• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Exu não pode?" - Sobre o candomblé e as escolas...

Como se fala de uma religião do ponto de vista histórico e filosófico sem sua liturgia e espiritualidade? Não é praticar ritos e orações, óbvio, mas se for pra fazer ensino comparativo que seja seguindo a polifonia de diferentes mestres, de preferência tentando entender as religiões dentro do seu contexto, e não como a historiografia iluminista ou marxista vê as mesmas.
 
E se for um contexto que não existe mais, mas que tem representação histórica?

Nesse caso, sigamos a fenomenologia religiosa. Análise de textos e teólogos do passado e contextualização histórica, mas não seguindo as interpretações desta ou daquela escola historiográfica, mas seguindo a interpretação (polifônica) dos vários estudiosos sobre os fenômenos religiosos em si.

É extremamente frustrante ver um historiador falando sobre o cristianismo medieval pelos olhos modernos em vez de se focar no realmente era vivido a partir de interpretação isenta dos documentos religiosos: missais, devocionários, relatos de cultos e superstições, liturgias escritas ou orais preservadas na memória etc.
 
Vocês tem noção que isso não é um curso em uma faculdade para historiadores da religião ou pesquisadores de teologia comparada, mas para crianças e adolescentes em parte desinteresados em parte tentando fazer prevalecer seu conjunto de verdades? Crianças e adolescentes que não tem biologia/matemática/história/português direito e cuja grande maioria nunca leu um livro?

Desce daí, bando de viajandão :lol:
 
Fernanda disse:
Vocês tem noção que isso não é um curso em uma faculdade para historiadores da religião ou pesquisadores de teologia comparada, mas para crianças e adolescentes em parte desinteresados em parte tentando fazer prevalecer seu conjunto de verdades? Crianças e adolescentes que não tem biologia/matemática/história/português direito e cuja grande maioria nunca leu um livro?

:hihihi:

Eu falo por mim. Na época eu achava interessante o assunto, principalmente no mundo antigo, egito, maias/incas, gregos e por ai vai.... Hoje em dia praticamente não lembro de nada que lia na época.

Sabe, ninguém aqui comentou a respeito de outras e tal, minha opinião é apenas no seguinte aspecto: se for abordar religião no ensino público como eu acho que poderia ser sem ofender pessoas de outros credos e nem o estado laico. Só isso. ;-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo