1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Faculdades de Tecnologia, qual a sua opinião?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Excluído004, 21 Mar 2003.

  1. Excluído004

    Excluído004 Excluído a Pedido

    Bom, acho que muitos já viram por aí algumas facultades que tem cursos de Tecnologia de informática e tal mas eu no momento estudo em uma que é específica de informática e tem 3 cursos modulares de 5 semestres cada curso, web design, banco de dados, e redes de computadores. Qual é a opnião de vocês sobre estes cursos... é melhor? é ruim? Você já fez ou está fazendo? Vale mais apena fazer uma faculdade normal e depois um curso de Informática ou de alguma especialização!?

    Vamos lá... "botem a mão no teclado" e dêem suas opniões!
     
  2. TT1

    TT1 Dilbert

    Eu faço faculdade de Informática na UERJ, e o curso é bem direcionado pra Análise de Sistemas. Eu não curto muito essa parte de programas em si, mas quero me direcionar mais pra parte de Internet. A minha irmã é especialista em banco de dados e faz na UFRJ, talvez eu faça um curso de DB Oracle e talz.. infinet rlz !

    Mas a gente sabe que pra ser profissional de informática não precisa de dipoma né ? Pelo que eu vejo, basta saber fazer bem :D
     
  3. Mentor

    Mentor Usuário

    As faculdades de tecnologia surgiram como uma tentativa de aumentar a oferta de pessoal capacitado em várias áreas. São cursos relativamente baratos e de curta duração se comparados as engenharias, bacharelados, etc...

    Aqui no Cefet-PR já existem esses cursos há alguns anos, depois de 3 semestres você tira o diploma de técnico, e mais 3 semestre e você é tecnólogo.

    A primeira vista essa solução parece ser boa, mas não para todas as áreas. Na área de informática realmente está aumentando (pouco, é verdade...) o nível do pessoal, mas em outras áreas, particularmente a Eletrônica, que é a que eu lido mais diretamente, tem sido um fiasco...


    O curso técnico de 2º Grau durava 4 anos, sendo 3 se você quisesse ser só auxiliar técnico. Desde que o Cefet terminou com esse curso, a oferta de pessoal na área caiu muito, e surgiu um problema novo: o pessoal que está se formando como Técnico através da faculdade não consegue desempenhar as mesmas atividades dos antigos técnicos de 2º Grau. Isso é meio óbvio, comprimir o conhecimento de 4 anos em 1 ano e meio é meio complicado... Além do estágio obrigatório, que eu não sei se eles tem que fazer agora...

    E pra piorar, os Tecnólogos agora se acham superiores ao resto do pessoal, pelo fato do título de Tecnólogo ser de nível superior...


    Por outro lado tudo isso acabou criando um mercado novo, os dos cursos pós-médios Técnicos, que tem servido como paliativo...

    Ah, que saudades dos cursos técnicos do Cefet!!! :twisted:
     
  4. PleuraMan

    PleuraMan Usuário

    Eu estou confuso...
    Daqui 2 anos faço o vestibular, mas não sei qual área da informática quero estudar...
     
  5. Inho

    Inho Usuário

    Ó, eu passei pro curso de Ciencias da Computação da UFPE, que é muito bom. O cara se lasca de estudar lá dentro, dizem que é muito difícil e tal, mas eu to muito a fim de encarar. Até tem um grupo de lá representando o Brasil numa tal de olimpíada de computação, algo assim, na CAlifornia... tipo, deve ser muito bom!
     
  6. Excluído004

    Excluído004 Excluído a Pedido

    Bom, pra te ajudar veja o que você mais faz no computador.... se vc se interessa mais pelo design, ou pela funcionalidade, ou então pelo equipamento.. aí então vc escolhe....

    eu escolhi design por que desde novo eu já adorava HTML então acabei viciando e o vício virou profissão.... 8-)
     
  7. black_pilot

    black_pilot Usuário

    Eu faço Bacharelado de Informática na puc. E tipo, eh interessante, pq vc de inicio aprende uma noçao de todas os ramos da informática. E depois escolhe uma linha de especialização (minimo de duas linhas, máximo de quantas quiserem).
    Acho que as linhas são (deve ter mais):
    -Engenharia de Software
    -Analise de sistemas
    -Computação Grafica
    -Redes de Computadores
    -Inteligência artificial

    Eh bem legal, pq o curso eh mto amplo, e ainda tem algumas matérias de administracao e direito. Que deixa mais preparado pro mercado de trabalho
     
  8. Gothic Legolas

    Gothic Legolas Counter-Strike Player

    Eu faço Criação e Gestão de Ambientes Internet na Estacio de Sá! :mrgreen:

    É bem legal tirando as materias chatas como Algebra Linear e Algoritimos! :disgusti:
     
  9. Ocean Soul

    Ocean Soul Usuário

    huahe... estou quase na mesma... veja meu caso... se vc puder ajudar :)

    - Faço sites quero aprender php e ser PRO no Photoshop...
    - Gosto um pouco de hardware, sei o suficiente p/ resolver os meus problemas...
    - Ahmm... Comecei agora com computação gráfica... vamo ver no que dá...

    Qual ramo que estaria mais próximo?? heheh
     
  10. Koihler_theOld

    Koihler_theOld Usuário

    Eu vou fazer Design Digital no proximo ano, depois Game Design.
     
  11. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Eu faço Ciência da Computação na Unesp/Bauru.. e gosto muito do curso :)

    Para quem está prestando vestibular um atento. O MEC só reconhece 4 cursos na área computóloga.

    Engenharia da Computação
    Bacharelado em Ciência da Computação (É Ciência, e não Ciências)
    Bacharelado em Sistemas de Informação
    Licenciatura em Informática.

    Qualquer faculdade que oferece um curso que não é um dos quatro terá que se adequar em breve (acho q até 2006).

    Eu não sei sobre os outros cursos, aliás sei um pouco mas não quero comentar, afinal gosto é gosto né, mas aqui em Bauru temos um BCC diferente da maioria dos outros. Nosso curso tem uma parte técnica muito grande, incluindo a parte mecânica, aliás tem um projeto querendo mudar o curso para Engenharia da Computação.. só seria necessário colocar as matérias básicas de engenharia (eca..) Mas o curso é para quem gosta e quer aprender, o esforço é essencial. A teoria do curso é muito pesada, na hora você não entende para que está estudando isso, mas depois de alguns anos você se toca...

    Eu pretendo complementar meu curso com a faculdade de Administração, que tem tudo a ver com computação, pelo menos na área que eu pretendo atuar.

    O curso é bom...

    Sobre o Adenedhel.. uma pergunta simples.. você gosta de programar? Gosta de Algoritmos? Gosta de estudar? Se sim a sua área é Ciência da Computação :mrgreen:

    Senão pode tentar algo mais light.. como Sistemas de Informação :lol: :lol:

    Desculpem-me os alunos de SI mas eu nào resisti :obiggraz:
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Pode por Análise de Sistemas junto :mrgreen: :mrgreen:
     
  13. Avenger

    Avenger Usuário

    Muita coisa depende do que vc vai querer no futuro. Diploma conta muito, por isso sugiro q vc faça uma pós depois de estudar na facul.

    Fazer uma faculdade é excencial, mas só serve pra vc ter uma noção bem básica do mundo da informática e aprender a estudar sozinho. Se vc realmente quer trabalhar com informática vc vai ter que aprender muito sem ter um professor. Qdo vc entra realmente no mercado de trabalho descobre q oq ensinaram não é realmente útil no mundo real, e vc vai ter q ralar pra aprender oq realmente interessa.

    Os cursos de informática que valem mesmo a pena fazer são os de certificação como o a Microsoft, Borlando, Oracle, e por ai vai. O resto não são nada que um bom tutorial da internet ou um livro não resolvam.

    Ps.: Aprenda Ingles! :D
     
  14. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu passei aí tb :mrgreen: Mas optei pela USP mesmo. Tou formado há 3 anos.
     
  15. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Eu também fiz o BCC lá.

    Er... preciso dizer que adorei o curso? Tanto que ainda dou umas passadas por lá de vez em quando :mrgreen: .

    (editado)
     
  16. Inho

    Inho Usuário

    Gostar do curso acho que não vai ser problema pra mim. A cada dia eu confirmo mais uma vez que programação é minha vida, é o que eu quero. Mas eu ainda tenho medo de estar pegando um caminho errado, inútil, e tudo mais.

    Anyway, se eu programar o suficiente pra sobreviver eu vou ser feliz. Ou pelo menos adoraria que fosse assim...

    :lily: UFPE, aí vou eu!!
     
  17. Solum

    Solum Usuário

    se vc gosta de matematica e física faz ciencia da computacao
    eh moh bom! :dance:
     
  18. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Hehehe ficou meio confuso isso, você fez BCC na UNESP ou na USP?

    Ae Deriel.. foi em algum Intercomp? :mrgreen:

    O coisa boa.. hehe desse ano vai ser dia 1 a 4 de maio... pena que eu acho que não vai sobrar din din para ir... :disgusti:
     
  19. Pavanelli

    Pavanelli Usuário

    Eu tô fazendo Egenharia da Computação, e na boa, só façam esse curso se vcs gostarem muito, mas muito mesmo de cálculo e física, principalmente de circuitos eletricos. Ele é meio que uma mistura de Engenharia Elétrica com Análise de sistemas e Ciência da Computação.

    A parte de programação é foda pra caramba. Eu tô no segundo ano e já vi C/C++, java, assembly e vai começar Lisp, log e prolog, e ainda vai ter IA, análise de algoritmos, Paradigmas de Linguagem de Programação. Banco de dados, Sistemas Operacionais, redes, uma porrada de coisa. Se só tivesse a parte da programação blz, mas tem as 2: Hardware e software, isso sem contar as matérias teóricas como Metodologia, Engenharia de software, mais as matérias idiotas da PUC, como Antropologia Teologica.

    Mas pelo menos é um curso que tem um mercado de trabalho muito bom, com emprego garantido por alguns anos.
     
  20. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    Pelo título do tópico, achei que fosse alguma discussão a respeito de faculdades como as FATECs do estado São Paulo, com cursos superiores em Tecnologia em Processamento de Dados, por exemplo. Mas como tá todo mundo dando opiniões de demais cursos, vou colocar mais uma aqui...

    Sou engenheiro de computação formado há 1 ano pela Unicamp e atualmente faço mestrado na mesma.

    Na graduação, os quatro primeiros semestres foram muito chatos, só vendo programação em Pascal, praticamente, e disciplinas muito básicas, como cálculo (1, 2 e 3), álgebra, estatística, física (1, 2, 3 e 4!) e química. Depois do quinto semestre, cada aluno podia escolher a área em que queria se "especializar": uma mais voltada para o desenvolvimento de software e outra mais para hardware. Em qualquer caso, a dificuldade é bem maior do que nos semestres anteriores e é preciso muita dedicação. Resolvi optar pela modalidade de software acabei tendo disciplinas que achei interessantes, como IHC, sistemas distribuídos, IA, redes, BD...

    Nos cinco anos de graduação, vi muita gente desistindo e mudando de curso, indo fazer medicina, engenharia elétrica, artes (!!!)... Realmente, é um curso desgantante e exigente. Como conselho àqueles que acham que vão aprender por lá a trabalhar com o Photoshop, programar em asp, php, perl, xml e outras coisa do tipo: aprender, você aprende, mas não vai ser sentado em um sala de aula ouvindo um professor falar sobre NP-Completude, Multiplexadores, Circuitos RLC ou replicação. Tudo depende muito da sua vontade e interesse. Em termos de programação, especificamente, o curso oferecido na Unicamp não quer fazer com que todos aprendam como programar em determinada(s) linguagem(ns), mas sim preparar todos a serem aptos a programar em qualquer linguagem, sabendo conceitos comuns de diferentes linguagens e paradigmas de programação. Nesse sentido, acho que o curso funcionou muito bem pela minha experiência com diferentes linguagens de programação.

    Agora, o mestrado é diferente e, pra encurtar o post, só vou dizer que as disciplinas são parecidas com as da graduação, com um ligeiro aprofundamento na maioria dos casos, mais a parte de pesquisa e a redação de uma dissertação.
     

Compartilhar