• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Facebook exclui o termo "Guarani-Kaiowá" do sobrenome de seus usuários

como já falaram, é possível criar várias contas com vários emails diferentes. se eu colocar um nome aparentemente real em cada uma dessas contas, elas serão menos fakes?

o ponto é que esse mecanismo de "segurança" não garante nada. quem criar fakes, vai criar de qualquer forma. e quem mudou o nome por causa dos índios não estava necessariamente envolvido com a criação de perfis fakes. simples assim.

e eu concordo com o argumento de que quem não concorda com as regras do facebook não deveria estar lá.
 
Acho um pouco de "exagero" da parte do site, mas fazer o que... acho que eles estão tentando fazer com que não vire "bagunça", como era o orkut em seu auge. E sim, infelizmente o orkut lá pelor idos de 2005/2006 era bagunça, cheio de fakes e até mesmo crimes virtuais.

PS: meu sobrenome no facebook não é verdadeiro, só o nome. Não gosto de me expor dessa forma na net.
 
Tô aparecendo aqui só pra dar karma, gostei e lol, mas quero deixar claro que o meu problema não é com a causa, nem com manifestações no âmbito virtual. Eu só acho que há outras maneiras de se manifestar sem que coloque em cheque a pouca noção de identidade que ainda temos nas redes sociais. Eu concordo, sim, com a política do facebook de "exigir" nomes reais. Mas quem não concorda, é só não usar a rede social, né?

Falou a pessoa que mais desativa Facebook. =P
 
no-meme-rage-face.jpg
 
Vcs estão falando de outra coisa.
O que colocar Guarani-Kaiowá no nome faz dessas pessoas "fakes"? O nome é o mesmo, as informações do perfil são reais, etc.
Tudo isso pq vcs não gostaram do protesto. Deixa os caras ser feliz mano :)

não é questão de ser fake. é de ser contra a regra do facebook. é tipo mané aqui do fórum que faz algo errado e depois fica de mimimi: se você quer usar o fórum, tem que seguir as regras do fórum. quer usar o facebook, idem. simples assim. insisto nesse ponto: seja lá qual for o motivo do facebook para a existência dessa regra (proteção contra fakes, roubar nossos dados, etc.) o fato é que já existia essa regra antes desse pessoal começar a trocar o sobrenome como protesto. uma coisa é ficar sabendo depois que havia uma regra - afinal, aparentemente todo mundo só clica em 'concordo' e pensa que é festa da uva depois mesmo. mas aí a começar de choro de censura e afins? nossa, nada a ver.
 
Eles ao menos deram um motivo pra essa regra entrar em vigor?

Pq eu não vejo razão...

eles TEM que dar motivo? meu deus. vocês são muito sem noção do que é um negócio mesmo, né? se bem que o comportamento de alguns de vocês aqui no fórum já deixa isso bem claro.

minha dica é: leiam antes de concordar com termos de uso, e não façam parte da rede social/fórum/whatever se não concorda. simples assim. facebook não é um "direito" de ninguém, é um serviço oferecido por uma empresa, que impõe uma quantidade de regras para seus usuários. de novo: não tem problema fazer protesto. pode mudar teu nick, seja feliz. mas se o facebook te pegar, não vá ser otário de dizer que é "por censura", quando na realidade eles tem uma regra contra isso prevista antes de você começar seu protesto.
 
A razão é simples: queremos que as pessoas usem nomes de verdade.


E não venha com "mas por quê?", "mas por quê?", ad nauseam, que isso é coisa de criança.
 
não é questão de ser fake. é de ser contra a regra do facebook. é tipo mané aqui do fórum que faz algo errado e depois fica de mimimi: se você quer usar o fórum, tem que seguir as regras do fórum. quer usar o facebook, idem. simples assim. insisto nesse ponto: seja lá qual for o motivo do facebook para a existência dessa regra (proteção contra fakes, roubar nossos dados, etc.) o fato é que já existia essa regra antes desse pessoal começar a trocar o sobrenome como protesto. uma coisa é ficar sabendo depois que havia uma regra - afinal, aparentemente todo mundo só clica em 'concordo' e pensa que é festa da uva depois mesmo. mas aí a começar de choro de censura e afins? nossa, nada a ver.

eu concordo que regra é regra e se vc quer participar do facebook, então tem q concordar com as regras. nesse caso específico, eu tb já concordei q as pessoas q mudaram o nome não tem pq reclamar, já que estavam a priori de acordo com as regras do facebook.

acontece que...

ridículo é dar margem para a criação de um porrilhão de fakes - um dos piores problemas do orkut. tanto é que o próprio google+ copiou essa política de segurança do facebook. esse termo de uso só existe para prevenir esse tipo de coisa.

a minha crítica é sobre a lógica da regra em si. não estou fazendo protesto contra o facebook, apenas estou debatendo se a regra é boa para o seu propósito ou não. como já foi dito antes, quem quer criar fakes, o faz independente dessa regra do facebook - ou seja, a regra não parece funcionar. se quisessem mesmo garantir a unicidade e veracidade do usuário, deveriam exigir o cadastro do CPF, por exemplo.

mas volto a dizer: eu concordo plenamente que se vc clica em "estou ciente e concordo com os termos do site", então vc não pode reclamar depois... a não ser que os termos de acordo sejam abusivos, o que não parece ser o caso.
 
Acho que cobrar CPF não resolveria muito também.
Em primeiro lugar, porque CPF é coisa de brasileiro, e o Facebook precisaria adaptar-se à nossa realidade. (?)
Em segundo lugar, porque existem por aí (nunca usei para testar) geradores de CPF falsos na Internet.


Na real é que nunca haverá um método 100% confiável, mas isso não invalida outros vários métodos para diminuir o número de fakes.
Um deles é contar com as denúncias das pessoas. Se o cara vê o perfil de um cachorro (como no Orkut foi moda, não sei se no Facebook já é), ele pode denunciar.
 
Última edição por um moderador:
a minha crítica é sobre a lógica da regra em si. não estou fazendo protesto contra o facebook, apenas estou debatendo se a regra é boa para o seu propósito ou não. como já foi dito antes, quem quer criar fakes, o faz independente dessa regra do facebook - ou seja, a regra não parece funcionar. se quisessem mesmo garantir a unicidade e veracidade do usuário, deveriam exigir o cadastro do CPF, por exemplo.

mas volto a dizer: eu concordo plenamente que se vc clica em "estou ciente e concordo com os termos do site", então vc não pode reclamar depois... a não ser que os termos de acordo sejam abusivos, o que não parece ser o caso.

como não sabemos os motivos reais, ficamos apenas nos achismos e especulações. eu acho (e aqui destaco acho, um achismo meu) que é como proteção contra fake - mas sabemos que não é algo que funcione de fato (estava lembrando aqui do caso de uma agência de publicidade que tinha a conta da marisa, eles fizeram um esparramo com uma propaganda de verão, tentaram arrumar abrindo um canal para o diálogo no facebook e aí colocaram lá um perfil fake para apoiar as ideias deles). mas como disse, é achismo meu. eles tem os motivos deles, e provavelmente giram em torno de ganhar mais dinheiro, mas são motivos fechados para nós.
 
A razão é simples: queremos que as pessoas usem nomes de verdade.


E não venha com "mas por quê?", "mas por quê?", ad nauseam, que isso é coisa de criança.
Não aho que seja criancice questionar as regras...
No facebook ainda podemos não entrar e pronto, mas e na nossa sociedade cheia de regras que nascemos e não tivemos escolha? Não devemos aceitar toda e qualquer regra simplesmente porque "é assim"...

Claro que, enquanto a regra existe, não adianta descumpri-la e esperar que nada aconteça, mas também não poder criticar e questionar o porque de uma regra é absurdo...

Acho que cobrar CPF não resolveria muito também.
Em primeiro lugar, porque CPF é coisa de brasileiro, e o Facebook precisaria adaptar-se à nossa realidade. (?)
Em segundo lugar, porque existem por aí (nunca usei para testar) geradores de CPF falsos na Internet.


Na real é que nunca haverá um método 100% confiável, mas isso não invalida outros vários métodos para diminuir o número de fakes.
Um deles é contar com as denúncias das pessoas. Se o cara vê o perfil de um cachorro (como no Orkut foi moda, não sei se no Facebook já é), ele pode denunciar.
No trabalho uasamos geradores de CPF pra conseguirmos testar os sistemas que pedem cpfs validos no cadastro :lol:

E meu cachorro tnha perfil do orkut, acho bacana essas coisas :P
 
Isso tudo pode ser verdade. No entanto, se for para coibir fakes, não dá muito certo não.

Conheço gente que coloca nome até de cachorro (rs) no Face, e ninguém bloqueia a conta nem nada. Se for pra coibir criação de fake, não adianta muito...

Não aho que seja criancice questionar as regras...
No facebook ainda podemos não entrar e pronto, mas e na nossa sociedade cheia de regras que nascemos e não tivemos escolha? Não devemos aceitar toda e qualquer regra simplesmente porque "é assim"...

Claro que, enquanto a regra existe, não adianta descumpri-la e esperar que nada aconteça, mas também não poder criticar e questionar o porque de uma regra é absurdo...

Também acho.

Até porque, se for para o Face ser uma "monarquia absolutista", eles deveriam avisar antes, rs. Não somos "súditos" no site, e muita coisa poderia ser explicada para que se parecesse, ao menos um pouco, com uma democracia, e não com um sistema linear de "os-donos-do-face-mandam-o-restante-obedece". Os usuários são uma parte importante do tal "serviço prestado" - sem eles o Face jamais existiria.

Até porque, por mais força que o programa tenha, se ficar com muito "lero", pode acabar igualzinho o orkut, que há apenas 3 ou 4 anos tinha uma força absurda e hoje está praticamente deserto.

A não ser que eles não se importem com isso.
 
Nem falei em regras; falei em razão.
Questionar infinitamente a razão das coisas nos levaria, infalivelmente, a considerações filosóficas intermináveis.


E o que eu posso dizer para quem faz perfil de cachorro?
Um *facepalm* apenas. :roll:



----

Nenhum site privado no mundo é democrático.
Os donos, os administradores sempre têm a última palavra e sempre estabelecem regras prévias antes de qualquer visitante dar pitaco sobre como as regras deveriam ser.

Este fórum aqui não é uma democracia.
Nunca será.
E nem faz sentido que seja.

De onde tiraram que "democracia" é uma fórmula mágica e ideal para tudo?
 
Última edição por um moderador:
Mas é algo bastante objetivo, o fato de eles colocarem a proibição do termo "Guarani Kaiowá". Não é um debate filosófico, rs. É apenas uma simples questão.

Se eles não quiserem se explicar, estão em seu mais pleno direito! No entanto, há diversas redes sociais na internet - eles podem ser grandes, porém competem com várias delas. Como eu disse anteriormente, se ficarem com muito "lero", podem perder para as demais. A não ser que não se importem com isto ou se considerem "fortes" demais.

De resto, questionamento na sociedade sempre levou à evolução. Se um dia alguém não questionasse, ainda viveríamos em cavernas. Toda mudança se origina com um questionamento. É assim que crescemos e saímos de um estado estagnado.
 
Também acho.

Até porque, se for para o Face ser uma "monarquia absolutista", eles deveriam avisar antes, rs. Não somos "súditos" no site, e muita coisa poderia ser explicada para que se parecesse, ao menos um pouco, com uma democracia, e não com um sistema linear de "os-donos-do-face-mandam-o-restante-obedece". Os usuários são uma parte importante do tal "serviço prestado" - sem eles o Face jamais existiria.

Até porque, por mais força que o programa tenha, se ficar com muito "lero", pode acabar igualzinho o orkut, que há apenas 3 ou 4 anos tinha uma força absurda e hoje está praticamente deserto.

A não ser que eles não se importem com isso.

Olha, eu não acho certo. Gosto de transparência, admiro empresas que conseguem fazer isso. Mas Lindorel, "democracia"? É uma empresa, Lindorel. Como assim democracia? :ahn?:
 
Facebook pode até ser empresa, mas os usuários não chegam a ser funcionários.

Se fossem os anunciantes, tudo bem. Mas os que simplesmente frequentam o site...

Proibição de fake, de perfil com bicho de estimação, de adicionar pessoas desconhecidas, eu concordo. Senão vira bagunça, exatamente como o orkut virou. Mas proibições nas quais não se vê um sentido? Não vejo o porquê.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo