• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Facebook e sua Moderação por Algoritmo

Deriel

Administrador
1642543068151.pngVim aqui pra reclamar! Por que aqui é lugar de protesto também!

Eu tenho minha conta no Facebook há uns treze anos. Tenho usado bastante para pesquisas genealógicas e contato com parentes mais velhos (muitas vezes só atingíveis pelo Facebook).

Percebi que na luta contra terroristas, extremistas e -istas em geral tenho recebido constantes advertências (zero em 12 anos e 3 meses e depois disso 3 advertências em 8 meses).

Interessante que quem precisaria mesmo ser limitado não o é, talvez por alcance ou ser famoso.

Nenhuma das minhas três advertências eu considero dignas de ter levado um gancho, mas mesmo assim foram quase imediatamente identificadas e o recurso quase imediatamente recusado ( tornando óbvio ser algoritmo e não uma pessoa).

Registro abaixo inclusive minhas restrições:
1642543382703.png

Olha só uma das minhas mensagens que foi advertida:

1642543426592.png

Com isso finalmente, com a ajuda da @Anica, resolvi parar um pouco com o Facebook e voltar à carga por aqui e abrir frentes independentes de assuntos que eu deseje (como genealogia).

Esse "metaverso" está se mostrando bem agressivo. Desgostei.
 
Á moderação por algoritimo não substitui de jeito nenhum a moderação por pessoas.

Esse foi o principal motivo que me fez deixar de usar o Facebook, apesar de ainda ter conta, e desgostar do Whatsapp (que não tem nenhum tipo de moderação para conteudo compartilhado).

Demorou demais, pro Mark Zuckenberg, entender isso. Mas duvido que ele mude, minhas apostas estão mais ficar em plataformas que prezem por esse tipo de moderação.

Alias, estou pensando seriamente em excluir minha conta do Facebook, o duro é perder aquele contato que você não vai achar mais em lugar nenhum, e que, por mais que você não fale direto com ele, ainda tem vontade de ficar aberto para no futuro, marcar algo com ele.
 
Eu acho que falta pouco para eu desativar, de vez, FB e Instagram (Costumo desativar por temporadas e tal. Ano eleitoral é bem pesado, pode ser que eu acabe tendo de fazer isso, vez ou outra.). Se eu ler Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, de Jaron Janier, mais uma vez, acho que a coragem vem. :hihihi:
 
Eu acho que falta pouco para eu desativar, de vez, FB e Instagram (Costumo desativar por temporadas e tal. Ano eleitoral é bem pesado, pode ser que eu acabe tendo de fazer isso, vez ou outra.). Se eu ler Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, de Jaron Janier, mais uma vez, acho que a coragem vem. :hihihi:

Eu não vou desativar, isso pra mim é certo, mas acho que vou voar abaixo do radar, usando mais meus grupos de genealogia, mensagens em particular pros parentes esquisitos, usando mais reações do que postando material... essas coisas. Esse mínimo.
 
Eu acho que ele não gostou de você ter citado outra plataforma como o OnlyFans, vai lá saber. Meio que bloquearam a palavra ali.

Meu Facebook está desinstalado a um bom tempo. A conta está ativa, mas não atualizo a uns 3 anos acho.
 
Na última semana de Dezembro logo depois do Natal completei exatos 10 anos que encerrei minha conta. No Twitter já se vão 12 anos.

Vocês só aumentam os motivos pra manter minha assinatura aqui no fórum firme e forte :mrgreen:
 
Eu tenho a conta do facebook, está ativa, o app instalado no celular.
Dito isso, na maior parte do tempo, eu só uso pra ver as coisas, dificilmente comento - só nas postagens dos amigos, normalmente - e mais dificilmente ainda eu compartilho alguma coisa. Acompanho os artistas que eu gosto (embora esse acompanhamento seja feito mais facilmente através do instagram), vejo alguns grupos e é isso. Faz alguns anos que tenho "participado" do rolê dessa forma e não vejo motivo pra mudar.
 
para além de achar justa ou injusta a punição (a valinor tem 21 anos de história de gente banida dizendo que foi banida injustamente) eu acho que o ponto central aqui é como deixamos que a maior parte da nossa presença online acabe se concentrando em poucas redes sociais. para além do entrar para dar uma olhada, ou não excluir a conta porque é o único lugar que a pessoa tenha contato com determinados grupos, o que me incomoda é o tempo que gastamos criando conteúdo dentro desse formato de timeline curada por algoritmo que é tão, mas tão ruim.

eu penso em como o número de posts escritos no meu blog diminuíram quando comecei a engajar mais em redes sociais. ideias que eu poderia expressar muito bem sem um limite de caracteres ou de formatação e mesmo assim resolvi optar por deixar em poucos tweets - que se perderam em uma timeline gigante e foi lido naquele momento em que foi postado, e depois piuft, só pode ser resgatado se alguém fizer uma busca pelos termos que usei no meu tweet.

no caso do facebook mais do que a criação de conteúdo (que fica restrita à imagem + textão que pode ou não ser lida por quem te segue de acordo com o algoritmo) eu fico pensando no formato péssimo para debate/discussão. fica tudo misturado, uma conversa em pé e nem cabeça e que, de novo, se perde rapidamente no tempo porque a ferramenta de pesquisar é horrível.

tem alguns anos que quando falo disso eu posto o link para esse texto do hossein derakhshan porque eu acho que ele consegue explicar melhor o que estou tentando dizer aqui >> https://medium.com/matter/the-web-we-have-to-save-2eb1fe15a426
 
Saudade do Orkut. Nunca me adaptei a esse esquema de feed.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo