• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Falece a escritora brasileira Elvira Vigna

Bartleby

fossore
IMG_2782.JPG

Do fb da companhia:

Nota de falecimento

Faleceu hoje Elvira Vigna aos 69 anos. Autora de diversos títulos como “Por escrito” e “O que deu para fazer em matéria de história de amor”, Vigna foi reconhecida pela crítica e ganhou prêmios como o APCA de melhor romance de 2016 com seu último romance “Como se estivéssemos em palimpsesto de putas”. Com "Nada a dizer", Elvira conquistou o prêmio "ficção" da Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro livro lançado pela Companhia foi em 1997, "O assassinato de bebê Martê". Temos muito a agradecer a esta incrível autora, por toda uma vida de dedicação à sua paixão: a literatura.

***

Do fb da autora:

Nota de falecimento

Elvira Vigna (29/09/1947 – 10/07/2017) foi diagnosticada com um carcinoma micropapilar invasivo em 2012. Desde então, Elvira:

- publicou 7 livros, sendo quatro no Brasil, um na Itália, um em Portugal e um na Suécia;

- como autora, recebeu 4 prêmios de prestígio (prêmio APCA de Melhor Romance 2016, segundo lugar do Oceanos, prêmio ‘ficção’ da Academia Brasileira de Letras, Cidade de Belo Horizonte de Melhor Romance) e foi finalista de outros 4 (Prêmio Rio, Jabuti, São Paulo, Portugal Telecom);

- traduziu 4 livros;

- publicou 9 artigos acadêmicos;

- ministrou várias palestras;

- deu algumas entrevistas;

- apresentou seus livros na feira de Gotemburgo (2015);

- ilustrou 4 livros, sendo dois desses premiados (incluindo um Jabuti de melhor ilustração);

- a lançar ainda, mais 3 livros.

Sua produção completa pode ser conhecida em seu site: http://vigna.com.br/

Elvira não quis que sua doença viesse a público por saber que, caso isso acontecesse, ela passaria automaticamente a ser excluída das atividades profissionais que dependessem de convite. Esperamos que a sua produtividade sirva de exemplo e estímulo para que todos aqueles que passem por dificuldades não abram mão de quem são, do que fazem e do que querem fazer.

Em respeito à não-religiosidade de Elvira e da família, não haverá qualquer tipo de missa ou similar.

Elvira foi uma pessoa incrível e a família pede que, caso desejem, a lembrem via literatura, que sempre foi sua grande paixão.

Questões relacionadas com seus livros são tratadas pelo autor Eric Novello – cericn@gmail.com

Sobre demais assuntos, a pessoa a ser contactada é sua filha Carolina – carolina@vigna.com.br

***

Texto escrito pela Camila do Livros Abertos: http://www1.folha.uol.com.br/ilustr...ara-uma-autora-brasileira-incontornavel.shtml

***

Ainda não li nada dela, mas é uma escritora que parece ter contribuído bastante pra literatura brasileira, e uma que estou sempre adiando a leitura... comprar um livro dela... certamente uma grande perda...

Alguem ja leu algum livro da Elvira?
 
Já li bons elogios do último dela, mas ler mesmo eu ñ li. De todo modo, estranhamente pude sentir q com a notícia da morte dela uma grande voz se calava.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo