• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Facebook é máquina de espionagem, diz Julian Assange, fundador do Wikileaks

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O Facebook é "a máquina de espionagem mais assustadora já inventada", disse Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em entrevista ao canal Russia Today.

Para ele, a rede social é
"a mais abrangente base dados do mundo sobre pessoas, seus relacionamentos, seus nomes, seus endereços, seus locais, a comunicação entre elas, seus parentes"
-e todos esses dados poderiam ser acessados pela inteligência norte-americana.

"Facebook, Google, Yahoo -todas essas grandes organizações dos Estados Unidos têm interfaces embutidas para a inteligência norte-americana",
e elas teriam sido desenvolvidas pelas próprias empresas, diz Assange.

Ele esclarece que isso não significa que o Facebook seja conduzido pela inteligência dos EUA, mas que esta é capaz de fazer pressões políticas e legais sobre a empresa.

O Facebook diz que as afirmações de Assange são exageradas, segundo o blog de Kashmir Hill no site da "Forbes".
"Nós não respondemos a pressões, respondemos a processos legais compulsórios",
declarou um porta-voz da empresa.

Hill conta que o Facebook não automatizou o processo de disponibilização de dados de usuários para o governo -ao contrário, por exemplo, da operadora telefônica Sprint, que desenvolveu uma interface especial para esse fim.

Fonte
 
Isso não me surpreende nem um pouco, se querem saber. Por isso tomo o máximo de cuidado com esses dados, fico impressioando com o quanto certas pessoas são ingênuas. Agora uso pela inteligência dos EUA? Isso me parece exagerado, se eles não são capazes de fazer melhor que o Facebook é porque a CIA tá malz mesmo.
 
É bem verdade que uma vez na internet sempre na internet.É preciso tomar cuidado ao colocar dados nestas rede sociais, pois de fato é fácil de rastrear qualquer um, pelo perfil, amigos, preferências etc.
 
Teoria da conspiração que existe desde que a internet é internet.
 
Também acredito que a inteligência dos EUA teriam outros "meios" para conseguir essas informações talvez até mais concretas. Afinal nem todos que possuem cadastros em sites de relacionamento e integração social colocam informações verídicas sobre si mesmos.
 
A partir do momento que você disponibiliza qualquer dado publicamente, se deixa a margem de tudo. Então não adianta reclamar depois.
 
Olha, não é de se surpreender mesmo não.
Qualquer um pode usar Facebook ou orkut para fazer espionagem (que aqui chamamos de futricagem ou falta do que fazer, ou tomar conta da vida alheia). Se apenas olhando os perfis das pessoas nós já podemos espionar avontade, imagine o que a Inteligência Norte-americana não poderia fazer tendo acesso a coisas que não estão expostas no perfil, como IP, endereços de e-mail do cadastro etc?

E não é que a CIA esteja falida para usar estes recursos. Claro que ela não o usaria como algo definitivo, mas como um início de investigação. Da mesma forma que eu usava a Wikipédia para iniciar as pesquisas da faculdade e, só depois de ter uma idéia pela Wiki (afinal era a mais fácil se achar o que queria), é que eu partia para algo mais confiável.

Claro que pra mim e pra todos nós, meros mortais que usam o Facebook e afins para se divertir, isso não faz diferença nenhuma. O máximo que pode acontecer é o Google imbutir anúncios que supostamente são do meu interesse no AdSense da página que estou visualizando. De resto, quem realmente interessa, acho que não usa redes desse tipo para fazer transações de informações importantes, combinar atentados, vender armas, tramar assassinatos etc e tal. A CIA pode dar uma fuçada no Facebook para tentar achar algum parente, localização atual de alguém e coisas pequenas assim, mas seu banco de dados, com toda a certeza, é muito maior do que se está na rede.
 
Informações bancárias e de cartões de crédito são muito mais relevantes para serviços de inteligência/espionagem do que informações do Facebook.

E se a CIA pode acessar dados do Facebook, então, bem, eles também podem acessar dados dos bancos e operadoras de cartões.
 
Teoria da conspiração existe desde ANTES da internet.

Eu acho que ela se referia a esse tipo de teoria da conspiração, já que ela escreveu "Teoria da conspiração que existe desde..." e não "Teoria da conspiração existe desde..."
 
  • Curtir
Reactions: Pim

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo