1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Facebook exclui o termo "Guarani-Kaiowá" do sobrenome de seus usuários

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 11 Jan 2013.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Os usuários do Facebook não podem mais utilizar o termo 'Guarani-Kaiowá' em seus perfis. Desde a última segunda-feira (07), a rede social baniu o uso do nome que faz referência à comunidade indígena.

    Uma usuária defensora da causa, Vânia Carvalho, que também teve o sobrenome indígena retirado de seu perfil, começou uma manifestação em seu
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    pedindo que os adeptos da causa denunciem a "retirada compulsória de seus nomes do Facebook".

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Imagem: Reprodução / Portal de Agroecologia da Amazônia​

    escreveu Vânia.

    O uso do Guarani-Kaiowá como sobrenome na rede social de Mark Zuckerberg se tornou popular no segundo semestre de 2012, quando uma ordem judicial determinou a retirada dos índios da aldeia onde moravam, no Mato Grosso do Sul, para que fazendeiros pudessem retomar as terras.

    Em solidariedade aos índios, muitos usuários do Facebook aderiram ao nome que faz referência à tribo. Antes do final do ano, no mês de outubro, a justiça suspendeu a liminar, mas mesmo assim as pessoas continuaram a usar o termo em seus perfis.

    O Facebook tem lutado para que as pessoas utilizem suas verdadeiras identidades na rede social, tanto que, em alguns locais, chegou a pedir que seus usuários
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Fail Fail x 1
  2. Calib

    Calib Visitante

    Finalmente.
     
    • LOL LOL x 1
  3. Grimnir

    Grimnir Usuário

    duh, não sei qual era o problema...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Morf, deixo claro que o Fail não é pra você, é pra essa política ridícula ... Vergonhoso. Denunciar quem não usa nome real? Se a pessoa não quiser usar seu nome real, tem o risco de ser excluído? Ridículo.
     
    • Fail Fail x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Péssimo Péssimo x 1
  5. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    As pessoas não leem os termos de uso e depois se acham no direito de reclamar. :roll:
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    ridículo é dar margem para a criação de um porrilhão de fakes - um dos piores problemas do orkut. tanto é que o próprio google+ copiou essa política de segurança do facebook. esse termo de uso só existe para prevenir esse tipo de coisa.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  7. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Ué, os nomes dos meus amigos com Guarani-Kaiowá tá normal no meu...
     
  8. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Duvido que a maioria sequer soubesse contra o que estava protestando. O problema é que no mundo virtual existe o chamado efeito manada. De uma hora para outra o rebanho estoura e saem correndo para o mesmo lado na ânsia de seguir a modinha atual.
     
    • Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Essa é a dinâmica das redes sociais: modinhas. Deve ter bastante manifestante de sofá desesperado com a possibilidade de perder sua conta no Facebook, que vale mais que a causa que ele tanto defende.

    Agora: o FB tem por regra de exigir dados reais (e é um tremendo devorador deles!) e assimilar toda a presença online das pessoas. Não é algo que eu aceito tranquilamente e não uso o FB exatamente por isso; toda a minha comunicação real é por email e IMs. Claro, essa postura tem algumas inconveniências quando coisas suficientemente interessantes que estão fora do meu controle exigem uma conta lá, mas é fácil resolver isso com fakes descartáveis de propósito específico -- criei umas dezenas deles no último ano para fins diversos (eventos, acompanhar grupos, etc.), sem nenhuma informação real em nenhum, de modo que só as pessoas com quem eu pretendo interagir sabem que aquele fake sou eu (algo que normalmente só anuncio fora do FB); basta abandonar o fake depois que o objetivo em questão foi concluído e não usá-lo mais. Com o devido cuidado, dá para escapar tranquilamente dos filtros.
     
  10. De qualquer forma, não precisava você punir o Morfs com um Fail, né?
     
    • Gostei! Gostei! x 5
    • LOL LOL x 3
  11. Ele sabe que eu o amo, apesar das minhas maquinagens
     
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  12. Grimnir

    Grimnir Usuário

    será mesmo que nesse caso específico se aplica o princípio de proteção contra fakes? eu não tenho conta no facebook, então não conheço as regras - justamente por isso que falei "duh, não sei qual era o problema".
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Acho dificil ser um plano entre facebook/ruralistas para acabar com o "movimento". O face costuma ser palanque de mil movimentações politicas na Europa e nos EUA e nunca vi censurar nada do tipo.

    Além disso, o momento já passou! A tribo não foi realocada e os ruralistas, por incrivel que pareça, perderam. Não sei o pq de várias pessoas manterem o nome alterado.
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    questão é: seja lá qual for a intenção por trás disso (vide post do dermeister), a regra existia ANTES desse monte de gente mudar o nome para defender a causa. então a regra não foi colocada ali para promover algum tipo de censura - ela sempre existiu. na verdade esse pessoal que foi mongo em fazer esse tipo de coisa, contando com várias pessoas burlando a regra ao mesmo tempo, o que obviamente chamou a atenção do pessoal que faz esse controle. olha, o dermeister mesmo falou que tem os fakes dele para acessar - mas é um cara só, um caso isolado. facebook não vai chegar na casa dele exigindo documento que comprove que o sobrenome dele é pimpão mesmo. mas um monte de gente mudando o sobrenome para a mesma coisa, óbvio que chama a atenção e facilita a aplicação da regra deles. mas não foi censura. seria censura se eles tivessem inventado essa regra agora. mas ela existia antes desse pessoal começar a protestar.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Grimnir

    Grimnir Usuário

    depende do que vc quer dizer com "o movimento já passou". nesse exato momento, aqui no RJ, a polícia tentar expulsar os índios que vivem no antigo Museu do Índio (próximo ao Maracanã), que querem demolir para construir um estacionamento ou então algum centro comercial.

    se qnd vc fala sobre o fim do movimento, vc fala sobre um caso específico, então realmente já passou. se fala sobre as dificuldades que os índios enfrentam, então o movimento está longe de acabar.

    será que é só ele que teve essa idéia? difícil acreditar que é um caso isolado. enfim, como não sou usuário do facebook, não tenho como saber tudo sobre o assunto.

    se a regra existia antes das pessoas criarem seus perfis, então paciência. a questão é que parece uma regra fraca dado o objetivo maior (o espírito da lei, por assim dizer) que é coibir a criação de perfis fakes. ou estou errado sobre isso? se a restrição sobre o uso de "dados reais" existe para evitar a criação de perfis falsos, então não deveria se aplicar aos usuários que mudaram o nome em solidariedade aos índios, pois são usuários ativos e reais.

    em suma: não acho absurdo o cumprimento da regra do facebook, pq ela sempre existiu. o que acho errado é a regra em si, dado o seu objetivo. a não ser que eu esteja enganado sobre o seu objetivo.
     
    Última edição: 12 Jan 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Sim eu sei Grimnir. Estava me referindo ao caso em especifico da tribo cujo o nome foi adotado, nao em relação a causa indigena no geral, foi isso que quis dizer com "o momento já passou".
     
  17. Ainda acho a regra estúpida, antiga ou não. Cada usuário deveria ter a liberdade pra usar o nome que quiser.
     
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  18. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Noobs... Olhem meu perfil...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Anyway... eles querem ter um mapeamento e isso é um certo controle, mas o problema é que acatando isso vc fica meio que exposto a ser encontrado por qualquer um com más intenções também. Acho que eles já tendo o nome da pessoa já é abuso suficiente de intimidade, eles podiam ser brandos em como a pessoa quisesse se apresentar para o resto do mundo.

    By Raphael S
    Master of Universe
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  19. Calib

    Calib Visitante

    Sim. As pessoas deveriam poder usar nomes como no MSN e no Orkut:

    Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•rafaelababy●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

    {ÛYqHæ}ÿ▓ãoÌMƒÀe±T☻├qôÕ█┘MÆXE♂ÄÚ#µp¼╣Ø´╣+þ○╝ÜM

    e assim vai


    Muito sem noção esse Facebook censurar a minha liberdade de expressaum!!!!!1!!one!!!
     
    • LOL LOL x 4
    • Gostei! Gostei! x 3
  20. Excluído046

    Excluído046 Banned

    Tô aparecendo aqui só pra dar karma, gostei e lol, mas quero deixar claro que o meu problema não é com a causa, nem com manifestações no âmbito virtual. Eu só acho que há outras maneiras de se manifestar sem que coloque em cheque a pouca noção de identidade que ainda temos nas redes sociais. Eu concordo, sim, com a política do facebook de "exigir" nomes reais. Mas quem não concorda, é só não usar a rede social, né?
     

Compartilhar