• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2006 Expectativas: GRUPO E

Fingolfin

Feitiço de Áquila
GRUPO E

Itália
Gana
Estados Unidos
Republica Checa

Muita gente considera esse o verdadeiro grupo da morte. Por muita gente eu digo 200 milhoes de americanos e sei lá qtos vivem na Itália. Desculpem-me mas não é mesmo. Embora até podemos comparar Itália com Argentina e Rep Checa com Holanda não há, de maneira alguma, como compara Estados Unidos com Servia e PRINCIPALMENTE Costa do Marfim com Gana.

Ninguém dava nada para a seleção italiana. Depois do fiasco da Copa do Mundo(embora tenha sido roubada) e do fiasco ainda maior na Eurocopa(não se classificou nem na 1a fase) as pessoas já começavam a pensar que a Itália talvez não chegasse nas oitavas nesta Copa. No entanto, depois da goleada contra a Alemanha, parece que todo mundo mudou de opinião e a aponta como uma das maiores favoritas depois do Brasil.

Eu sempre fui fã do futebol italiano. Acho que eles teriam time para peitar o Brasil se jogassem mais ofensivamente algumas vezes. Não é a toa que eu fui votando na Itália nas enquetes aqui do forum.

O que muita gente não sabe(ou pelo menos não sabia antes da goleada) é que o time da Itália mudou, e muito. A defesa continua sendo a mesma, afinal é a melhor do mundo. Nas laterais entraram Grosso e Zacardo completando a linha de 4 homens.

A diferença da Itália passada para a Itália de Marcelo Lippi é que ela joga quase num 4-3-3(ou pelo menos 4-3-1-2), algo q eu nunca imaginei que a Itália faria. Eles colocam Del Piero como meia/atacante(tipo o Rivaldo e o Ronaldinho em 2002) e ainda jogam com dois atacantes fixos: Gillardino e Luca Toni. Isso não acontece desde.... bem, nem me lembro quando. A Itália, com medo de perder sempre considerou Del Piero como atacante e no final deixava o Vieri jogando praticamente sozinho lá na frente.

No entanto, pra manter o time seguro os três homens típicos de meio de campo correm e marcam muito. O segredo deles é não guardarem posição. Eles ocupam o campo inteiro. Camaronesi, Pirlo e De Rossi(ou Gattuso) estão em todos os lugares, fazendo com que a Itália não fique vulnerável.

O time passou o ano de 2005 invictos, oq não acontecia desde 92. Com a goleada contra a Alemanha já são 15 jogos.

O time é forte e o técnico é mestre em fazer de boas equipes grandes times. Se Totti se recuperar a tempo pode tar ainda mais poderio ofensivo ao time no lugar de Del Piero que passari a ser uma importante opção durante o jogo. O time ainda tem boas opções no banco como Inzaghi, Cassano, Gattuzo e Vieri está próximo a voltar a jogar.

Time Base: Buffon, Grosso, Nesta, Canavarro e Zaccardo; Camaronesi, De Rossi e Pirlo; Del Piero, Luca Toni e Gillardino.

Muita gente acha que Gana será a surpresa africana na Copa. Muita gente está enganada. O time está aos frangalhos. O time que frequentemente está encabeçando as competições juniores/juvenil ainda precisa de muito feijão com arroz pra almejar qq coisa nesta copa. Eles deram a sorte de cair num grupo fácil na África e a campanha na Copa Africana das Nações mostrou ainda mais a fragilidade do time. Apesar de contar com bons jogadores como Essien(Chelsea) e Appiah(Fenerbace) o time é totalmente indiciplinado e sem talendo mesmo para seguir adiante. Se ganhar 1 jogo vai ser lucro.

Time Base: Adjei, Gyan, Pappoe, Pantsil e Mensah; Appiah, Attran, Issah e Essien; Edusei e Laryea.

O futebol é tão "não" o negócio dos Estados Unidos que eles chamam o troço de soccer.

No entanto é teimosia não ver a evolução do time nos ultimos anos. A seleção de Bruce Arena já apareceu bem na Copa da Asia. Perdeu nas Quartas de Final para a Alemanha jogando melhor e sendo roubada(um penalty e um gol mal anulado).

