1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Fake news, o baluarte dos manipuladores de cérebros indefesos desavisados

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Giuseppe, 25 Mai 2018.

  1. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Onde foi parar a boa e velha verdade na mídia (se é que algum dia existiu)?
    Este tópico é sobre a completa falta de vergonha na cara por parte de grandes veículos da mídia que divulgam em rede nacional e internacional notícias cheias de sensacionalismo, informações incorretas, omissões e dados manipulados.
    Esse é o mundo da pós-verdade, onde qualquer um escolhe a sua própria verdade como se escolhesse sabor de pastel na feira.
    Compartilhem seus pensamentos (verdadeiros de verdade) sobre as tolices divulgadas nos quatro cantos da terra.
    Editado: opa, valeu por transferirem o tópico pra área correta!
     
    Última edição: 25 Mai 2018
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Darkness

    Darkness 人間 Usuário Premium

    Acho muito ridículo! Isso é zombar do povo, subestimar o povo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Clara

    Clara Antifa Usuário Premium

    Concordo que parte da mídia divulga muita notícia que quando não é fake é mostrada de maneira sensacionalista e tendenciosa.
    Mas também é fato que muita gente tem preguiça de conferir a veracidade das coisas.
    Pra um grande número de pessoas é mais fácil acreditar naquilo que dá suporte e "justifica" seus ódios e preconceitos do que buscar pela verdade ou simplesmente ignorar uma noticia evidentemente falsa ou pelo menos duvidosa.

    Fico de cara com gente que divulga essas coisas porque o efeito disso vai muito além da simples indignação no zapzap da família, às vezes pode resultar em tragédias hediondas como a da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ou então as pessoas acreditarem realmente na história porque um descerebrado famoso e com espaço na mídia disse que é verdade.
     
  4. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Exatamente, essa é uma das principais características das fake news! É sempre sobre algum assunto que as pessoas não dominam totalmente e é algo que contribui para perpetuar estereótipos e preconceitos ridículos. Se a notícia é sobre um assunto que você domina, você não vai se deixar enganar pois vai saber que está incorreta. As fake news apelam pro lado emocional, principalmente para a raiva e o medo para fazer com que um determinado indivíduo ou grupo seja o "herói da história" e consequentemente o outro lado seja sempre o "vilão malvadão". Mas a verdade não é feita de extremos e de um simples "nós contra eles". Portanto amigos, por favor, ao ler notícias, seja onde for, tenham em mente que há sempre a chance de haver informações incorretas e que muitas vezes ao invés de simplesmente relatar a notícia da forma como ela é, a pessoa que escreveu está também dando sua opinião. Quando é um comentário político, artigo de opinião, etc tudo bem, porque é pra isso que eles estão escrevendo. mas quando se trata de relatar notícias, elas devem ser mostradas da forma como são, não como o autor do texto gostaria que elas fossem.
     
  5. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Boa parte do conteúdo é puro click-bait para gerar mais visualizações, que geram mais receitas para o dono do site e assim segue o baile dos desavisados. Não adianta dizer que tal autor é falso, o povo é curioso e adora uma treta.
     
  6. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    As duas coisas acontecem. Quase diariamente eu vejo informações erradas e omissões ao ler notícias, e sim, como você disse, o povo adora uma treta.
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Esse é só um dos 1001 motivos que não tenho vontade alguma de ter conta em redes sociais popularescas. Pra não ter a encheção de saco de ter sempre alguém me enviando uma notícia falsa ou extremamente sensacionalista de fontes nada confiáveis.
     
  8. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Muitas vezes na internet e no Whatsapp há notícias que nem tem fonte, ou então é o velho "ouvi dizer que fulano disse que falaram pra ele que ela disse que deve ter sido assim". O pior é que o pessoal nem para pra pensar pra ver se a notícia é real ou não.
     
  9. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Depois de muito trabalho árduo e sem reconhecimento (pelo contrário, ficavam com raiva de mim), eu parei de desmentir, com links dos e-farsas e boatos.org, as fakenews que meus tios postam diariamente no grupo da família. Adotei a estratégia de, ao contrário, confirmar as verdadeiras. Quase não tenho tido mais trabalho.
     
    • LOL LOL x 1
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Nem grupinho de família dou brecha por causa disso também e hoje até tiro sarro dos meus pais que optaram em ficar e reclamam dos que fazem isso :lol:
     
  11. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Haha, putz, o pior é isso, ser visto como o "chatão" que pensa que é o paladino da verdade que discorda dos "jornais renomados". Meu sonho é achar um jornal imparcial.
    Toda vez que eu leio uma notícia eu leio com o senso crítico afiadíssimo, não tem outra solução.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Há algum tempo eu cheguei à conclusão de que isso é impossível. Mesmo aqueles que não estabelecem a linha editorial de acordo com os grupos que os financiam não conseguem se desprender da linha ideológica dos seus redatores. Acho que o ideal é fazer um esforço para beber de várias fontes que têm posturas antagônicas claras.
     
  13. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    É o melhor que dá pra fazer, realmente não há muitas opções além de checar várias fontes diferentes e usar o senso crítico pra ter algo que pelo menos se aproxime da verdade, já que a verdade de verdade pelo jeito tá fora de cogitação.
     
  14. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    Se bem que a população, num momento de notável tensão, como foi a greve dos caminhoneiros, cai em qualquer boato e se desespera, sem checar as fontes primeiro, exempli gratia, falando que, depois de 7 dias de greve da categoria, a Constituição assegurava uma intervenção de ordem militar,o que notavelmente é mentira...
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  15. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Putz, assim fica fácil, hein? hahaha
     
  16. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    E o pior disso é dizer que a Constituição não impede uma intervenção militar sob essa condição!
     
  17. Giuseppe

    Giuseppe Eternamente humano.

    Aparentemente cada um tem a sua própria Constituição: aquela que será mais conveniente para ele.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Essa dos 7 dias foi sensacional. :lol:
     
    • LOL LOL x 2
  19. Clown or Minstrel

    Clown or Minstrel desenvolvedor

    Por mais que uma notícia seja falsa, piada, meme, ridícula, qualquer pessoa pode tomar como verdade, se estiver alinhada à verdade dela.
     
  20. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Compartilhar