai tá LONGE de ser uma que vale se lembrar na história das copas.
Espanha venceu, não jogou bonito, não foi legal, mas foda-se, venceu, mas em 2002 eu ainda acho que se tinha seleções mais perigosas que essa de 2010

- - - Updated - - -

PS: Esqueci de Portugal, eles vieram bem para a Copa de 2010, mas o C. Ronaldo não atendeu as expectativas e o time português sempre teve suas limitações. Acho o time de Portugal de 2006 MUITO melhor do que o de 2010.
 
Eu vi na casa da minha vó com vários tios e primos juntos.

Lembro que tinha um certo atraso na recepção do sinal, assim nós escutávamos os fogos antes de ver o gol. :lol:
 
Eu sou um dos poucos que viram e não acha a Copa de 90 Lixo com um todo. Pra mim é obvio que fica abaixo de 94 e 98, tecnicamente empatada com 2006, mas acima de 2002 e 2010.


Até porque em matéria de bons jogadores a quantidade era boa e foi uma copa que reuniu a maioria dos grandes jogadores que estavam em evidência até aquele momento só faltando apenas a Dinamarca ter se classificado pois aí teríamos visto os irmãos Laudrup e o Scheimeschel disputando sua primeira copa bem jovens.


Essa opinião na média da galera e da imprensa se deve ao fato de ter sido a Copa com a média de gols mais baixa da história, com vários empates e prorrogações decididas só nos penaltis e principalmente por parte da Argentina que tava basicamente com o mesmo grupo campeão em 86 envelhecido e que só chegou a final graças ao Goicoechea.


Outra coisa que chamou a atenção em 90 é que foi a copa inovadora na questão dos estádios e a partir dela todas as demais passaram a ter investimentos pesados em estádios confortáveis no que hoje se chama hoje de "padrão FIFA". Antes dela pouco se lixavam pra qualidade dos estádios é só lembrar que aquele jogo épico Brasil x Itália de 82 no Sarriá foi jogado num estadiozinho modesto a la Aflitos.


O que foi lixo e isso não se discute foi o Lazzaroni como técnico do Brasil que é do mesmo nível do Mano.


Eu não vi a Copa de 1990, logo o que vou dizer abaixo não é algo pela qual eu colocaria a mão no fogo, estou somente reproduzindo o que sempre ouvi.


A Copa de 1990 teve muitos atletas consagrados e em grande momento na carreira, isso é fato. Mas de nada adianta para o nível técnico da mesma se esses jogadores nada fizeram na Copa. A Holanda, por exemplo, foi pra Copa com Van Basten, Gullit, Rijkard, Ronald Koeman, mas essa malocada toda aí não fez porra nenhuma nos quatro jogos deles no torneio. O fato dos caras terem renome não significa que isso foi revertido em partidas agradáveis de se assistir. Nem tô falando que os caras pipocaram, eram ruins na seleção, qualquer coisa assim (só jogaram mal, acontece), apenas tiveram atuações pífias naquele mês (relembrando que eu não vi a Copa), não contribuíram em NADA para o nível do torneio. Um Van Basten numa Copa cria expectativa, fica legal no álbum de figurinha, mas se o mesmo não joga nada nela, que diferença isso faz? A pior seleção brasileira que eu vi numa Copa foi justamente a com maior número de jogadores consagrados, a de 2006. Ronaldo, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Roberto Carlos tiveram seus momentos em outras Copas, torneios ou nos clubes, mas na Copa de 2006 não fizeram porra nenhuma. Isso não diminui a carreira deles, mas não muda o fato daquela seleção ter sido no mínimo broxante e não ter jogado nada.


Daqui 20 anos algum moleque vai na wikipedia e ver que o Brasil de 2006 tinha Ronaldo (antes dos 30 anos), Ronaldinho (na época o melhor do mundo), Kaká (no ano seguinte foi o melhor do mundo), Adriano (que tinha destruído na Copa América 2004 e Copa das Confederações 2005), Lúcio (zagueiro consagrado de três Copas), Roberto Carlos (titular do Real por mais de uma década), Cafú (capitão de 2002), Dida (goleiro do Milan, três Copas e consagrado), técnico Parreira (campeão em 94), etc. O moleque é capaz de pensar: "Caralho, que timaço do Brasil!! Só fera!! Devia ser um puta time!". Mas eu vi o Brasil de 2006 e sei que foi uma bosta, sei que não agregou nada ao Mundial, independente dos nomes que lá estavam.






Você fez isso por mim.
O jogo entre portugueses e holandeses foi épico demais.
Tá certo que antigamente até se tinha muita porradaria inclusive nesses campeonatos luxuriosos da FIFA e europeus. Mas pela primeira vez eu vi guerra de verdade dentro de campo numa copa do mundo. Po. Lindo. E, que é muito importante, entre 2 seleções importantes. Não 2 gigantes, mas 2 seleções que muitos pararam pra assistir, se fosse entre TunisiaXRussia, aí enfraqueceria demais.
Tu que gosta tanto de Libertadores deveria ter esse jogo no seu panteão de jogos da copa.


Mesmo que não tivesse tido esse jogo, você citou o segundo. Esse eu não diria que entra num ranking de jogos das copas, mas a prorrogação com a Itália metendo pressão na Alemanha dentro de casa foi lindo também.


Mas eu mesmo citei Holanda x Portugal e a prorrogação de Itália x Alemanha. E nesses dois casos, não mudo uma vírgula no que você disse. Especialmente por Portugal x Holanda, um dos melhores jogos que vi na vida. Se não pela técnica, pela emoção, pela diversão que ele gerou. O lance do Deco dando uma tesoura em nem lembro quem arrancou gritos na minha galera (assistimos o jogo em uns 5 ou 6 caras, na casa de um camarada, era um domingo, lembro bem). Eu lembro inclusive que a torcida naquele jogo estava dividida, mas era unânime a vontade de um gol da Holanda no finalzinho, só pra ter prorrogação daquela coisa linda.


O problema é que a Copa de 2006 foi só isso. Nem estou levando em conta o talento dos jogadores que nela estiveram, mas os jogos foram chatos, sonolentos, não geraram um grande entretenimento (e no fundo, é isso que a Copa do Mundo é).






Em 2010, de fato ver o lindo futebol alemão e o reerguimento do uruguai são pontos a se considerar.
Mas assim como no jogo da ItaliaXAlemanha "só" teve a prorrogação, GanaXUruguai também foram "só" aqueles minutos finais.
Rivaliza na minha cabeça tranquilamente com 2002. Talvez coloque 2002 pouco abaixo só porcausa da merda de arbitragem que interferiu em trocentos jogos.


A Copa de 2010 foi meia boca também (e ainda tinha aquelas porcarias daquelas vuvuzelas pra piorar), nem nego isso. Mas achei melhor que 2006. Não teve um Portugal x Holanda épico, mas teve um número muito maior de jogos bacanas de se assistir (como os que eu citei).
E pow, Uruguai x Gana em 2010 foi superior a Itália x Alemanha em 2006. Se não tecnicamente, ao menos no aspecto emocional, como entretenimento. É óbvio que são seleções de muito menos história (se bem que o Uruguai é tradicionalíssimo, grande como uma Inglaterra, uma França ou uma Argentina, mas muito aquém do quilate de Itália e Alemanha), mas o final do jogo foi histórico. O finalzinho e Itália x Alemanha foi emocionante (o gol do Grosso saiu só a uns 14 minutos do segundo tempo da prorrogação e o do Del Piero já nos acréscimos), mas o de Uruguai x Gana rendia até filme!






Foram vários empates e poucos gols


O que decepcionou foram os placares, porque em matéria de jogadores tinha tudo pra ter sido uma copa espetecular, até porque foi a que teve mais clássicos entre as grandes potências no mata-mata


Brasil x Argentina, Itália x Uruguai nas oitavas (poderia incluir até Alemanha x Holanda pela tradição da laranja mesmo sendo uma eterna vice)


Argentina x Itália e Alemanha x Inglaterra na semi


Um Itália x Inglaterra na decisao de 3° lugar


E a primeira repetição de final com Alemanha x Argentina


Até hoje fico torcendo bastante por uma copa com 6 ou mais clássicos nessa fase.




Mas não é porque o jogo é um "clássico" que ele vai ser bom. São Paulo x Palmeiras é clássico e nos últimos anos quase todo jogo entre as duas equipes é um porre (o último, 3x3 no Paulistão até foi legalzinho). Na última Copa a Placar lançou uma série de DVDs com os filmes oficiais de TODAS as Copas (até 2006) e eu comprei todos, é um bagulho muito bacana, já assisti todos ao menos duas vezes. Até o filme da Copa de 1990 é um saco, mostra nego de degladiando no meio campo, nego dando carrinho, a torcida italiana, mas não tem gol, lance bonito, bola na trave, porra nenhuma. Você pega pra ver o de 1986, puta que o pariu, só jogo maravilhoso (Itália x Argentina, Brasil x Espanha, França x URSS, Uruguai x Alemanha NA PRIMEIRA FASE e tudo JOGO BOM, a Dinamáquina assombrando o mundo metendo 6 no Uruguai pra depois tomar de 5 da Espanha, a Bélgica metendo um épico 4x3 na União Soviética, Argentina eliminando Uruguai, França do Platini eliminando a Itália, Brasil x França que foi triste mas um marco, a Alemanha indo aos trancos e barrancos até as semi para eliminar a França no peso da camisa, fora o Maradona numa das partidas da história contra a Inglaterra). Aquilo era Copa do Mundo!! Até o DVD de 1974 que é fraco, é superior. Mostra praticamente NADA da Copa em si, só dá final (mas puta merda, que final!).


A copa de 1990 deve ter criado uma baita expectativa, mas de que adianta se na hora da bola rolar o bagulho foi xarope?






Posso responder, Fusa?
Eu achei França x Brasil MEMORAVEL. Sério, claro que o nosso lado de brasileiro pesa, pq perdemos com uma seleção MUITO boa para uma França envelhecida, mas foi uma das maiores exibições individuais que eu já vi, o que o Zidane fez naquela partida merecia a Copa.


Acho que se pegar esse jogo apenas pelo lado emocional, foi bacana mesmo pela atuação de gala do Zizou, mas mesmo assim não foi um JOGÃO. Até porque o time do Brasil era fraco (poderia/deveria ser um timaço pelos nomes que tinha, mas não mostrou isso em campo) e o da França era pior. Aliás, a maior graça de 2006 foi a despedida do gênio mesmo, porque de resto o bagulho foi decepcionante.




Eu vejo as copas mais pelo choque de gerações boas dos demais times do que a geração campeã em si.
A Copa de 2002 foi "mais facil" pq a França e a Argentina foram ridiculas, porém ambas tinham bons times. A Holanda nem se classificou, isso empobreceu a Copa e as Oitavas.
Mesmo assim, tinha uma Itália que venceria a Copa 4 anos depois, uma Inglaterra com Owen, Beckham, SCholes. Uma Turquia cheia de jogadores que iriam se destacar na Europa alguns anos depois. Até a Coreia, que chegou roubando Espanha e Itália, teve alguns bons jogadores revelados naquela Copa.


Isso foi uma das coisas que fez a Copa 2002 ser a pior. França tinha um grande time antes do mundial, mas o Zidane mesmo só jogou o último jogo (contra a Dinamarca, e com a perna enfaixada), a Argentina se complicou num grupo parada dura (e também porque o Ortega perdeu um penalti em algum dos jogos), a Itália foi eliminada pelo juiz, etc. Sobraram a Inglaterra, que nunca é também aquela coisa (se considerar os grandes times sendo Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Holanda e Inglaterra... a Inglaterra é sempre a que menos "diverte" desses aí) e a pior Alemanha de todos os tempos (foi ganhando tudo de 1x0 e no sofrimento, com o Oliver Khan brincando de ser Jesus). O Brasil, que é Brasil e não tem nada com isso, passou por cima e foi campeão, como deveria mesmo ser. Aliás, até a seleção de 2002 eu considero meia boca. Era um time que poderia ter sido muito mais pelo material humano que tinha (Ronaldo, Rivaldo e cia), mas não foi, graças à pior preparação que eu já vi numa seleção brasileira para uma Copa do Mundo (quatro técnicos no período, contando um jogo com o Candinho, eliminação pra Honduras na Copa América, derrota para Austrália na Copa das Confederações, etc). Teve uma certa "sorte" de a Argentina ter rodado cedo, o Zidane estar bixado e o juiz ter tirado a Itália.




Agora 2010 não tinha NENHUMA seleção de destaque! Alemanha foi uma surpresa par a maioria mas ainda não vingou (afinal, essa geração não levou nem a UCL, nem o Alemão e nem a Euro), uma das piores Holandas desde 94, totalmente descaracterizada, brucuto, com jogadores que se esperava muito mais do que viraram (Sjneider, Robben, Van Persie, Huntelaar), França tosca, Itália velha, Brasil que vinha bem mas com o maior destaque individual o razoavel ELANO e o unico "camisa 10" era o decadente Kaka, uma Argentina muito mal treinada e sem defesa alguma.


