1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Existiam vampiros em Arda?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Darin Galaz-turg, 10 Jun 2003.

1. Darin Galaz-turg

Darin Galaz-turg Anão Quebrador de Ossos

Eu dei uma olhada na pesquisa e não achei nada do gênero.Intão lá vai:
    Hoje estava tendo uma discussão no LoR Shard. E disseram que a transformação de Sauron em vampiro foi apenas um poliformismo. Ele inventou uma forma qualquer. Mas creio eu que ele deveria já ter visto em algum lugar para assim mudar sua forma. Será que alguém aí pode me ajudar?

2. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

eu acho q tinham sim, criaturas q se alimentavam de seres humanos (ou elfos, anões......).... gandalf mesmo diz q havia na terra média mais seres repugnantes q se imagina e nem todos eram servos de sauron....

naum acho impossível q existisse vampiros, assim como lobisomens, fantasmas e outros q com certeza existiam.

3. Riff

Riff Usuário

Existiam, um até foi nomeado, Thuringwethil, uma serva de Morgoth, aparetemente os vampiros de tolkien não eram nada mais q mensageiros, não tendo nenhuma utilidade em batalha, mas Luthien tomou a forma de Thuringwethil pra entrar disfarçada em Angband 8-)

4. Deriel

Deriel Administrador

Um grande "NO, SIR" pra vocês. Tanto os vampiros quantos os lobisomens tolkienianos não são os monstros cinematográficos que costumamos associar às palavras.

Seriam mais ou menos seres mosntruosos "habitados" por "almas" inteligentes. Lobisomens? Grandes lobos demoníacos inteligentes. Vampiros? Grande morcegos demoníacos inteligentes.

5. Riff

Riff Usuário

Foi o q eu disse Deriel, só esqueci das parte das almas :P

6. Deriel

Deriel Administrador

Só se vc disse em algum outro tópic, pq aqui o q vc disse

Não tem a ver com o que eu disse

E vc disse que eram apenas mensageiros, coisa que simplesmente não podemos alegar, afinal só sabemos de um "vampiro". Não sabemos de mais nenhum, portanto não podemos dizer que eram apenas mensageiros.

7. volteryus

volteryus Usuário

Sauron podia se transformar em diversas "coisas" assim como os outros Maiar, Saruman usava uma forma curvada e pequena em Fangorn, Gandalf se transformava em elfo ~(se não me engano)

não creio em fantasmas, vampiros e lobisomens (metamorficos), Tolkien era um homem mais racional nessas horas.... seria como Deriel falou afinal conhecemos os lobos e Laracna, seres com um tamanho maior e mais assustadores, para dar enfase ao romance.... ah me esqueci do lagarto gigante (dragão)

8. Barlach

Gandalf e Saruman naum podiam se transformar..... Eles estavam presos em seus corpos (era parte da missão dos Valar).

9. volteryus

volteryus Usuário

10. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Ele estava se referindo ao Gandalf antes de vir para a TM como Istari, Sábio; ele era um maia como todos os outros, e o comentário dele nesse sentido foi, provavelmente, motivado por esse trecho do Valaquenta:

"Já de Olórin [como Gandalf era conhecido do outro Lado do Mar] essa história não fala; pois embora ele amasse os elfos, caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles, e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou sugestões de sabedoria que ele instilava em seus corações".

Legal, né?
    Por isso a menção a ele e Sauron, pois ambos eram maiar e podiam assumir formas físicas, que chamamos fánar, perante os Filhos de Eru.

Mas aqui no caso específico desse tópico, a pergunta seria sobre "vampiros", que como o Deriel já esclareceu, não correspondem à visão atual. Eu imagino que eram, provavelmente, resultado da Arte do Inimigo, corpos bestiais ocupados por almas aprisionadas. Podem ser de maiar, mas podem ser de elfos também.

11. Olwë

Olwë Usuário

Vampiro com capa e cartola, não.
    Mas Tolkien tinha a pretensão de criar uma mitologia européia. Uma espécie de elo perdido entre o mito e a realidade. Acho que esse era o truque para ser tão verossímil.
    Por isso tantas referências a coisas presentes nas mitologias conhecidas, inclusive alguma coisa parecida com cada uma das coisas estranhas e inexplicáveis, como vampiros, lobisomens e fantasmas.

Se for ver, muitas outras histórias fantásticas acabam explorando essa coisa de "dar a sua versão" para fantasmas, lobisomens e vampiros.
    Recentemente, quem não se surpreendeu com os irmãos Warchowski em Matrix Reloaded, quando se faz uma alusão a vampiros, lobisomens e fantasmas?

Tolkien deu a "sua explicação" para os vampiros, coerente com a obra. Alguma coisa mais para "essa seria a origem para as lendas sobre vampiros", tipo uma "verdade por trás do mito" (mas que também é só ficção).

12. Barlach

naum é a questão do tópico, mas pra esclarecer, os valar e maiar podiam assumir outras formas sim e Gandalf fazia isso qdo morava em Valinor.

Mas qdo eles vieram para a TM, eles foram obrigados a ficar presos nos corpos deles, tanto q eles podiam ser mortos.

13. OtoComeMocotó

OtoComeMocotó Usuário

Mas esses seres (vampiros, lobisomens...) constituiam uma raça ou eram a penas casos especificos de pessoas que foram aprisionados a corpos bestiais? Se duas dessas almas se encontrassem, poderiam gerar um descendente fertil?

14. volteryus

volteryus Usuário

15. Barlach

Naum tenho certeza onde li isso mas deve ter sido nos apendices ou no contos.... normalmente é lá q estão a maioria das informações..... vou dar uma relida no contos na parte sobre os istari e te informo.....

Compartilhar