• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Facebook é notificado por denúncias de violação à privacidade

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Ferramenta que identifica fotos "aumenta exposição de usuários".
A rede social tem dez dias para responder a notificação e dar explicações.


O Facebook foi notificado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça a prestar esclarecimentos sobre um novo sistema que reconhece pessoas automaticamente. A ferramenta permite que os usuários identifiquem seus amigos em fotos postadas na rede social,
"aumentando potencialmente a exposição da imagem de usuários da rede",
segundo nota publicada no site do Ministério.

Para o DPDC, há indícios de que os usuários não permitiram a ativação da ferramenta. Há ainda possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social.

O Facebook tem dez dias corridos para responder a notificação, explicar se as mudanças foram avisadas com antecedência aos usuários brasileiros e se há possibilidade de aprovação prévia na identificação das fotografias.

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook, que ainda não foi oficialmente notificado e não tem nenhuma declaração para divulgar sobre o caso.

Fonte
 
Última edição:
Toda essa exposição é um dos motivos de eu eivtar usar essas redes e não gostar delas... mesmo que, hoje em dia, sejamos de alguma forma punidos por isso [não dá mais pra participar de promoções, por exemplo!]
 
Não entendi muito bem a polemica. primeiro que se for o que estou pensando, o facebook ja faz isto a milenios.

segundo q: "A ferramenta permite que os usuários identifiquem seus amigos em fotos postadas na rede social, "

ou seja, só quem o cara conhece(ou deveria ser, ja que este deveria ser o parametro pra se adicionar uma pessoa como amigo).

e tipo, se ele já conhece, já conhece a cara da pessoa não?

ta, tudo bem, os amigos do meu amigo vão ver meu nome la na foto... e?

a não ser que vc seja amigo do cara e da mulher dele, e tenha a esperteza de botar uma foto dele aprontando sem mostrar o rosto e identificar a pessoa, ou algo do tipo, qual o sentido?

identificar pessoas em situações vexatorias para terceiros, amigos de quem colocaou a foto? mas tipo, explica ai bial... a sua cara ja nao vai estar lá na foto? Não é muito mais o caso de PEDIR pro seu amigo tirar a foto? Alias, neste sentido a identificação de pessoas é uma grande ferramenta, porque ao fazer isto, a pessoa marcada é notificada, e toma ciencia da foto que de outra maneira podia passar direto sem ela nunca ver.

Esta questão gira muito mais em se criar ou não o album com permissão so para os amigos ver(nem amigo de amigo pode), coisa que é moleza e quem decide é quem esta criando o album.

"Para o DPDC, há indícios de que os usuários não permitiram a ativação da ferramenta."

A ferramente é default. Nao quer, desativa. não sabe usar a rede social, não usa.

"Há ainda possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social."

Modificação da ferramenta de maneira unilateral??? como assim??? Oo

Não entendi lhufas desta parte.


e G1 pra variar(isto quando nao esta inventando noticia), tentando forçar a barra de uma polemica.
 
Última edição:
Até porque quem aceita os termos de uso do facebook concorda com isso. Lá tem tudo muito bem explicado sobre a questão da privacidade.
Ou seja, não vai dar em nada.
 
Não sei se é isso, mas pelo que eu entendi a ferramenta te identifica automaticamente... ou seja, não foi um amigo seu que colocou seu nome lá e trancou o album só para conhecidos [como era no orkut].

Se você sair num foto de um estranho, no meio de um evento... automaticamente o sistema reconhece seu nome e seu perfil, te identifica para um bando de terceiros... pessoas com quem você não tem contato.

Uma vez, por exemplo, eu tive uma foto identificada por alguém no álbum de um estranho no orkut e depois esse álbum foi trancado. Ou seja, eu - por não ter a pessoa em meus contatos - não tinha como saber que foto era, se era montagem... e nem sequer tinha como saber no álbum de quem tava, pq o perfil da pessoa não aparecia pra mim.
Eu tive que desmarcar a opção de reconhecimento em TODOS os álbuns, meus e de amigos, só por causa disso!!! =/

Como eu disse, por não concordar com essas coisas é que não tenho mais cadastro nessas redes...
 
De fato o Facebook tem sim alguns problemas, razão por essa que eu não criei álbuns lá.

Alías eu só criei há pouco tempo um perfil nele por causa de insistência de amigos e irmã. Desde 2005 eu estava totalmente sem nenhum vinculo com redes sociais, mas caso o FB continue assim é bem possivel que eu encerre minha conta assim como fiz com o Orkut em 2005.
 
Bem, pode ser, vou dar uma pesquisada.

mas a ferramente que conheço, só é automatica na hora da criação do album, mas só funciona com contatos que vc, dono do album, tem adicionado(inclusive fala isto na materia).

Nem depois alguem pode te identificar sem ser contato da pessoa dona do album.(mesmo que fosse o caso, a notificação é "fulano te marcou na foto tal". vc não precisa ver a foto pra pedir pro tal fulano SEU contato, tirar a foto. em ultimo caso, sempre existe a notificação, e obvio que o facebook vai tirar já que se refere ao requisitante)

de um jeito ou de outro, quando acontece isto, vc é notificado.

não é muito pior alguem colocar uma foto sua(pode ter conseguido em qualquer lugar, e é basicamente impossivel vc controlar isto sem denuncia) e vc nem ficar sabendo???

vc nem mesmo precisa ser da rede social pra isto acontecer. não é a ferramente de identificação que faz.

tipo, vc retirar o marcar sua foto, só fara que fotos suas estejam por ai sem nem vc saber.

porque a parte de identificar seu perfil via link, so fara com que vc fique sabendo, ja que é de praxe e bom tom suas informações so serem vizualizadas por quem é seu amigo(isto no facebook). se for alguem que vc não conhece(duvido que isto seja possivel), é só notificar. E se vc libera suas informações para qualquer pessoa ver, é responsabilidade sua, nao da rede social.

mas concordo que certos riscos de exposição, podem vir a serem extressantes.

só concordo com o kurt, dificilmente deve ser caso de processo por uso indevido de imagem.

Aranel, suas fotos do miss por exemplo podem estar no album de QUALQUER pessoa, e vc nunca ficar sabendo. se vc for marcada e notificada sim!

mas dai demanda um nivel de privacidade que é basicamente impossivel de ser ter a não ser que ninguem possua uma foto sua ou vc nao tenha nenhuma foto on line.
 
Última edição:
Certa vez uma amiga minha postou no album dela uma foto de uma escultura e poucos dias depois meu nome apareceu marcado na foto do perfil dela.

Em seguida o FB me enviou uma notificação por email. Aí perguntei pra minha amiga o porquê do meu nome ter sido marcado e ela disse que não fez, foi algo que aconteceu automaticamente sem ela ter feito.

No mínimo o sistema do FB tem sim algum problema técnico que ainda precisa ser resolvido, pra poder funcionar com eficiência levando em conta o universo cada vez maior de pessoas que participam. O Orkut também no inicio também tinha seus problemas. Quem conviveu com aquela repetitiva frase "Bad, bad, server" sabe do que estou falando.
 
pelo que sei, é na hora que ela cria o album.

ela nao deve ter se tocado(aparece la as marcações e pergunta se vc quer manter, num chek box)

e o fato de ter sido uma escultura, é um erro do algoritmo usado para reconhecer a face, mas que não provoca NENHUM dano, afora o da burrice de se marcar algo nada a ver.

e se vc reparar, ela era SEU contato, e não uma estranha.

e se vc não fosse notificado, vc nunca saberia que ela colocou a foto, se deixasse de olhar ou album ou não se tocasse quando a foto aparecesse nos ultimas noticias(em dois tempos isto vai la pra outras paginas e vc nem ve), vc nunca ia ficar sabendo(o que não ia impedir da sua foto estar lá, pelo contrario)

e outra, a ferramenta não produz vc na foto, que sem sua autorização e vc não gostar, é o verdadeiro erro.

produz um link, pro seu perfil, que so mostrara algo pra quem vc autorizar ou se vc permitir.

vc ser notificado que alguem colocou uma foto sua, seja onde for, ate mesmo onde vc nao pode ver(pede pra administração tirar) é uma coisa ruim?

esta é a ferramenta que estão questionando.

o link, é pro perfil, e vc controla o que a pessoa pode ou nao ver.

o maximo que acontece se vc nao permite visualizarem suas informações, e isto é questão de bom senso, nao de falha do facebook, é a pessoa saber que vc existe e esta cadastrado na rede. ate ai nada.

no seu caso Furia, se vc tem as configurações corretas(e se vc não quer se expor, deve ter, é uma premissa do bom senso do uso da ferramenta), só sua amiga ou outro contato SEU(e não só dela) vai ver suas informações de perfil, vc sendo marcado ou não. coisa que a pessoa ja conseguiria fazer normalmente.

é asim que a ferramenta funciona, ela não abre informações sigilosas para terceiros.

pra mim vcs estão iterpretando mal, o que a ferramenta faz.

qual parte do que ela faz é nocivo a qualquer pessoa que esta participando da rede?
 
Última edição:
Como usuário do facebook e usuário da minha vida, eu acho que esse povinho devia mesmo é arranjar o que fazer e se preocupar menos com coisas tão insgnificantes... Por*** se você se cadastra numa rede social, sabe que vai acabar sendo exposto, quer queira ou não... Se você se deixa fotografar, sabe que vai acabar sendo visto, quer queira ou não...
Quer se manter anônimo? Se enterra, ou não paga mico, meu filho!
 
Na boa, eu acho isso um absurdo.
Se vai usar facebook, você vai estar exposto. Se não quer ficar exposto, não usa o facebook. Ponto final.

É que nem os caras que processam o mcdonalds porque ficou obeso. Ou processam malboro porque ficou com cancer de pulmão. Ou empresa de cerveja porque teve problemas no figado.

Assumam as consequencias dos seus atos, caramba.
Esse sistema de ficar processando tudo só pra ganhar um dinheirinho é um dos mals do nosso tempo. Processe quem quiser por qualquer coisa idiota e que foi escolha exclusivamente sua.
 
facebook é legal, mas deveria dar a opção aos usuários de desejar compartilhar fotos ou mantê-las privadas permitindo acesso somente a uma lista de pessoas que o próprio usuário escolhe e autoriza. Aí sim se evita uma série de problemas e todos podem participar numa boa.
 
facebook é legal, mas deveria dar a opção aos usuários de desejar compartilhar fotos ou mantê-las privadas permitindo acesso somente a uma lista de pessoas que o próprio usuário escolhe e autoriza. Aí sim se evita uma série de problemas e todos podem participar numa boa.

mas existe. com suas fotos. quando vc cria um album pra colocar as fotos QUE VC QUISER(ja que impossivel fazer total controle disto, sem denuncia, é inviavel possuir uma equipe moderando toda a quantidade de imagem que vai parar lá) vc pode escolher se so os seus contatos(ou seja, quem vc proprio adicionou como amigo) ou se o album vai ser livre pra qualquer um ver.

Ja fotos que outras pessoas coloquem, e que vc esteja presente(por exemplo aniversario do seu primo ou show que vc foi e por acaso aparece no fundo), é QUASE impossivel um computador reconhecer totalmente quem é que esta na foto(é uma imagem galera, interpretação de imagem como dados é dificil pra caramba). A 50 anos que existem pesquisas absurdas envolvendo matematica pesada pra criar a ilusão para um computador de reconhecimento de imagem. E mesmo assim a amiga do furia marcou(no modo automatico) uma escultura e apareceu ele.

pra vcs terem uma idea do que to falando, link pra outro topico daqui que coloquei tempos atras(com somente um paradigma de um computador entendendo uma imagem):

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=97751&daysprune=-1

Então o controle das fotos postadas é basicamente inviavel de ser feito pelo proprio facebook. O maximo que ele pode ter é regras e punir QUANDO fica sabendo. Pra isto que toda foto tem a opção de "denuncia". Mas se vc nao pode ver o album da pessoa, nao tera como ver a foto e nunca ficara sabendo. Paciencia, faz parte da questão de privacidade levantada anteriormente.

Mas ai fazem uma ferramenta que avisa que ela esta aparecendo numa foto, inclusive onde ela nao poderia ver sua foto, e querem processar o facebook por exposição.(ta, tudo bem, mostra tambem um link pra seu perfil pra quem quer que possa ver a foto, mas seu perfil pode e deve ser bloqueado para terceiros).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo