• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Expressões "da hora" bizarras na internet

As pessoas só estão sendo cristãs. "Amai-vos uns aos outros." :|


Algo que é bem na moda, no que toca a expressão, são smileys, mas alguns irreconhecíveis. Eu fui entender, por exemplo, que <3 era um coração há uns dois dias. Têm outros, mas eu não guardo (tanto porque mal entende, muitos).
 
Gabriel disse:
Não é ausência dos pronomes "eu", "tu", etc. que transforma aqueles verbos em imperativos; em português as terminações verbais também indicam em que pessoa se encontram os verbos, de modo que muitas vezes os pronomes são opcionais, geralmente para ênfase e/ou para desfazer ambiguidades.

"Amo", "adoro", etc. ainda estão na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Não tem como tais formas serem consideradas imperativas de modo algum - principalmente porque não existe imperativo na primeira pessoa do singular.

No entanto (e talvez tenha sido isso que o autor original do post quis dizer, com termos confusos), esses verbos são transitivos, e não há nenhum objeto na frase. (O sujeito, como você mesmo disse, é oculto porém claramente implícito.)

Mesmo assim, se a pessoa está falando de alguma coisa (ou a foto é o tópico), fica implícito que é "Amo (isso)", então não me parece tão ruim do ponto de vista da língua.

Quanto à banalização de "amar" qualquer coisa que se ache legal e se goste, é outra história.

*****

Agora o que odeio mesmo é a importação do verbo "add" para português sem necessidade e sem adaptação. "Me add no seu orkut/msn/qualquer coisa". "Posso te add?", e etc.

Abomino isso por dois motivos. O primeiro é que é um empréstimo desnecessário. Já temos o verbo adicionar, que tem exatamente o mesmo significado, e talvez venha até da mesma raiz. Mas isso é um detalhe. O principal motivo pelo qual acho essa prática medonha é que o verbo é importado sem fazer nenhuma adaptação: é add em todos os tempos, não varia, não há inflexões, como se estivéssemos falando inglês. Se fosse o caso de aportuguesá-lo e encaixá-lo em uma conjugação (como foi feito com "delete", que virou "deletar" e é conjugado normalmente), eu talvez me importasse um pouco menos.
 
Eu realmente não tinha entendido o tópico,Goba.Mas valeu pela gentileza,cara.

Foi um espasmo, não acontece de eu ser gente boa assim sempre.

Mas basicamente: sabe termos que caem em uso demasiado na internet, e que antes eram simplesmente parte de uma conversa normal, ou nem tanto? Banalização de sentimentos e usos padronizados de formas verbais, adjetivos populares entre pessoas de uma mesma tribo da internerd, substantivos novos e advindos de códigos para definir isso e aquilo. É uma discussão sobre modismos lingüísticos (sei lá se posso usar esse termo, mas parece chique) criados na internet, mais abrangente do que só falar sobre quem iXscreVi aXximMm. Gotta?
 
Goba disse:
Eu fui entender, por exemplo, que <3 era um coração há uns dois dias.
E 11111 = !!!!!

... mas se bem que só vi esse tipo de gíria ser usado em outro fórum (graças a Deus não é generalizada) sobre MMORPG's.
 
Konan disse:
Será que ainda é necessário a utilização de códigos próprios grupais para se individualizar (por meio de um grupo, o que também é bizarro)?
Será que esse tipo de comportamento não é extremamente excludente num ambiente como a internet, pressupostamente sem fronteiras e baseado na alteridade e diversidade, na troca?

Acho que há contradição aí, Konan. Diversidade em si é uma fronteira. Diferenças essencialmente dividem as pessoas, as categoriza. E até onde eu sei a internet nunca foi um bloco de usuários. Pelo contrário, até pela quantidade e a própria diversidade que já citamos são formados vários grupos, cada um com as suas características. Deixou de ser um lugar de nerd pra ter até malandro e surfista.

Algumas das expressões que foram citadas aqui não nasceram na internet. Aliás, é bom considerar que todas elas foram trazidas de fora por alguém e só então se espalharam pela internet. Só porque ela não é usada fora da internet onde vivemos não quer dizer que não esteja sendo usada muito mais fora da net em algum outro lugar do país ou do mundo.

Por exemplo, ouço "amoooo" de colegas (mulheres, claro) desde o primeiro colegial, talvez antes, e nessa época quase não se via isso na internet. Isso, acredito eu, começou a ser usado principalmente nos blogs... pois nem existia fotolog nessa época.

Enfim, eu faço parte de um grupo que adora comunidades universalizantes. Fiz parte de fóruns de discussão americanos e internacionais e jogo diversos jogos online... o que me rendeu o costume de usar, por exemplo, "owned", "GG", "BRB" e essas abreviações de internet utilizadas principalmente nos jogos.

Uma coisa que muita gente faz é abreviar as palavras em si em uma conversa. Escrever porque como "PQ" e coisas do tipo. Acabam dando umas travadas na vida real, quando se pegam usando "PQ" no colégio/faculdade. Eu, por sorte, uso abreviações assim muito pouco, mas conheço gente que parece um TROLL na internet e na vida real escreve muito bem, também.

É tudo tão relativo! Ainda bem que estamos dando exemplos :)

Sem mais, abraços
 
:eek:minhas amigas vivem dizendo te amo pra tudo quanto é gente...gente que conheceram há algumas semanas...
eu acho q o certo seria t adoro...:eek: mas faze o q??tá na moda agora dizer eu t amo até pro mendigo da esquina..
sou contra isso... como vc pode dizer q vc ama uma pessoa c vc conhece essa pessoa há tão pouco tempo??
no ifnal das contas essa palavra já perdeu seu real significado...:ahn?:
 
*saraah** disse:
no ifnal das contas essa palavra já perdeu seu real significado...:ahn?:
Acho que não é pra tanto. A palavra pode ter perdido seu real significado em determinado grupo que tem costume de usá-la banalmente assim. Creio que a maioria ainda consegue diferenciar o momento de usar palavras como adoro, gosto ao invés de amo.
Pelo menos, eu espero que sim. :roll:
 
1ss0 S1m eH Mu1T0 31z4rR0!!! Mas não é muito diferente daqueles códigos que se usavam e ainda se usam nas escolas (o diário das meninas por exemplo... aham).
Não sei se sou eu que estou desatualizado ou o atual ensino não acompanhou as mudanças que o mundo em que vivemos exige das pessoas. Continua engessado.
 
Isto é l33t.(leet)
V4l1n0r 3 |\/|u1t0 |_3g4|_ Br0\/\/
53n|-|0r |)05 4n315 T|\/|b|\/|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo