• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fadas

Na real, eu acho que se o Tolkien pretendesse mesmo manter isso como um mito hobbit, isso teria sido mencionado nos Apêndices ou em algum outro lugar da narrativa. Tolkien manteve muitas coisas relacionadas a lendas e histórias d'O Hobbit, como a Batalha dos Campos Verdes, os boatos de que Bilbo escondia um tesouro gigantesco em túneis subterrâneos, mas outras ele descartou. Essa história das fadas paree ter sido uma delas.
 
Pode-se dizer que essa fada seria um elfo femea!!! :lol::lol::lol:
Não entendo muito disso, porem nao e citado em nenhum outro lugar a existencia de fadas nas obras....
e elas nao se inserem de maneira nenhuma na historia....

Eu acredito, como os outros, que era lenda.
Contudo, em Roverandom, quando a baleia leva Rover num passeio e este vislumbra as "Terras Imortais", a baleia lhe fala sobre a Ilha das Fadas.
Não estou usando Roverandom como base para argumentação. Seria absurdo. É apenas um comentário. :yep:
 
Na edição do Brasil é chamada de filha do rio(corrijam-me)

Quanto às lendas dos hobbits não existem muitas informações. Os Hobbits tiveram origem nas margens do Anduin, mas nnão há nenhum registro que fale mais sobre isso, ou que descreva alguma outra lenda Hobbit.

O nome ta certo mas eu lembrei de uma coisa que li em ingles num livro da biblioteca de ca que falava que Frute D'ouro era algo parecido com uma ninfa tipo ela vivia numa "casa" dentro do rio mesmo entao ela nao podia ser um elfo do rio apesar que é dito no Senhor dos Anéis que Fruta D'ouro era uma elfa(é isso mesmo????).
então o que pensei agora é que a esposa do Tûk era tipo que uma ninfa e que eu me lembre Tolkien diz algo sobre ninfas em algum lugar.....

Não tenho certeza se é isso vou pegar o livro de novo e coloco o trecho... ou se alguem tiver As Aventuras de Tom Bombadill
 
Eu tenho as Aventuras de Tom Bombadil, mas lá não tem nenhuma informação sobre ser fada ou ninfa, apenas chama ela de "filha do rio".
 
Esse negócio da elfa aí é bem mais plausível (considerando-se a "biologia do legendarium tolkeniano", uma vez que imaginar uma elfa casando com um hobbit é, no mínimo, hilário). Tolkien já disse em algum lugar (não me pergunta onde, na verdade estou fazendo uma citação baseado em uma citação que eu vi num artigo do Cisne) que elfos e homens são da mesma espécie biológica, uma vez que podem se cruzar e gerar descendentes férteis. E como hobbits são homens evoluídos (biologicamente falando), provavelmente o mesmo valia para elfos e hobbits.

Mas, como disse acima, seria bem estranho ver um hobbit e uma elfa juntos.
 
Esse negócio da elfa aí é bem mais plausível (considerando-se a "biologia do legendarium tolkeniano", uma vez que imaginar uma elfa casando com um hobbit é, no mínimo, hilário). Tolkien já disse em algum lugar (não me pergunta onde, na verdade estou fazendo uma citação baseado em uma citação que eu vi num artigo do Cisne) que elfos e homens são da mesma espécie biológica, uma vez que podem se cruzar e gerar descendentes férteis. E como hobbits são homens evoluídos (biologicamente falando), provavelmente o mesmo valia para elfos e hobbits.

Mas, como disse acima, seria bem estranho ver um hobbit e uma elfa juntos.

Uma visão no minimo hilária mesmo:mrgreen:

Pode ter até sentido quanto a "biologia do legendarium tolkeniano", mas Tolkien fez questão de descrever sore todas as uniões entre homens e elfos, por que ele deixaria um casamento entre um Hobbit e um elfo femêa de fora?
 
Eu concordo com o Thalion em relação a que fadas como se entende comunmente ('sininhos') seria algo que somente teria sido posto em O Hobbit pelo fato de ele ser um livro para crianças, e não como uma lenda de hobbits.

Mas eu acho que o que é mais interessante é discutir se não é possível que Tolkien tivesse uma interpretação do termo fada (fairy) um tanto diferente do que nósconsideramos comum. A palavra fairy descende da palavra "faie" do Middle English, que significa: "uma pessoa ou lugar possuidor de propriedades mágicas". Em muitas lendas fada traduz 'ser mágicos': é comum verbos esse termo para changelings, duendes, gnomos, goblins, hobgoblins, changelings, elfos, etc. E a questão da fada, creio eu (talvez alguem que entenda melhor possa confirmar), é bastante presente nas lendas bretãs, e como muitos de nós sabemos, Tolkien era um estudioso delas (ele publicou um trabalho sobre o primeiro registro lenda de "Beowulf" [século VII ?] e também outro sobre o "Sir ???, O Cavaleiro Verde"). Isso nos leva a uma possível interpretação onde: elfos, balrogs, anões, nazguls, trolls, etc - podem ser considerados fadas.

Agora depois de tudo isso é hora da minha viajada(eu não li as cartas de Tolkien mas acho que alguém teria comentado sobre isso se ele tivesse escrito, portanto eu realmente acho que seja uma viagem minha): se considerarmos que todos os seres fantásticos de Tolkien são fadas, pois eles em um ou outro aspecto são 'mágicos', nós podemos dizer que ele atribui um caráter de 'mágico' (ou, no caso de Tolkien seria mais adequado, Divino) aos homens também. Em toda sua obra os homens estão no mesmo patamas que muitos outros seres (elfos, hobbits, trolls, orcs, etc), e eles são os 'irmãos' dos elfos: os outros filhos de Iluvatár. Mesmo que talvez Tolkien nunca tenha pensado (conscientemente) dessa forma, isso não só faria sentido com o conjunto da obra como também com a sua religiosidade (eu não sou cristão [nem batizado eu fui...meu amigo jesuíta diz que ainda vai enfiar minha cabeça na pia e me batizar :lol:], mas creio que para o cristianismo os homens são o ser que tem o "ar mais místico"..."mágico"..."divino").

Espero que eu tenha despertado um novo olhar (ou talvez simplesmente novos termos para um olhar que vocês já tinham :lol:), Tolkien é um grande estudioso de mitologias e suas lendas, e ele com certeza conhecia esse significado para a palavra fada. Eu não acho que seja provável que ele o usaria sem ao menos explicá-lo (afinal eu concordo que o termo foi usado simplesmente por ser um livro infantil), e nesse caso eu acho que seria recorrente.

PS.: Vlw pela inspiração Torugo :mrgreen:
PPS.: As informações sobre a história da palavra fada foram tiradas de
http://www.virushead.net/flily/faeinfo.html
Eu sabia que ela tinha varios outros termos que pareciam com latim mas nunca tinha ido ver de onde vinha.

--PÓS-EDIÇÃO--

Tolkien detestava fadas, e um Hobitt com uma Elfa (Ou o contrario o_O) é mórbido demais.

Tolkien não detestava fadas...¬¬...
Fadas são muito interessantes, e Tolkien também achava:

"Proponho-me a falar de histórias de fadas (...). E posso ser considerado demasiado audaz, porque, apesar de ter sido um amante de histórias de fadas desde que aprendi a ler e de pensar sobre elas de tempos em tempos, nunca as estudei profissionalmente. Tenho sido pouco mais do que um explorador errante (ou transgressor) nessa terra, cheio de admiração, mas não de informações."

TOLKIEN, John Ronald Reul. Sobre Histórias de Fadas, pág 09.São Paulo: Conrad Editora, 2006.
 
Última edição:
Levando em conta que Tolkien criava contos e lendas para entreter seus filhos, a exemplo disso podemos citar O Hobbit, essas históras ( que possivelmente poderiam ser Lendas Hobbits), foram perdidas , afinal, muitas nem chegaram a ser escritas ou foram apenas começadas.
 
Última edição:
Eu vi há algum tempo aqui no fórum uma carta do Tolkien em que ele demonstrava seu profundo descontentamento com o roteiro escrito por um cara que pretendia fazer um desenho animado do Senhor dos Anéis. O cara transformou Caras Galadhon, a cidade élfica em Lórien, num castelo mágico de fadas. O Professor não deixou de mostrar seu profundo descontentamento com esse fato. Não creio que ele odiasse fadas, e de fato, pelo que mostrou o nosso amigo Cappadocius. Mas o Senhor dos Anéis não era uma história que incluía fadas, nem qualquer coisa semelhante a seu conceito, em qualquer ponto. Em muitos lugares, mesmo no próprio O Hobbit, os hobbits chamam os elfos de elfos, não de fadas. A única menção de ´fadas´ no legendário é esse trecho, mas em se tratando de ser um trecho pertencente a O hobbit, eu não lhe daria tanto crédito assim, a ponto de considerá-lo uma lenda comum entre os hobbits.
 
Cappadocius, parabéns pelo post :clap:
Contudo, quando Tolkien faz referência a "Histórias de Fadas", na minha opinião, ele se refere ao gênero literário conhecido como Contos/Histórias de Fadas e não as criaturas (Fadas).
 
Cappadocius, parabéns pelo post :clap:
Contudo, quando Tolkien faz referência a "Histórias de Fadas", na minha opinião, ele se refere ao gênero literário conhecido como Contos/Histórias de Fadas e não as criaturas (Fadas).

Eu concordo com você, ele não está se referindo a fada em si. Mas pelo trecho ele nos passa a impressão de gostar muito desde genêro, e é verdade que algumas "histórias de fadas" não tem fadas, mas muitas tem. Então para se realmente gostar do gênero eu diria que você tem que gostar de fadas também, é como eu disse elas não são 'sininhos', são seres mágicos.

Vlw pelo parabéns :D
 
Aí já é uma questão de opinião. Não conheço muitos contos de fadas, à exceção dos velhos contos que têm a mardita fada madrinha com varinha de condão salvando a princesa da bruxa malvadaou do dragão safado. Quando se fala em conto de fadas, é isso que vem à minha mente, e eu acho que é esse conceito jacú de fada que o Tolkien não suportava (e foi provavelmente justamente nisso que o roteiro daquele desenho que eu citei transformou os elfos de Lórien). De novo, acho que essa referência era somente para dar a O Hobbit um gosto de história infantil, não importando se as criaturas da Terra-média eram certos tipos de fada por serem de certa forma, 'mágicas'. E por mágico aqui eu digo: estranho ao nosso mundo e realidade, por mais que um hobbit e um orc comuns não tivessem nada de mágico em seus seres, de acordo com uma visão mais direta do que é magia no mundo de Tolkien.
 
Eu acho que todos os seres do mundo de Tolkien seriam mágicos, pois eu acho que o que lhes garante essa condição é a chama de Eru. Mas isso já é assunto pra outra discussão :lol: (pretendo ler o ensaio do Tolkien "Sobre Histórias de Fadas" e então provavelmente criarei uma discussão sobre essas criaturas e suas lendas, veremos como vou encaminhar a discussão...isso dependerá do que eu vou ler :yep:).

Mas o que eu vim dizer é que o fato de Tolkien não ter gostado de uma adaptação para desenho que transformava O Senhor dos Anéis em "um conto de fadas" no sentido mais "feliz à la ursinhos carinhosos" não quer dizer que ele não gosta desse estilo de contos de fadas. É que O Senhor dos Anéis tem um nível de profundidade muito maior que estaria sendo destruído nessa interpretação :mrgreen:
 
E o meu ponto aqui é que essa história de Tûks filhos de fadas são infantilidades típicas d'O Hobbit, a despeito do que Tolkien achava sobre fadas e contos de fadas.
 
Acho que essa história era para ilustrar como os Tûks não eram hobbits comuns, pois haviam muitos Tûks aventureiros e estranhos (como o próprio Bilbo) e isso era bem incomum entre os Hobbits.

Essa história parece um tipo de fofoca do Condado, como uma explicação para o comportamento diferente dos Tûks, como se fossem assim porque tinham alguma fada por ancestral.

Pra mim os hobbits poderiam chamar qualquer "criatura" diferente deles de fada, até Elfos e os descendentes do Homens de Númenor, pois raramente tinham contato com outros povos que viviam além do Condado, então acho que esse fada não se refere a fadas ou ninfas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo