1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Falsidade e afins

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Itarillë, 26 Nov 2004.

  1. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Engraçado. As pessoas geralmente condenam a falsidade, a hipocrisia, chamam ed isso e de aquilo quem é falso descaradamente. E eu às vezes me incluo nessa. Só que tem um detalhe: por um acaso a gente é sempre falso? Francamente, nunca somos apenas uma coisa ou outra. E como podemos condenar a falsidade, se vez por outra somos falsos?

    Isso me lembra um conto do Machado de Assis, chamado A Igreja do Diabo.

    Um dia eu estava luma livraria de nível. Um dos funcionários abriu uma porta, onde tinha uma placa dizendo: "Acesso permitido apenas aos funcionários". Quando olhei pra dentro da porta, parecia que aquilo era um portal pra outra dimensão. Sério! A sala era velha, com pintura antiga, limo nos rodapés, luz fraca. Parecia aqueles corredores de boteco. Quando o funcionário fechou a porta, quase suspirei de alívio. Era uma coisa tão contrastante que dava até nervoso de olhar. Enfim, algo assim não é também falsidade?

    Quantas vezes um funcionário não nos trata bem, e no entanto está com vontade é de nos mandar praquele lugar? Quantas vezes a gente não vê animadores chegarem no fim da festa e dizerem que aquela pirralhada estava um saco? Quantas vezes temos de representar um papel diante da sociedade quando somos completamente diferentes na privacidade de nossos lares?

    Aí você me diz: "Ah, mas a vida é assim! Todo mundo faz essas coisas, todos os dias." Não estou contestando! A mentira faz parte das relações humanas. Por exemplo,quase sempre pensamos uma coisa e dizemos outra. Então pra quê criticar a falsidade? Somos falsos, e parece que não há como fugir disso.

    Falar mal da hipocrisia já é falso. É igual àquele pai/mãe que tem pudor de falar de sexo pros filhos. Tem vergonha de falar, muitos até metem o pau no sexo, mas na hora de fazer, todo mundo faz.

    Enfim, o que vocês acham? Acho que isso de moral não é lá aquelas coisas, não?
     
  2. Garius

    Garius Usuário

    Moral e hipocrisia... duas faces da mesma moeda... mesmo que sejamos hipócritas várias vezes, é melhor que um falso moralismo as vezes apareça para nos colocar na realidade... afinal desta maneira conhecemos um pouco melhor as pessoas... mas mesmo quando "omitimos" algo para não magoar alguem, isso seria tb falsidade? ta certo que a verdade é o melhor caminho, mas isso é sempre?

    Como vc mesma descreve Itarillë, isso faz parte da natureza humana... só nos resta aceitar e conviver com isso... e tentar pelo menos com aqueles que prezamos muito evitar a falsidade... :wink:
     
  3. Ephemera

    Ephemera Usuário

    Como o Garius já destacou as vezes somos falsos pra não magoar os outros, eu acho que nem sempre a verdade é o melhor caminho. Tudo depende, não podemos evitar a verdade se isso for levar a má consequências mas o que custa responder que uma pessoas está bonita quando ela pergunta mesmo achando que ela está horrível? Ou dizer que sua amiga já está muito magra, mesmo não estando, pra que ela pare com bobagens anoréxicas? São coisas falsidades que não fazem mal, e as vezes podem até fazer um certo bem, mas não deixam de ser falsidades.
     
  4. Maia Valeouro

    Maia Valeouro Usuário

    Existem situacoes que em que uma pessoa nao tem nenhum motivo pra ser falsa e mesmo assim acaba sendo . Isso eh o que eu acredito como a verdadeira falsidade.... Agora num trabalho ou numa situacao parecida e ate uma questao de educacao... naum se pode tambem falar tudo o que vem na telha... tem que existir um limite entre a sinceridade e a falta de respeito.... saber onde termina o teu espaco e comeca o do outro... saber o que eh da sua conta e o que naum eh... :roll:
     
  5. Unholy Master

    Unholy Master Chess Piece

    Cada caso eh um Caso.
     
  6. ervadorei

    ervadorei Usuário

    é complicado falar de sexo com os nossos filhos
    eu sou mãe e sei o que estou falando muitas vezes não é hipocrisia ou
    vergonha e que quando se toca nesse assunto vc corre o risco de falar demais ou de menos de ser muito liberal ou extremamente conservador
     
  7. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Eu falo de sexo na boa com a minha irmã! :mrgreen:

    Tá, é minha irmã, não é filha... mas eu podia ser mãe dela pela diferença de idade. E não precisa ser necessariamente mãe pra ter vergonha dessas coisas ou não.

    É só falar de maneira natural! Olha, se faz assim, asim, assado. Pronto! Se depois a criança quiser saber mais alguma coisa, diga simplesmente o que você acha ou faria. E nesse segundo caso não se deve ser hipócrita. Senão depois não vai pegar bem quando ela souber que você fazia uma coisa e falava outra. Uma imagem vale mais que mil palavras.

    Na verdade, o que eu quis dizer foi exatamente isso. A falsidade está na sociedade, e não dá pra tirar ela. Nem deveria ser tão condenável, sendo que todos um dia são pouco ou muito falsos.

    O problema é quando prejudica alguém de fato, mas nada em si é necessariamente bom ou mal. Nós é que fazemos as coisas serem assim, como uma mesma faca pode servir para cortar alimentos ou para matar alguém.
     
  8. ervadorei

    ervadorei Usuário

    Ta falar de sexo não é dificil o dificil e saber dosar
    nem liberal demais nem conservador demais
    falo numa boa pra minha filha mais velha explico td que é possivel mais
    é claro que deixo claro que ela não deve se guiar sempre por aquilo que os outros
    fazem


    falsidade faz parte do Ser humano em maior ou menor grau
    td mundo tem...
     
  9. Garius

    Garius Usuário

    Sim ervadorei... todos temos, mas nem todos querem aceitar que tem... talvez seja isso tb que Itarillë queira dizer... mas quanto a prejudicar... isso é inevitavel...
     
  10. ervadorei

    ervadorei Usuário

    Temos tds as qualidades e defeitos
    nem sempre queremos fazer mal mais acontece
    quem aki nunca magoou alguem ou foi falso nesta vida?
    quem nunca mentiu ou foi hipocrita?
     
  11. Garius

    Garius Usuário

    Se vc esperar que alguem responda a sua pergunta para continuar o tópico, ele vai parar hehehe

    Só me resta perguntar... os fins justificam os meios?
     
  12. Kerdied

    Kerdied Usuário

    Falsidade existe...

    E o pior que quando você descobre, parece que te deram um tiro no meio da cara.

    Eu sei disso do poir jeito.
     
  13. ervadorei

    ervadorei Usuário

    não....quer disser isso depende muito.
    vai da situação muitas vezes vc faz coisas que se arrepende
    mais na hora faz sem pensar nas consequencias se esta agindo certo
    ou errado se esta sendo falso,mediocre,hipocrita..enfim
     
  14. Itarillë

    Itarillë Usuário

    Sim, foi isso mesmo :)

    Mas acho que em muitas vezes mentimos e não necessariamente prejudicamos... muitas vezes até mentimos por uma "boa causa".

    Depende muito da intenção também.
     
  15. Garius

    Garius Usuário

    Pior quando o costume de proteger se transforma apenas no costume de ser falso... ai sim que se perde de vez a confiança na pessoa... :?
     
  16. O ser humano não é perfeito em NADA.

    Todos carregamos um pouco de "falsidade e afins",como sugere o título do tópico.

    Claro que,quando criticamos a falsidade nas pessoas,de uma forma ou de outra,estamos sendo contraditórios.Mesmo assim,por que não buscar aperfeiçoar defeitos que todos nós temos?Ao invés de "devolver na mesma moeda" uma atitude de falsidade,antes evitamos ser falsos.Isso pode parecer ingenuidade de minha parte,e talvez seja,mas,o ser humano é capaz de aprender com os erros.

    Quando eu digo:"Não gosto de pessoas falsas",antes eu me refiro na questão das amizades,não de uma pessoa desconhecida ou aquela que não cria nenhum tipo de vínculo.É foda quando alguém demonstra ser legal com vc,quando na verdade ela quer é te mandar para aquele lugar mesmo,mas isso é "normal",todos procuramos evitar machucar alguém,procuramos um meio com o qual podemos levar uma vida que não seja problemática com relação ao convívio com outras pessoas.

    E,ser falso não significa que a pessoa é sempre falsa, não é porque simplesmente quer.Existem motivos diversos,como quando alguém pergunta pra vc:"Vc gosta de mim?"O que vc irá responder?Logicamente vc não vai dizer:"Não,não gosto de você,porque você é irritante,burra,mala,etc"...hipocrisia muitas vezes faz parte,é a vida...

    Mas,acho que deveríamos tentar evitar de alguma forma...sempre há um meio.Eu procuro ser sincero sempre,e vou dizer uma coisa,minha sinceridade tem me prejudicado muito,seja com relação aos amigos ,namorada,família...muitas vezes não percebemos que a falsidade poderia ser nossa aliada para o bem de outras pessoas,embora não para o nosso próprio bem.
     
  17. ervadorei

    ervadorei Usuário

    o que ocorre pra mim é que algumas pessoas acostumam tanto
    a mentir ou ha ser falso com as pessoas que estão ao seu redor que isso
    vira rotina
    é um circulo vicioso....
     
  18. Garius

    Garius Usuário

    Mas todos são sempre assim? não tem uma pessoa que se salve? talvez não... procuramos uma perfeição nos outros que muitas vezes tb não podemos dar...

    Não ser o melhor dos seres humanos, mas ser o melhor possivel para aqueles a sua volta então... ao menos isso :wink:
     
  19. ervadorei

    ervadorei Usuário

    sempre queremos ser o melhor para as pessoas
    que nos cercam mais lidar com nossos sentimentos é complicado
    falsidade é um fato....tds temos em menor ou maior grau
    estamos sempre mentindo pra nos defender ou nos ajudar
    magoamos as pessoas sempre sem querer ou ate mesmo querendo
    mais no mundo existem pessoas tão ruins por dentroq ue são capazes de mentir
    e enganar a tempo todo
    e acreditam naquilo que falam
     

Compartilhar