• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Faculdade aprova aluno de oito anos no vestibular

Tronco

Banned
é pra chorar mas é real.







Um garoto de oito anos é o novo calouro na Faculdade de Direito da Unip (Universidade Paulista) de Goiânia. João Víctor Portelinha de Oliveira, no 5º ano do ensino fundamental, pediu aos pais para ser inscrito no vestibular e surpreendeu a todos ao ter o nome divulgado na lista de aprovados.

A situação inusitada aconteceu no último concurso da faculdade e a família já decidiu. Se precisar, vai recorrer à Justiça para garantir a efetivação da matrícula. "É um sonho dele e vamos correr atrás. Ele tem o direito de freqüentar as aulas", disse a mãe do garoto, a arquiteta Maristela Martins Portelinha.

Arquivo pessoal da família
João Víctor foi aprovado para direito, em faculdade de Goiânia, e fez a matrícula
Ele fez a prova agendada -- modalidade que permite a qualquer candidato marcar prova individual -- na última sexta-feira (29/2) e o resultado saiu segunda (3/3). A matrícula no curso foi efetivada nesta quarta-feira (5).

Para Maristela, o filho não é superdotato. Segundo ela, João é uma criança responsável, estudiosa e que gosta muito de ler. "Ele acompanha desde o caderno de esportes até as reportagens de política. O gosto pela leitura o ajudou muito na redação".

O tema solicitado na prova foi a capa de uma revista semanal que o garoto havia lido poucos dias antes. "A redação foi fácil. Quem não consegue escrever um texto com base numa matéria que saiu na imprensa?", questiona o garoto.

A redação do UOL, em São Paulo, tentou obter uma cópia da prova aplicada no último vestibular da Unip, mas a comissão do vestibular informou que as avaliações só são divulgadas mediante autorização de seu presidente, por e-mail. O UOL enviou o e-mail, mas até as 19h20 desta quarta não havia obtido resposta. Mesmo os estudantes que fazem o concurso não podem levar a prova para casa.

"Quero ser juiz federal"
João Víctor se define como uma criança normal e que gosta de brincar. Ele disse que não encontrou dificuldade para fazer as provas. "Matemática, fisica e química eu fiquei em dúvida, porque ainda não vi na escola", disse o novo estudante de direito, que se preparou durante uma semana para o vestibular.

O primeiro desafio, segundo ele, será conciliar a faculdade e o colégio. "Vou fazer a faculdade de manhã e continuar com os estudos da escola à tarde", diz o garoto, que escolheu direito por influência do pai, William Ribeiro de Oliveira, que está no segundo ano do curso na mesma instituição.

Mas os planos de João Víctor vão além do bacharelado. "Quero ser advogado até os 15 anos, mas meu grande sonho é ser juiz federal. Acho que até os 18 eu vou conseguir", disse.

Treineiro
A unidade da Unip, em Goiânia, não quis se pronunciar sobre o assunto. Através da assessoria de imprensa, em São Paulo, a instituição emitiu uma nota:

"De acordo com as normas acadêmicas da Unip, o estudante João Victor Portelinha de Oliveira participou do processo seletivo na condição de 'treineiro', numa prática adotada por várias universidades públicas e privadas.

O desempenho do estudante, levando em consideração sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de redação, em que revelou boa capacidade de expressão e manejo eficiente da língua. A singeleza do conteúdo não destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em relação à norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos".

OAB quer fiscalização
A OAB (Ordem do Advogados do Brasil), seção Goiás, também se pronunciou por meio de nota.

"A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás considera preocupante a informação de que uma criança de apenas oito anos passou no vestibular da Faculdade Unip para o curso de direito. O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo há tempos sobre a mercantilização do ensino jurídico, que não está sendo tratada pelas autoridades com a devida urgência que requer. A OAB-GO defende maior rigor na fiscalização das Instituições de Ensino Superior por parte do Ministério da Educação e luta para que sejam punidas aquelas que tratam o curso de Direito com interesse meramente mercantil, desrespeitando a relevância da boa formação do bacharel para a sociedade.