Nas eliminatórias da CONCACAF eles foram os primeiros a se classificarem e terminaram na frente do México, hoje um cabeça de chave.

No entanto as conquistas dos EUA não param por aí. Eles tem tido resultados bem mais significativos nos ultimos amistosos. Nesse ano o time venceu a Polônia por 1 a 0, o Japão por 3 a 2 e a Noruega por significativos 5 a 0. Não venceu nenhuma seleção favorita mas se mostrou pelo menos superior a equipes médias, duas delas que estarão brigando por vaga na copa. O tropeço contra a Alemanha pode ser creditado ao fato deles estarem jogando sem 8 titulares.

Além disso os EUA atingiram esta semana o 5º lugar no ranking da FIFA, a melhor colocação já atingida.

Os EUA estão em um grupo muito difícil com Rep. Checa, Itália e Gana. Não chegam a ser favoritos nem a classificação mas eu não duvidaria se o time surpreendesse e deixasse a Rep. Checa ou a Itália de fora das Oitavas.

Para o azar deles a vida dura não para por aí. Se classificando em 2º eles provavelmente pegariam o Brasil e por mais que tenham evoluidos eu ainda não acho que chegou o dia que eles nos eliminarão.

Um dos problemas dos EUA é a falta de uma mistura no campeonato nacional deles. Os principais jogadores do time americano não tem experiência na Europa. São poucos que jogam lá. Quase todos eles jogam pela MLS. Por mais que seja um ato nobre pois engrandecem o futebol nos Estados Unidos e promovem sua liga local, ela não é forte o suficiente para promover um maior avanço da qualidade do futebol deles. Acho que os EUA iriam aumentar sua qualidade consideravelmente se, ou passasse a exportar os seus melhores jogadores, ou tivesse um investimento maior na MLS e começassem a contratar jogadores de fora.

Resumindo: eu não apostaria neles, mas eles correm por fora por uma vaga sim.

Time Base: Keller, Vanney, Albrigth, Gribs e Conrad; Twellman, Convey, Beasley e Ralston; Donavan e Ed Johnson.

A Rep. Checa é a minha galinha dos ovos de ouro. A minha seleção preferida. Primeiro pq joga um futebol ofensivo, sempre pra frente. Segundo pq tem jogadores de grande categoria como Nedved, Baros, Poborsky e Rosicky. É prazeiroso ver o time jogar.

No entanto a equipe que encantou na Eurocopa já não é a mesma. Nedved já está com quase 34 anos e caiu um pouco de produção. Ainda pode desequilibrar mas se encontra mais ou menos na mesma posição do Figo. Embora craque já não tem o mesmo poder de fogo de antes.

No entanto, Milan Baros que tinha acabado de sair da equipe sub-21 em 2004 já pegou experiencia jogando no Totteham, Liverpool e atualmente Aston Vila e está pronto pra brilhar na copa. Além disso conta com o grandalhão Koller de 2,02 que apesar da altura não é tão desajeitado como este tipo de jogador costuma ser não. Além disso tem velocidade.

No entanto a história diz que times como a Rep. Checa vem na copa pra decepcionar. Foi assim com a Colombia em 94, com Portugal em 02 e por aí vai. O time tem a qualidade mas não não dá pra saber como vai comportar em uma Copa. Se jogar oq jogou nos na Eurocopa(esqueça o jogo contra a Grécia) eu não me surpreenderia até mesmo se chegasse numa final. Um obstáculo para eles seria enfrentar o Brasil logo nas oitavas.

Outro grande pró do time é seu técnico. Embora não tão conhecido por nós ele é um dos melhores táticos do mundo. Nenhum outro técnico tem a visão de jogo e a capacidade de mudar o jeito do time de jogar durante uma partida. Vcs lembram em 04 qdo o time tomou 2-0 da Holanda de cara e de repente tomou conta do jogo? Ou qdo começou perdendo pra Alemanha e mesmo jogando com meio time reserva virou? Ele sabe explorar bem os defeitos dos outros times e consegue fazer isso mesmo depois que o jogo já começou.

