Morfindel Werwulf Rúnarmo
Geofísico entende de terremoto
Com certeza você já percebeu que nem tudo que seus amigos postam no Facebook aparece no seu feed de notícias, mas você sabe quem é o responsável por decidir o que aparece ou não? O algoritmo que faz esse serviço chama-se EdgeRank. Para escolher o que fica dentro e o que fica fora, o EdgeRank leva em conta três principais fatores: afinidade, relevância e tempo.
Recentemente esse algoritmo sofreu algumas alterações, que por sinal não foram bem recebidas por alguns grupos que debatem a política de privacidade no site. Eles acreditam que as novidades no EdgeRank podem aumentar a quantidade de spam em vez de reduzi-la.
O pessoal da Forbes conversou com a vice-presidente de soluções globais de marketing do Facebook, Carolyn Everson, para tentar entender melhor o que aconteceu com o algoritmo, afinal ele está colocando anúncios pagos que os usuários nunca pediram para ver em seu feed de notícias, o que é uma atitude totalmente contraditória ao propósito inicial do EdgeRank.
Carolyn Everson, a vice-presidente de soluções globais de marketing do Facebook
Segundo Everson, os anúncios "não sociais", vindo de páginas com as quais o usuário não está conectado, podem trazer vários benefícios. A Forbes explica que
"se o Facebook estiver fazendo o seu trabalho direito, os usuários vão ver esse anúncios como algo altamente relevante e não como spam".
explica Everson a respeito da lógica utilizada pelo algoritmo."Você pode não ser fã de uma marca, mas talvez todos em sua rede estejam falando sobre ela, por isso achamos que você poderia estar interessado nisso",
Ou seja, se você não curte determinada página no Facebook, mas grande parte dos seus amigos está falando a respeito dela, o mais provável é que você esteja apenas por fora do assunto e não que você realmente não curta aquela página. Logo, ela vai aparecer no seu feed mesmo sem você querer. Interessante.
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