• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Exposição Stanley Kubrick - MIS

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Eu ainda não estou muito acostumado com esse novo formato do forum.
A área de Artes sumiu? Acho que isso aqui teria mais a ver com aquela área.
Enfim. Qualquer coisa é só algum moderador movê-la.


Visitei esta exposição inédita na América Latina do Stanley Kubrick no Museu de Imagem em Som (MIS) em Sampa. Não diria que é uma exposição grandiosa ao ponto de alguém ir pra Sampa apenas por ela (a não ser que seja fanático por Kubrick). Mas se estiver em Sampa e tiver uma manhã ou tarde livre (máximo 3 ou 4 horas pra ver tudo, pouco mais se quiser assistir todos os clipes), é um programa mandatório.
A exposição é dividida pelos 13 filmes do diretor, sendo os mais importantes com a sala tematicamente planejada. Além disso também tem um pouco sobre o filme AI, projeto original dele que ele repassou ao Spielberg. E por fim uma sessão aos 2 principais projetos que ele tinha em mente mas nunca foram feitos (Napoleon e The Aryan Papers).
Achei a sala do O Iluminado e do Eyes Wide Shut fantásticos, com ambientação perfeita. Em contrapartida os para Spartacus e os 3 primeiros filmes são bem simplórios. De qualquer forma, todas elas possuem objetos impagáveis desde props originais (starchild, machado, roupa branca com protetor de saco, etc), roteiros e documentos originais com anotações, e até cartas (reclamação da sociedade cristã norte-americana contra Lolita, reclamação de esposas de oficiais contra Dr. Strangelove, resposta da Audrey Hepburn ao convite para Napoleon, etc).

Site oficial:
http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1393


Alguns videos e imagens que fiz das alas:

Simples mostruários, jornais e fotos de bastidores.

fearanddesire-jpg.53807

Simples mostruários, jornais e fotos de bastidores.

killerskiss-jpg.53808

Simples mostruários, jornais e fotos de bastidores.


Ala em formato de trincheira. Bem pensado. Ainda mais com o telão ao fundo com imagens em primeira pessoa do Kirk Douglas andando nas trincheiras e barulho de guerra. Andar olhando pro telão até dá a impressão de estar no filme.


Simples mostruários, jornais, fotos de bastidores e apenas um figurino. Sem ambientação, nem trilha.


Trilha sonora marcante, muitas fotos da Sue Lyon e principalmente a carta da sociedade cristã reclamando do filme, com direito a carta de resposta do Kubrick.


Mesa central com maquetes e carta de parentes de oficiais americanos reclamando da forma como os militarem foram representados. Projeção do final do filme com a famosa trilha.


Maior ala em volume e quantidade de material. Muitos props originais legais e ambientação da nave em estado de emergência.


Objetos de cena controversos. Infelizmente sem o principal que seria o pênis gigante assassino. Mas com muitas matérias de jornal e cartas sobre a controvérsia do filme.

clockworkorange-jpg.53809

A luz de velas artificiais e trilha do filme marcam a ambientação. Destaque para a câmera modificada pelo Kubrick para conseguir gravar nessas condições de baixa luminosidade.


Ala fantástica em formato de corredor, com trilha sonora assustadora, mostruários atrás de portas, objetos de cena interessantes e no final uma maquete do labirinto.


theshining-jpg.53813

Ala simples com reprodução das beliches, roteiro, fotos e objetos de cena.

fullmetaljacket-jpg.53810

Outra ala fantástica com sala espelhada com as máscaras venezianas, com direito a algumas ocas que levam a poder ver a sala ao lado.

eyeswideshut-jpg.53811

Simples com apenas alguns desenhos conceituais. Na verdade é só uma parede entre duas alas principais.

ai-jpg.53812

Segundo andar, com vista para a ala de 2001. Muitos documentos, cartas (inclusive da Audrey Hepburn, escrita a mão) e cronogramas para estes dois projetos que infelizmente nunca foram concretizados.




Enfim. Pra quem é fã é uma boa dica.
Ficou faltando visitas guiadas organizadas pelo museu, mas pelo que entendi dá pra procurar guias particulares.
Tem uma lojinha cheia de brindes também, e o lançamento da tradução de um livro sobre o Kubrick.
 

Anexos

  • FearAndDesire.JPG
    FearAndDesire.JPG
    109,7 KB · Visualizações: 8
  • KillersKiss.JPG
    KillersKiss.JPG
    128,2 KB · Visualizações: 8
  • ClockworkOrange.JPG
    ClockworkOrange.JPG
    237,4 KB · Visualizações: 8
  • FullMetalJacket.JPG
    FullMetalJacket.JPG
    121,8 KB · Visualizações: 8
  • EyesWideShut.JPG
    EyesWideShut.JPG
    226,9 KB · Visualizações: 8
  • AI.JPG
    AI.JPG
    130,4 KB · Visualizações: 8
  • TheShining.JPG
    TheShining.JPG
    133,5 KB · Visualizações: 8

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo