• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Expressões de cada região do Brasil

Ogden disse:
aqui em Minas tem o famoso "Ô trem bão sô!"
hehehehehe
eu adoro essa... mas não é muito comum aqui em BH nos dias de hj isso é pouco usado... mas mineiro ainda come MUITO o final das palavras... por exemplo, se eu for entregar alguma coisa pra alguém eu viro e falo:
-"Aqui ó, tom p'cê"
e tb tem mais alguns clássicos tipo o "uai" e o "ué"

Ó eu já morei em Minas e lembro que tinha o "paia". Eu nunca em acostumei a dizer q algo é paia...nada a ver...q q vcs tem contra a palha??

E tem o lendário diálogo entre o carioca e o mineiro:

CARIOCA: Mineiro, que que é "sô"?
MINEIRO: Sô é sô, uai!
C- e que que é "uai"?
M- Uai é uai, sô.

Aqui no nordeste tem o clássico, lendário, sonoro...Oxente, bixin...

ou pelo menos é assim quw vocês vão encontrar os exageradíssimos atores da globo imitando. A gente fala só: oxe!
 
aí mano, pódicrê, muito loca essa parada, véio! tipo, c tá ligado que tem que fazê mó preza com as mina, né memo? então, agora tô vazando mas qualquer coisa, bate um fio, ceRto? falou, mano!

hehehe... isso são algumas expressões típicas da Grande São Paulo (pelo menos do ABC)
 
The Transcendent One disse:
no Rio a gente fala assim :

- mané
- sinistro ( qualquer adjetivo se aplica )
- a parada ( sinônimo de coisa/ lugar )


Então uma típa frase carioca seria assim : ( exemplo : convidando alguém para ir numa festa )

- Aí mané, tá afim de ir na parada ? Vai ser sinistro.

pode crê........................opa! mais uma!
 
Poutz uma coisa que eu estou com mania de falar, e acho q bastante gente também é o NÉ?

Por exemplo...
- po, hj tah frio...
-Né??? (ao invés de dizer naum eh?! eh mesmo... ou sei lah que raios...
 
{Scarlet Rose} disse:
Poutz uma coisa que eu estou com mania de falar, e acho q bastante gente também é o NÉ?

Por exemplo...
- po, hj tah frio...
-Né??? (ao invés de dizer naum eh?! eh mesmo... ou sei lah que raios...

Eu tb falo isso às vezes!
E naum se esqueçam das que o ''cantor'' Belo falou: Tênis AK (tamanho quinze) e tecido fino (que de tão fino, vem em pó).

100+ 8)
 
ahuauhhuaahuhuahua!

*oxente
*oxe
*mar minino! (mais... menino...)
*taca muléstia dos cachorros doidos (ou só "tacamuléstia")
*eita!
*bom que só a pleura!(ou tacapleura) (viu pleuraman?)
*táquepariu (abreviação de put*quepariu)
*é toddy (é f*da mesmo) :lol:
*vaitembora! ( vai -te embora)
* saí daê!
* e o clásssico : CABRA DA PESTE!
 
Vão algumas do RJ (Bem regionais, muita gente naum deve conhecer)

- Carai ou carai de asa! (nosso famoso caralh.o)
- Virou paçoca (Já era)
- Mermão (essa é famosa!)
 
{Scarlet Rose} disse:
Poutz uma coisa que eu estou com mania de falar, e acho q bastante gente também é o NÉ?

Por exemplo...
- po, hj tah frio...
-Né??? (ao invés de dizer naum eh?! eh mesmo... ou sei lah que raios...

tem uma amiga minha q toda frase q ela diz eh pontuada por um "neh" :D
ixi mas issu jah tem pelo menos uns 2 anos... mas eu falo bastante "neh" tb :D
 
Aeeeeeee tópico ressuscitado! :D

eu conhecia umas do tempo que morei na Paraíba, entre 93 e 94, mas não sei se mudaram desde então...

mas lá vão algumas:
- gala = po***
- ôxe = equivalente ao "oxente" dos baianos
- ôxe, i é? = eita, é memo?
- filho de uma rapariga (nem preciso falar, né?)
- quenga = pu**
 
Dicionário Nacional de Gírias

Bom, temos pessoas do fórum espalhadas por esse país. Tenho o contato com um ser, carioca que está em São Paulo. Ele tem gírias diferentes, e mesmo nãoq uerendo está adicionando as gírias de sampa.
Sabemos que a regionaldiade traz isso. Acho interessante psotarmos as diversas gírias que existem em nossas cidades e estados.

Não postem girias repetidas. Por exemplo, dua spessoas de sampa, psotarem a mesma gíria. A não ser que vá comentá-la.

------------------------------------------

São Paulo


Trampo - Pode substituir a palavra emprego. Tem suas variações: trampar= trabalhar; a epressão "deu um trampo"=deu um trabalho.

Paga pau - No carioques temos a palavra relativa, expressa pro "baba-ovo", ou seja, aquele fan, pessoa tediosa. Na verdade esse fan, ´q aquele ser sem personalidade que imita os outros, os seus Ídolos.

Busão - Ônibus.

Pano - Roupa: "Aquele carinhaha usa uns pano(s) bem loko!" = Aquele individua usa roupas legais.

Mano - Essa palavra tem algumas "primas", de sentido parecido, como a palavra; "Truta": --"E aih truta blz?"; --"Tudo certo mano!" = --Como vai;ou, --Como vai amigo?; Vou bem colega.

Dessa idade - desse tamanho: "Comi uns bife dessa idade *pessoa indica o tamanho com as mãos*!" = Comi uns filés desse tamanho!

Turminha legalize - Grupo de individuos, que são a favor da liberação da maconha. Geralemnte são usuarios.

Treta - Briga, confusão. Tem suas variações: "Vamos tretar!?!" = Vamos brigar!?!

Bregenete ou Bregenight - Coisa, objeto (usado quando vc esquec eo nome desses): Então assinalem com aquele bregenight = assinalem com aquele coisinha que esqeuci o nome.

--------------

Por enquanto é só.

Essas são girias que ouço, algumas uso outras não. Muitas foram descartadas, mas o epsoal da antiga ainda lembra.
 
Recife eu ja ouvi muito FODEROSO, o que pode ser traduzido como Fodão aqui...

tem o Porrrrrrta porrrrrrrrca etc etc :D

A tradução do SINISTRO carioca ficaria Bizarro, e numa regionalização ainda menor (de bairro) MACABRO.
:D
 
P/ ver expressões é só ver Pepa Filmes...

Ja é = blz, concordo...
Partiu = vamos lá
Faraó, raiz = morto
Cocotinha = mulher bonita

tem várias do tipo... eheh
 
Hahaha... eu falo muito "neh" tambem...
Tem também essas aqui:
- "Me vê um chops aí, meu!"
- "Véio... tipo assim..."
- "Afff...." ou "nuusss" (nossa...)
- "Pô meu! Caramba, viu..."
- "Nem..." ( não)
 
Olórin of Lórien disse:
- gala = po***
- ôxe = equivalente ao "oxente" dos baianos

ôxe é ôxe no nordeste inteiro, da bahia ao maranhão.
você só ouve um "oxente bixim" em novela da Globo, issu é garantido :lol:
Alias, o normal não é mais nem ôxe, eh oxxxxx... :lol:

Ah... gala eh isso mesmo que voce disse... pelo menos aqui no RN :oops: :mrgreen:

Poxa... aqui o "eita" é de lei, já...

Voce vai ouvir mt "Virgem.." mas não pronunciado como "Virgem", e sim como "Vixxx..."

Ah, quando acontece alguma coisa grave voce ouve o "Vixxxx maria! 8O "... "Virgem maria santissima!!! 8O 8O 8O " voce soh ouve quando morre alguem (povo preguiçoso da capital) :lol:

Hm... eu ia falar do "putz"... mas "putz" axu q eh a giria mais nacional que eu conheço, deixa quieto :lol:
 
Ó eu já morei em Minas e lembro que tinha o "paia". Eu nunca em acostumei a dizer q algo é paia...nada a ver...q q vcs tem contra a palha??

não somos nós q temos contra, nós falamos pq...
pq..
sei lá!

se tdos forem pensar no q falam de expressões locais...

aqui tem o "fraga" tb :P

:lol:
 
Voce vai ouvir mt "Virgem.." mas não pronunciado como "Virgem", e sim como "Vixxx..."
Juro que nem lembrava que o vixi significava virgem :oops: .

"Eita" é clássico (eita porra, eita pau)
"massa" é legal
Aqui não é Fodeu sim fudeu (fuderoso em vez de fodão)
Mania de trocar v e z por "rr" (Marrapá, mais rapaz)
A gente não fala lânguido nem Oxente bichin
Mas falamos cantando e vixx
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo