1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Família fujona... (Reis Dúnedain no Exílio)

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eru- o Ilúvatar, 2 Abr 2003.

  1. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Tecnicamente, se Aragorn podia assumir o trono de Gondor como legítimo herdeiro ao trono, assim também podiam Arathorn, seu pai, e tantos outros dos seus antepassados. Porque essa negligência em assumir o trono de Gondor por tantos anos? Alguém se arrisca a responder? :o?:
     
  2. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Os dunedain do norte a muito tempo se separaram de suas tradições númenorianas e por gerações se misturaram com os povos nativos do norte da Terra-Média. Foram se tornando camponeses e pessoas simples, meio que voltando ao antigo estilo de vida humano. Os antigos costumes e tradições derivados da cultura élfica foram aos poucos sendo esquecidos e deixados de lado. Nenhum deles estava acostumado e nem desejava poder ou controle, ou mesmo se envolver em assuntos que não os diziam respeito. Somente quando a ameaça de Sauron ressurgiu é que houve a necessidade de se recuperar a antiga força dos homens, e Aragorn era o primogênito de direito.
     
  3. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Hum... mas a ameaça de Sauron já não havia se erguido em outros momentos, nesse intervalo entre o começo da dinastia dos regentes de Gondor e a destruição do Anel? :o?:
     
  4. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Nada que os regentes não pudessem resolver. O Conselho Branco só descobre que Sauron ainda vive uns duzentos anos antes da Guerra do Anel. Somente nesse últimos anos é que se sentiu a necessidade de reconstruir o antigo poder de Númenor.
     
  5. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Respondendo à pergunta do Eru: todos os chefes dos Dúnedain do norte antes de Aragorn tinham o mesmo direito à coroa de Gondor que ele. Mas o motivo para eles não terem assumido parece mesmo ter sido falta de oportunidade. Como o Elrond colocou, enquanto não houvesse uma crise séria em Gondor, algo que os Regentes não pudessem resolver sozinhos, os chefes do Norte não poderiam fazer nada nesse sentido. E a grande crise que ferveu durante toda a Terceira Era e só derramou no final dela foi mesmo a localização do Anel e a descoberta por parte de Sauron onde é que ele havia sido escondido.
     
  6. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Muito obrigado para vocês dois. E vou aproveitar já que o assunto aqui é a família do Aragorn e fazer mais uma pergunta. Se eles eram da linhagem de Elros, mais longeva, não seria lógico que os pais de Aragorn ainda vivessem em razão do tipo de vida que levavam? :o?:
     
  7. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Sim, mas tanto o avô do Aragorn quanto seu pai foram mortos prematuramente, assassinados. Todos eles teriam capacidade de viver séculos, só que com o estilo de vida se tornando mais rústico e difícil, naturalmente eles acabavam morrendo mais cedo.
     
  8. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    E a mãe de Aragorn também foi morta ou faleceu mais cedo por não ser de ascendência numenoriana? :D
     
  9. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Errr... leia o livro que você descobre. :mrgreen:
     
  10. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Poxa, entrar só pra me dar puxão de orelha? Que vacilo... :lol:
     
  11. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Ela era de ascendência númenoreana sim, o pai dela descendia de Aranarth. Isso está no Apêndice A. Ea morreu cedo por causa da vida dura que ela levava, pois ela não passou a vida toda na casa de Elrond.
     
  12. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Muito obrigado, Swanhild. :obiggraz:

    Viu Skylink, não tira pedaço nenhum ajudar... :lol:
     
  13. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Não se esqueçam de uma coisa.
    Arathorn e o avô, bisavô, sei lá de Aragorn não poderiam chegar la e simplesmente pegar o trono pra si. Quem ia acreditar que um homem do norte a Terra-Média era descendente de Elendil? As circustâncias da guerra permitiram a Aragorn reinvindicar de vez o trono. Além disso, pelo que sei, Aragorn foi criado em Valfenda, o que já o deixava, de certo modo, de um jeito mais nobre. Mas de qualquer jeito, eu não sei se os dunedaín frequentavam sempre Valfenda :tsc:
     
  14. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Eu imagino que a linhagem dos descendentes de Elendil sempre foi acompanhada e devidamente documentada, mesmo na época dos Regentes. Eu não me lembro aonde eu li isso mas se não me engano todo Regente enviava emissários frequentemente ao Reino do Norte para informá-los da situação ou mesmo pedir pelo retorno do Rei. Se qualquer um deles quisesse, contanto que provasse quem era, poderia assumir o trono sim.
     
  15. -=|Nemesis|=-

    -=|Nemesis|=- Usuário

    Hum, eu realmente não me recordo disso.
    Mas você acha mesmo que todos os regentes simplesmente dariam o seu reino assim? Você consegue imaginar Denethor pedindo para Aragorn assumir? :eek:
    Sei não...
     
  16. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Outra questão: Não haviam outros capaz de assumir o trono de Gondor além do Aragorn, já que após tantas gerações era possível que mais descendentes da linhagem de Elros estivessem espalhados por Arnor?
     
  17. a linhagem de Elros poderia ter se espalhado, mas seus descendentes diretos naum estavam espalhados, a hierarquia nas obras de tolkien seguia a mesma usado na idade media, o poder passava de pai pra filho, se naum houvesse herdeiro por parte do pai, ai assumia o parente mais proximo e em condições de assumir, o irmão do rei, sobrinho
    E jah q a linhagem dos dunedain naum desapareceu como em Gondor, Aragorn sendo descendente direto dos reis de numenor era o unico apto a assumir o trono
     
  18. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Nemesis: Sim, os chefes da casa de Isildur depois de Aranarth foram todos criados na casa de Elrond, acho que o Of the Rings of Power fala isso em algum lugar.

    Elrond: tenho a impressão de que essa sua informação sobre os enviados dos Regentes está incorreta. Se isso fosse correto, os Regentes teriam mais informação acercada casa de Isildur do que o que Boromir demonstrou no Conselho de Elrond. Mas ele nem mesmo sabia onde ficava Valfenda. E Além disso, está escrito acho que nos Apêndices que o compromisso feito pelos Regentes quando eles assumiam o ofício, de governar em nome do Rei até que ele retornasse, logo se tornou um mero costume, uma palavra ritual sem maior significado.

    Eru: certamente havia descendentes, mas "O" Herdeiro de Isildur devia ser sempre o filho mais velho do filho mais velho do filho mais velho... até chegar a Aranarth. E essa cadeia de pessoas, de pai para filho mais velho, pelo que a gente sabe, nunca foi quebrada, desde Isildur. Em algum lugar por aí fala-se inclusive que a Espada sempre passava do pai para o seu herdeiro, acho que no Of the Rings of Power.
     
  19. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Então isso significa que o trono era por direito de Aragorn, mas que, no caso do seu falecimento, provavelmente haveria alguém em condição de substituí-lo segundo as tradições de Numenor e Gondor, certo?
     
  20. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Eu procurei mas realmente não encontrei a referência... acho que na verdade foi relativo somente ao momento da morte do Rei Ëarnur, último antes dos Regentes, que foram enviados emissários para o Norte convocando o descendente de direito. Como não houve resposta o Regente continuou governando Gondor.

    Mas certamente Denethor sabia sobre os Guardiões do Norte e a ainda existência da linhagem de Isildur. Dá pra se perceber isso no diálogo final que ele tem com Gandalf. Com certeza não deveria ser um conhecimento comum... ou público, a ponto de mesmo Boromir saber disso. Mas Denethor era diferente de Boromir, Denethor via longe e tinha muito do que os antigos homens do Ponente tinham. Eu não tenho dúvidas de que ele sabia que a linhagem de Isildur ainda existia. E suspeito que deveria sim haver algum tipo de comunicação entre os dois povos, os dunedain do norte e os do sul.
     

Compartilhar