O unico time que veio forte e bem treinado foi o Uruguai e a Espanha, mas a geração do Uruguai tá LONGE de ser uma que vale se lembrar na história das copas.
Espanha venceu, não jogou bonito, não foi legal, mas foda-se, venceu, mas em 2002 eu ainda acho que se tinha seleções mais perigosas que essa de 2010


A Alemanha de 2010 era trocentas vezes superior a de 2006 e a de 2002. A de 2002 só foi finalista porque enfrentou Paraguai, Estados Unidos e Coréia no mata mata (ou seja, ninguém). Se o chaveamento tivesse colocado os caras contra o Brasil nas quartas de final (e não na final), teriam rodado ali já.


Mas o ponto numa Copa não é o que as seleções poderiam fazer e sim o que de fato fizeram. Veja, eu estou analisando única e exclusivamente pelo entretenimento gerado pelos jogos, pela diversão, não pelo nível dos times ou jogadores (como expliquei acima). Tirando Alemanha, Uruguai e Espanha, todos os medalhões tiveram em 2010 as piores seleções das últimas Copas (se bem que eu considero o Brasil do Dunga superior ao do Parreira em 2006), mas fizeram jogos mais legais de assistir do que os das duas Copas anteriores. Não muuuuuuito melhores, mas melhores. Com um bônus em relação à 2002: os jogos não eram de madrugada, jogo era no bar, não na sala com os pais (com minha mãe pegando no sono no meio dos jogos) ou na casa de um amigo com todo mundo tendo que falar baixo porque a vó do cara tava dormindo no quarto e não podia ouvir nossa gritaria durante a partida.
 
Concordo com tudo, mas vale lembrar que a quarta maior goleada das Copas (empatada com outras duas) foi desta Alemanha de 2002: 8 x 0 na Arábia Saudita.
 
Mas eu mesmo citei Holanda x Portugal e a prorrogação de Itália x Alemanha. E nesses dois casos, não mudo uma vírgula no que você disse. Especialmente por Portugal x Holanda, um dos melhores jogos que vi na vida. Se não pela técnica, pela emoção, pela diversão que ele gerou. O lance do Deco dando uma tesoura em nem lembro quem arrancou gritos na minha galera (assistimos o jogo em uns 5 ou 6 caras, na casa de um camarada, era um domingo, lembro bem). Eu lembro inclusive que a torcida naquele jogo estava dividida, mas era unânime a vontade de um gol da Holanda no finalzinho, só pra ter prorrogação daquela coisa linda.


O problema é que a Copa de 2006 foi só isso. Nem estou levando em conta o talento dos jogadores que nela estiveram, mas os jogos foram chatos, sonolentos, não geraram um grande entretenimento (e no fundo, é isso que a Copa do Mundo é).









A Copa de 2010 foi meia boca também (e ainda tinha aquelas porcarias daquelas vuvuzelas pra piorar), nem nego isso. Mas achei melhor que 2006. Não teve um Portugal x Holanda épico, mas teve um número muito maior de jogos bacanas de se assistir (como os que eu citei).
E pow, Uruguai x Gana em 2010 foi superior a Itália x Alemanha em 2006. Se não tecnicamente, ao menos no aspecto emocional, como entretenimento. É óbvio que são seleções de muito menos história (se bem que o Uruguai é tradicionalíssimo, grande como uma Inglaterra, uma França ou uma Argentina, mas muito aquém do quilate de Itália e Alemanha), mas o final do jogo foi histórico. O finalzinho e Itália x Alemanha foi emocionante (o gol do Grosso saiu só a uns 14 minutos do segundo tempo da prorrogação e o do Del Piero já nos acréscimos), mas o de Uruguai x Gana rendia até filme!
Então. 2006 teve "só isso". Mas foi o que eu disse, em 2006 eu consigo nomear um jogo pra posteridade. Épico.
Em 2010 pode até ter tido alguns jogos legais, mas não chamo nenhum de épico. Apesar de ter ficado extasiado naquele jogo do Uruguai com Gana, depois do calor passado, não seria exatamente um jogo pra se colocar na história. Com excessão talvez se você for uruguaio ou ganes.

E não fale em filme com base em minutos finais pois o Furia, por alguma razão desconhecida, sempre mete o pau no Gremio e seu filminho sobre a batalha dos aflitos.

Sendo que, falando em final, em 2006 tem também a imagem mais iconica de todas essas 5 copas (e desde 86, talvez), que é o headbutt mortal do carequinha em cima do zagueiro artilheiro italiano.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo