Aqui eh o irmão do Fallen.
Com citações provarei a falha. As simples para o texto original, as aspas duplas são minhas.
1)Primeiro: Eru diz claramente nessa parte do "conto da canção" que ele fará acontecer aquilo que eles viram.
"Then there was unrest among the Ainur; but Il?vatar called to them, and said: 'I know the desire of your minds that what ye have seen should verily be, not only in your thought, but even as ye yourselves are, and yet other. Therefore I say: E?! Let these things Be! "
Espero que não haja qualquer dúvida quanto ao fato de que eles viram o que eles cantaram. Portanto Eru disse que as coisas que foram vistas serão feitas.
2)Agora Eru diz que cada um cantará sobre o tema proposto, inspirados pela Chama Imperecível, e adornando (arranjando) a música com seus próprias pensamentos e mecanismos (lembrem-se que os Ainur tinham vozes como de instrumentos e outras coisas bem variadas, que tinham a ver com a personalidade de cada um).
"Then Il?vatar said to them: 'Of the theme that I have declared to you, I will now that ye make in harmony together a Great Music. And since I have kindled you with the Flame Imperishable, ye shall show forth your powers in adorning this theme, each with his own thoughts and devices, if he will. But I win sit and hearken, and be glad that through you great beauty has been wakened into song.'"
Portanto, cada um cantou da forma que podia e queria (gostava). Baseavam-se em seus interesses, vontades e pensamentos.
E na outra citação ficou provado que o que eles cantaram seria feito (falta provar por quem). Em resumo: o que eles gostavam, cantavam e isso viria a acontecer.
3) No Valaquenta, logo no início:
"Then those of the Ainur who desired it arose and entered into the World at the beginning of Time; and it was their task to achieve it, and by their labours to fulfil the vision which they had seen."
Aqueles que quiseram, desceram para fazer AQUILO QUE ELES TINHAM VISTO. Não necessariamente em Arda (Terra) a princípio, mas sim em todo o universo. Arda é o segundo tema. Então:
I) Melkor fingiu boas intenções ao descer (no começo ele também não havia se rebelado).
II) No meio da música, do primeiro tema, ele entra em dissonância. Após algum tempo no universo ele passa a contruir coisas abomináveis, efetivamente se revoltando contra Eru.
III) No segundo tema os Ainur ganham maior força e passam a vencer a dissonância. Melkor reage mudando sua música para enfrentá-los. No universo, os Ainur começam a adornar Arda. Melkor os segue e passa a destruir tudo o que eles criam.
Em cada um dos temas Melkor foi ganhando força e apoio até que Eru propôs o terceiro tema (os Filhos de Eru).
IV) A canção dos Ainur, mais bela volta a competir com a de Melkor. A guerra sonora se intensifica. No universo são os primeiros conflitos entre Melkor e os Ainur, com ajuda de Tulkas, em que Melkor é finalmente capturado, depois libertado, depois expulso para o Vazio (com previsões de retorno).
Este terceiro tema se passa durante a existência dos filhos e a Profecia de Mandos preve a volta de Melkor em eras futuras (o livro não foi terminado). O conflito só termina com a intermediação final de Eru (o fim do mundo).
Isso prova que as ações foram de acordo com a música. Ele fez o que cantou.
4) Os Ainur tomavam as formas que tinham visto:
"Now the Valar took to themselves shape and hue; and because they were drawn into the World by love of the Children of Il?vatar, for whom they hoped, they took shape after that manner which they had beheld in the Vision of Il?vatar, save only in majesty and splendour."
5) Cada um via/fazia as coisas de que gostava.
"And they observed the winds and the air, and the matters of which Arda was made, of iron and stone and silver and gold and many substances: but of all these water they most greatly praised."
6) Como cada um era uma parte diferente da mente de Eru, dois não podiam ser iguais ou compartilhar interesses. Portanto cada um gostava de uma coisa diferente. Baseado na 5ª conclusão, eles viam/faziam aquilo que gostavam.
7) O universo era igual às visões. Tudo acontecia como nas visões. Todos cantaram. O que eles cantaram, viram e fizeram. Nem todos desceram. Como pode o mundo ser às visões se só quem gostava cantava e fazia? Quem apenas cantou e não desceu, não fez nada. Portanto há uma incoerência (i.e. Tolkien clama que o universo é a igual à canção, mas ele não poderia de modo algum ser a não ser que todos Ainur tivessem descido).