Time Base: Cech; Jiranek, Rozehnal, Ujfalusi, Jankulovski; Poborsky, Rosicky, Smicer (Polak), Nedved; Baros, Koller(Stajner)

Fingolfin disse:
Muita gente considera esse o verdadeiro grupo da morte. Por muita gente eu digo 200 milhoes de americanos e sei lá qtos vivem na Itália. Desculpem-me mas não é mesmo. Embora até podemos comparar Itália com Argentina e Rep Checa com Holanda não há, de maneira alguma, como compara Estados Unidos com Servia e PRINCIPALMENTE Costa do Marfim com Gana.
E o engraçado é q eu acho que esse grupo é o que tem os 2 classificados mais claros, por merecimento......(excluo o grupo do México pq são 2 classificados mais por falta de opção do q outra coisa. E o grupo da Espanha tem a Ucrânia que mostrou ser mto dependente do Shevchenko).....

Mas foi aquilo q eu disse no outro tópico.....
Os americanos devem estar considerando o grupo da morte pra eles.... :g:
Pq deve ser frustrante mesmo.....Depois de todos apontarem q eles estão evoluindo e depois da campanha de 2002 (q eu não considero tão boa qto dizem, mas), eles caem num grupo q eles ainda naum estão mto preparados pra passar.....E ainda precisam ver seu rival México num grupinho furreca com Irã e Angola.....

Fingolfin disse:
Eu sempre fui fã do futebol italiano. Acho que eles teriam time para peitar o Brasil se jogassem mais ofensivamente algumas vezes. Não é a toa que eu fui votando na Itália nas enquetes aqui do forum.
Tb sou mto fan do futebol italiano (meu idolo até hoje é o Roberto Baggio q tava estourando qdo eu comecei a assistir futebol).....Sempre é o meu segundo time em qlq competição (e primeiro se o Brasil não está).....
Mas é aquela frase q todos dizem: Somos fans do futebol dos jogadores italianos, pena que os treinadores deles nunca foram.....

Apesar de defenderem que é perigoso um amistoso contra outra seleção grande às vésperas da Copa, a federação italiana não poderia ter feito nada melhor nesse jogo contra a Alemanha.....
É o tipo de resultado para apagar da memória da maioria o 4X1 do Brasil em cima dos argentinos e entrar na Copa como o resultado mais lembrado e temido.....
Tem seu lado perigoso (e ruim no caso dos alemães), mas pode ser maravilhoso como no caso dos italianos.....

E eu quero enfrentar esse time italiano.....Nas oitavas ou na final.....Mas eu quero o Brasil passando pela itália.....

Fingolfin disse:
Muita gente acha que Gana será a surpresa africana na Copa. Muita gente está enganada. O time está aos frangalhos. O time que frequentemente está encabeçando as competições juniores/juvenil ainda precisa de muito feijão com arroz pra almejar qq coisa nesta copa. Eles deram a sorte de cair num grupo fácil na África e a campanha na Copa Africana das Nações mostrou ainda mais a fragilidade do time. Apesar de contar com bons jogadores como Essien(Chelsea) e Appiah(Fenerbace) o time é totalmente indiciplinado e sem talendo mesmo para seguir adiante. Se ganhar 1 jogo vai ser lucro.
Eu considero Gana a 2ª força africana ao lado de Angola (apesar das 2 serem fraquinhas).....
E me alegra tb q eles ainda naum entraram no esquema da CdM e Togo.....
Mas realmente cairam num grupo complicado.....Se ganhar o jogo contra os americanos, já é pra se pular de alegria.....

Fingolfin disse:
Um dos problemas dos EUA é a falta de uma mistura no campeonato nacional deles. Os principais jogadores do time americano não tem experiência na Europa. São poucos que jogam lá. Quase todos eles jogam pela MLS. Por mais que seja um ato nobre pois engrandecem o futebol nos Estados Unidos e promovem sua liga local, ela não é forte o suficiente para promover um maior avanço da qualidade do futebol deles. Acho que os EUA iriam aumentar sua qualidade consideravelmente se, ou passasse a exportar os seus melhores jogadores, ou tivesse um investimento maior na MLS e começassem a contratar jogadores de fora.
Pior q vez ou outra eles tentam esse investimento.....
Lá atrás levavam jogadores como Pelé....Recentemente levou alguns jogadores como o Valderrama, Stoitkov (ou sei lá como se escreve), Matthaus, etc.....
Todos velhos, claro (acho q excessão ao Valderrama).....Mas sempre com o objetivo de serem atrações.....

Tb torço por uma boa campanha dos tchecos.....
Dividem com os ucranianos como candidatos à equipe mediana q pode chegar longe.....
Mas se tiver que escolher, preferiria q fizessem boas atuações.....Podem acabar caindo nas oitavas ou quartas, mas jogando bonito.....É isso q mais espero deles.....

Quando eu começo a valorizar um pouco o futebol dos EUA acontece isso, hehe, se passarem nesse grupo, que vai ser difícil, vão pegar muito provavelmente o Brasil nas oitavas. Portanto, é vida curta pros Yankes, invariavelmente.
Porque todo mundo gosta do futebol italiano? Falo isso porque eu mesmo tenho uma estranha tendência a torcer pra eles, mas quando lembro que podem ser aproximar do Brasil em títulos mundiais me contenho. Pra mim eles vão longe...se não acontecer o grande confronto com o Brasil logo de cara...visto a final simulada aqui no fórum, com eles.
Não sei muito sobre Gana e não coloco fé neles, a Rep. Checa está com um time interessante e é muito provavel que consigam a vaga, tomara que fiquem em segundo.

Fácil fácil, Rep Tcheca e Itália CLASSIFICADOS sem a menor dúvida!!!

E Fingo, quem é o Técnico da Rep Tcheca?

Em Copa nunca existe esse negócio de "sem a menor dúvida". Caso existisse, França e Argentina teriam passado de fase na Copa passada.

Acho Itália e Rep. Checa favoritas sim, mas tenho a forte impressão que uma delas acaba rodando e os EUA pegam a vaga.

Ecthelion disse:
E Fingo, quem é o Técnico da Rep Tcheca?

[SIZE=-1]Karel Bruckner

Segundo o PVC ele é o melhor técnico do mundo. Eu não diria tanto, mas tá ali na nata.

Eu não sei pq, mas qdo eu vejo esses técnicos com nomes esquisitos eu sempre imagino um velho, meio gordo, com cara de Boris Yeltsin só q mais bravo gritando com os jogadores hahaha

Isso tudo é culpa daquele técnico de voley da Russia que urra com as jogadoras durante o jogo
[/SIZE]

Gosto muito da Rep. Tcheca e dos EUA, ambas equipes que jogam um futebol aberto, legal de se ver.

Não gosto da Italia ferrolhenta...tomara que não classifiquem...

Mas pelo jeito vai Rep. Tcheca e Italia mesmo. Mas tomara que se repita a final de 94, pro Brasil dar outro sacode nesses italianos.

Olifante disse:
Mas pelo jeito vai Rep. Tcheca e Italia mesmo. Mas tomara que se repita a final de 94, pro Brasil dar outro sacode nesses italianos.

Sacode foi em 70... em 94 foi tudo menos sacode

Olifante disse:
Não gosto da Italia ferrolhenta...tomara que não classifiquem...
Mas gostou do São Paulo? :g:

E eu num concordo q EUA joguem aberto.....Mto pelo contrário.....São piores até q o México em diversas situações.....
Mas isso depende mto do treinador tb.....
Só q num país onde a torcida vai para uma arena esportiva e fica gritando "Defense! Defense!" já dá pra se ter uma idéia.....
(tá, eu sei q isso é em basquete. Mas tava falando da mentalidade, não do esporte).....

Sempre que uma seleção que nunca ganhou nada chega muito badalada em uma copa, se ferra. Acho que a Rep. Tcheca não vai ser diferente...

Isso acontece com as que ganharam e são badaladas também. Então dá na mesma, não dá pra ficar generalizando.

Por exemplo, a Holanda nunca ganhou nada, é badalada e chega longe em muitas ocasiões. Argentina e França e 2002 eram favoritas e se fuderam.

Mas isso acontece com uma frequência muito maior com seleções "menores". Tirando Argentina e França, não lembro de nenhuma outra seleção campeã e badalada que tenha caido na primeira fase nas últimas copas. Mas em toda copa tem um azarão por antecedência que morre logo de cara.

? disse:
Mas isso acontece com uma frequência muito maior com seleções "menores".
Justamente por isso elas hoje são chamadas de "menores"

? disse:
Tirando Argentina e França, não lembro de nenhuma outra seleção campeã e badalada que tenha caido na primeira fase nas últimas copas.
É pq nos últimos 10 anos, praticamente todo mundo aprendeu a jogar futebol DE VERDADE.
Não existe mais tradição! Existe equipe, preparação, motivação, disciplina tática e diferença técnica em alguns casos excepcionais!

Se a Itália vacilar um pouquinhozinho e não conseguir se livrar da marcação de Gana, por exemplo, VAI SE COMPLICAR (como a França se complicou com Senegal e Argentina com Nigéria). Pode muito bem perder o primeiro jogo, o que não me surpreenderia. Ae teria dois adversários extremamente difíceis à sua frente, e corre sim o risco de ficar de fora das oitavas.

Outra ..
Senegal, em 2002, não tinha nada! Gana tem o meio campo com Essien e Appiah. Se o meio campo titular da Itália for esse que o Fingol colocou, eu sou mais o meio campo de Gana. Eu preferia a Azzurra com Gattuso e Zambrotta como titulares.

Última edição:
A Argentina venceu a Nigéria sempre q os dois times se encontraram (2 a 1 em 94 e 1 a 0 em 2002). Será q vc quis dizer Camarões?

Essien e Appiah não é grande coisa. O Essien é reserva do Chelsea e o Appiah na Copa da África não fez NADA.

Fingolfin disse:
A Argentina venceu a Nigéria sempre q os dois times se encontraram (2 a 1 em 94 e 1 a 0 em 2002). Será q vc quis dizer Camarões?
Não, quis dizer Nigéria mesmo :oops:
Achei q a Nigéria tivesse vencido em 2002, o q resultou na eliminação argentina, mas me enganei terrivelmente. Foi inclusive a única vitória argentina.
Bm, tomemos então somente a França como exemplo.
A idéia é a seguinte: vacilar na estréia contra a seleção mais fraca do grupo pode resultar em eliminação precoce.

Nunis disse:
Essien e Appiah não é grande coisa. O Essien é reserva do Chelsea e o Appiah na Copa da África não fez NADA.
Historicamente, isso não quer dizer muita coisa.

Última edição:
Quer dizer que não dá para comparar o meio de campo bem mediano de uma seleção mais mediana ainda, com um meio de campo razoalvelmente forte de uma seleção forte ué. :mrgreen:

[size=+2]Atacante Gilardino tem a idade do jejum da "Azurra"[/size]
(UOL Esportes)
"Estádio Sarriá, Barcelona, Espanha, 1982. Enquanto Paolo Rossi marcava três gols e mandava o então favorítíssimo Brasil de Zico, Falcão, Sócrates e companhia de volta pra casa, nascia Alberto Gilardino.
No dia 5 de julho de 1982, os astros conspiravam a favor da Itália e de seu artilheiro. E foi nesse astral que Gilardino veio ao mundo."

--------------------------------------------------------------------------

Pra quem curte supertições e ações do sobrenatural. Taí uma possibilidade.
:g:

Será mais um carrasco italiano, não-craque, no caminho de uma grande seleção brasileira?
Espero que não.

Lembrando que, das grandes seleções tradicionais, a italiana é a que tá com o maior jejum. (eliminando desse grupo, obviamente, os uruguaios que já deixaram de ser grandes faz um bom tempo)......
Já q nós ganhamos a ultima, a alemanha em 90 e os argentinos em 86.....(Não conto Inglaterra tb pq só levaram 1 até agora).....

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back