O referido fato, por si só, caso seja comprovado, merece que a instituição de ensino sofra imediata intervenção do MEC para que seja verificado se casos semelhantes ocorrem com freqüência e em que circunstância o episódio ocorreu.

Nesse caso, a OAB-GO, uma das principais interessadas em ver apurada a denúncia absurda e defensora de mudanças efetivas no ensino jurídico que priorizem a qualidade do mesmo, se dispõe a acompanhar um ato dessa natureza".



FONTE: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/03/05/ult105u6285.jhtm
 
Eu trabalho lá perto, amanhã vai rolar bumzumzum no trabalho. :lol:

Tenho vários amigos que fazem direito na Unip. :tsc:
 
Eu não entendo nada disso, então gostaria de um esclarecimento. Existe alguma forma legal de impedir que esse tipo de coisa aconteça não deixando quem não é qualificado prestar vestibular/concurso?

Porque eu sei que se a pessoa fizer e passar ela tem o direito de ser matriculado/convocado. Aconteceu o mesmo com meu irmão, fez um concurso com 17 anos, foi chamado, não tinha certificado de reservista mas garantiu a vaga ganhando uma causa na justiça porque ele passou no concurso.
 
Nossa isso é bem diferente, mas não m surpreendeu pois já foi relatado no jornal q um homem com pouco conhecimento(pq conseguia assinar seu nome) passou em uma facul, e qnto o fato d impedir alguem d fazr o vestibular isso não é possivel qualquer pessoa q quizr prestar o vestibular pod fazê-lo
 
Quinta série com oito anos?
Impressão minha ou ele já tá meio adiantado no colégio também, mesmo que isso seja equivalente à quarta que nós fizemos?
 
Eu não entendo nada disso, então gostaria de um esclarecimento. Existe alguma forma legal de impedir que esse tipo de coisa aconteça não deixando quem não é qualificado prestar vestibular/concurso?

Porque eu sei que se a pessoa fizer e passar ela tem o direito de ser matriculado/convocado. Aconteceu o mesmo com meu irmão, fez um concurso com 17 anos, foi chamado, não tinha certificado de reservista mas garantiu a vaga ganhando uma causa na justiça porque ele passou no concurso.
Calma, vamos por partes.

Após ser aprovado, o candidato tem um monte de papeis que tem que entregar, entre eles o de conclusao do ensino médio. O moleque não tem e vai perder a vaga.

Agora, num concurso público existem algumas atenuantes, situações como certificado de eleitor e o militar já são passíveis de entrar com um mandado de segurança na justiça (que deve ter sido o que o amigo do seu irmão fez). Agora, se o concurso exigisse o ensino médio, e ele não tivesse, ele perderia a vaga sim.

Quinta série com oito anos?
Impressão minha ou ele já tá meio adiantado no colégio também, mesmo que isso seja equivalente à quarta que nós fizemos?
Pois é, o garoto é especial, só pode.

Com 8 anos eu estava na 3ª série. E nem passei no vestiba nessa época. :lol:

Ele planeja ser juiz de direito concursado aos 18 anos, veja só...




Dúvida: a Unip é uma faculdade particular tipo a Estácio (que já deu problemas em vestibulares com analfabetos sendo aprovados) ou não?
 
Última edição:
Dúvida: a Unip é uma faculdade particular tipo a Estácio (que já deu problemas em vestibulares com analfabetos sendo aprovados) ou não?

Bom, um amigo meu fez o vestibular da Unip no terceiro colegial, não estudou e passou em 18º lugar.
Ele preferiu fazer um ano de cursinho.

Não estou dizendo que a faculdade é ruim, só que é relativamente fácil de entrar.
 
Parabéns pra ele =D

Mas, se ele só pensar nos estudos, vai perder a infância e a adolescência, depois não adianta querer recuperar porque não é a mesma coisa.Tomará que ele se toque disso, e brinque bastante também, veja desenho, se reúna com seus amigos...Porque, se não ele vai se tornar um juiz muito rabugento xD~
 
A questão não é fechar o curso. É antes saber se o menino é mesmo um desses malucos superdotados power ranger. A gente vira e mexe escuta falar de crianças entrando em faculdades.
 
ele não vai poder frequentar o curso. Como o Ecthelion falou, ele não tem nem o ensino fundamental, quanto mais o médio. Se ele fosse maior de idade, poderia correr para fazer um supletivo, mas obviamente não é o caso.
Eu conheço duas pessoas que ficaram em situação parecida, essas pessoas até conseguiram um mandato de segurança, mas no final perderam o processo. Uma foi esperta e, no meio tempo, fezo supletivo, refez o vestibular, foi aprovada de novo e aí pode aproveitar os créditos já cursados; a outra simplesmente perdeu tudo o que já tinha feito (um ano e meio, acho).
 
Eu passei em Direito na pública quando estava no 2º grau e não pude cursar. Se um moleque de 8 anos conseguir, é sacanagem. IMO, nenhuma criança deveria entrar em curso superior, mesmo que seja super-dotada. A questão não se resume à inteligência, mas também a fatores psicológicos, sociais, etc.


E mercantilização do ensino? Em direito? Grande novidade.
 
Mas na 5ª série ele ainda não tem todos os conhecimentos básicos de ensino médio pra fazer um vestibular, e teoricamente vestibular não é só interpretação de texto.

Acho que qualquer semelhança com aquele analfabeto que entrou numa universidade do Rio não é mera coincidência.
 
O que pode ter acontecido é: número de inscritos < número de vagas. Aí todos passam mesmo. Isso acontece muito em universidades particulares.
 
O moleque passou no vestibular com 8 anos?
Ótimo, parabéns. Poderiam dar uma bicicleta de presente em vez dessa palhaçada de "recorrer à Justiça para efetivação da matrícula". Ridículo.
O garoto não concluiu o Ensino Médio. Isso significa que ele fez o vestibular na condição de treineiro.

Pelo que vi, Unip deve ser particular.
Em outras palavras, é uma instituição que vende diplomas (da mesma forma que a universidade onde estudo.).
Acho que a preocupação da OAB-GO condiz com a realidade não só de GO. De um modo geral, o rigor nas provas de vestibular (de universidades particulares) vem decaindo.Na primeira vez em que fiz o vestibular, quando estava no 1º ano (uns 4/5 anos atrás), terminei a prova sem atingir as exigências mínimas que a própria universidade tinha estabelecido para a avliação (exemplo: exigência - redação de 60 linhas. Quantas eu fiz? 45.)

Dona Maristela, seu filho não tem o direito de frequentar as aulas ¬¬
 
Na Escracho de Sá eu tive amigo que já se matriculou, faltou a prova pq tinha passado na PUC e aí recebeu em casa uma carta parabenizando por ter passado.
 
O Nunis aqui do fórum, se não me engano, se inscreveu para o vestibular da Unip, não fez a prova e foi convocado para segunda chamada.
 
Quinta série com oito anos?
Impressão minha ou ele já tá meio adiantado no colégio também, mesmo que isso seja equivalente à quarta que nós fizemos?

Eu tava na segunda série com 8 anos. :yep:

Mas o que mais me impressionou nessa história toda foi a boçalidade dos pais da criança:

A situação inusitada aconteceu no último concurso da faculdade e a família já decidiu. Se precisar, vai recorrer à Justiça para garantir a efetivação da matrícula. "É um sonho dele e vamos correr atrás. Ele tem o direito de freqüentar as aulas", disse a mãe do garoto, a arquiteta Maristela Martins Portelinha.
Que diabos de pai em sã consciência permitiria que o filho de oito anos fosse pra faculdade? São aqueles típicos casos em que a vaidade dos pais fala mais alto...
 
Última edição:
se o coitadinho entra na facu, imagina se nao vai ser zuado ate a morte. hauahuauh e no dia do bixo ele vai tomar cerveja? auahuahhuahu
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo