• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existiam pólos em Arda?

Existiam, sim! E foram criadas na época em que os Valar ainda moravam em Arda, mais precisamente na ilha de Almaren. Illuin no norte e Ormal no sul eram as Lamparinas que Aulë ergueu e Varda as encheu; para que pudessem iluminar toda a T-m. Aqui está o texto mais completo sobre as Lâmpadas dos Valar e suas localizações nos Pólos.
 
SIm, mas aí não eam pólos...pólo só seria um pólo se o mudno fosse redondo. Antes não tinah um ponto mais ao norte...existiam terras mais ao norte.
 
Com certeza tinham!!! Arda é a Terra, ou seja, após a queda de Númenor, tinha pólos sim, e tinha inclusive Esquimós no que seria hoje um Alasca. TInha o pólo norte, e o pólo sul e o tróico de Câncer e o meridiano de não sei o que..pois aí, já era redonda! Só não tinha papai noel na lapônia. Mas, como a idéia de TOlkiien é ter Arda como Terra, obviamente tinham sim pólos.

Concordo plenamente, Tolkien não criaria Arda sem os polos como a Terra, já que essa é sua base de um mundo. Mas fica bem claro no silma que ela só ficou redonda após a queda de numenor, então eu acho que é só desse momento em diante que Ardas possui polos.
 
Exato, Arda é, categoricamente, o Reino da Terra, a representação da Terra nos mitos tolkienianos. Não seria "racional" pensá-la sem os pólos, ao menos no momento em que se "torna redonda".
 
Sim, haveriam pólos. Naturalmente frios, devido ao Caminho do Sol e ao Caminho da Lua, que provavelmente passavam a um ponto próximo do centro da Terra Média em algumas épocas do ano.

Abraços.
 
Bem no Silma relata que o Norte era extremamente Gélido, tanto quer Feanör não conseguiu atravesa-lo. Mas o Sul em compensação era quente receio que Tolkien faz uma menção a Amnérica Latina e a Africa.:think:
 
Sim Nolyon, mas..na PE, como a Terra era plana, não tem ocmo ter pólos compreende?
 
Bem no Silma relata que o Norte era extremamente Gélido, tanto quer Feanör não conseguiu atravesa-lo. Mas o Sul em compensação era quente receio que Tolkien faz uma menção a Amnérica Latina e a Africa.:think:
Além do que o Arácano já citou, tem também isso:

Arda é uma reflexão da Europa... acho que já lí algo sobre isso em algum lugar. Por isso o sul é quente, o norte é frio, etc...
No Prefácio do SdA, Tolkien diz que Arda era o "velho mundo", portanto, a Europa.
 
Sim, é a reelaboração do mito Europeu.
A colocação "velho mundo" foi perfeita, Arda pode, de fato, representar até mesmo os continentes "americanos", mas eles ainda estão obscuros naquele momento, como no medievo, Arda sintetiza o mundo conhecido dos Elfos e Homens, ou seja, como a Europa do Ocidente, que de fato pouco contato ostentava (apesar de o tê-lo) com o Oriente.
 
Não consigo imaginar um mundo plano, como Discworld do Terry Prachet. Se ele descreveu uma "Rota Plana" para o antigo caminho à Valinor, foi porque ele reproduziu o texto do Legendarium, escrito em uma época remota onde os contornos do mundo não estavam definidos. Se Arda é a Terra, Tolkien a descreveu de acordo com o que transcreveu do Marco Vermelho, da perspectiva de um hobbit.

Todos nós sabemos, desde o tempo do primário, que nos séculos 13, 14 e 15, se imaginava um mundo chato como uma moeda. E não é bem assim. Então, não dá pra levar tudo ao pé da letra. Arda é o planeta Terra. Redondinho.

PS: E Aman foi removida do mundo visível. Não foi para o espaço ou outra dimensão.
 
Mas Tolkien afirma que era plano sim. Se você ver por exemplo o Sol e a Lua. Eles passavam por baixo da Terrra, e voltavam novametne lembra? Por que? Pois Arda era plana.
 
Mas Tolkien afirma que era plano sim. Se você ver por exemplo o Sol e a Lua. Eles passavam por baixo da Terrra, e voltavam novametne lembra? Por que? Pois Arda era plana.

Estes trechos foram inseridos por Christopher a partir dos textos abandonados pelo Professor, Neithan. Para formar uma ordem cronológica dos acontecimentos. No prefácio, ele deixa bem claro que havia descartado esta passagem, e até das Árvores, por destoarem totalmente das informações que tinha sobre os avanços da astronomia. Se nã oestou enganado.
 
Bom, agora eu não tenho mais certeza, mas no prefácio do silma, pelo que me lembro, diz algo sobre a dificuldade que CT teve, nos capítulos conclusivos, de Turin até a Gerra da Ira. Mas sobre as árvores, o Sol e a Lua, não lembro de ter lido nada. Mas, vasom ver se alguém aqui lembra disso, para definirmos essa história.
Até mais.
 
Se Tolkien diz que a Terra Média se situa no nosso planeta mas numa outra Era, então acho que está tudo dito: Arda seria o nosso planeta noutra Era.
E se eu estou a pensar bem, julgo que qualquer planeta tem que ter dois pólos...
Se são frios ou quentes, isso já é outra questão.

Senão, lá se iam as teorias do Galileu de que a Terra é redonda. :mrgreen: :mrgreen:

A não ser que pensem que Arda era tipo uma tábua. :taco: :rofl:

Tá ai... Tolkien realmente dizia isso, não?

E, realmente, TODO planeta tem dois pólos...
Eu perguntei pra um professor meu (o cara é doido, formado em astrologia, astrofísica e química XD [tô no 2º grau ;P]), e ele me disse que, mesmo um planeta achatado tem dois pólos por causa da órbita...
E os dois pólos sempre são frios porque recebem menos luz e calor da Estrela ("sol", generalizando) do sistema... :mrgreen:
Sendo assim, depois que Arda passou a possuir uma Estrela ("sol") própria, passou a ter dois pólos... E ao ser redonda, os dois pólos passaram a ser frios..
Isso de acordo com minha conversa com o meu professor..
O que vocês acham?
 
A concepção de Arda como plana, remonta ao legendarium, no entanto, é apenas parte da visão criacionista que em todos os momentos perpassa a obra.
Não podemos culpar Christopher por ser tendencioso na escolha dos textos usados, perante sua dificuldade, podemos? Ou será que deveríamos relativizar toda a questão e analisar cada um através de seu prisma a questão?

O que temos de forma concreta é a idéia construída, seja por qual motivo Christopher entendeu assim, de um mito no qual Arda era plana no início dos tempos, tal qual o era para o cristianismo até a "revolução copérnica". Era apenas um instrumento de alienação insistir nesta idéia que por muitos já havia sido questionada, mas faz parte da "moral dos escravos", a moral cristã, manter a parcela degenerada da população dentre os demais para dominar a todos. E tal concepção perduraria até os dias atuais de acordo com os criacionistas, apenas assim não o foi devido à uma construção histórica dessa questão.
Não pode-se supor que, "se" assim não tivesse sido compilado, seria de "tal e tal forma", devemos analisar cada questão em seu contexto.

E o único "cânone" que temos indica que Arda era plana, sendo de fato a Terra; Arda significa em quenya, Reino da Terra.
Podemos apenas hipotetizar que seja uma influência cristã, que por fim, perdurou até a compilação de O Silmarillion.
 
Sim, talvez Tolkien quisesse até mesmo mostrar uma evolução do conhecimento através de uma revolução real, causada por Eru.

Abraços.
 
Mas Tolkien afirma que era plano sim. Se você ver por exemplo o Sol e a Lua. Eles passavam por baixo da Terrra, e voltavam novametne lembra? Por que? Pois Arda era plana.
Arda era plana até a Queda de Númenor. Quando Númenor caiu ela ficou redonda. E não foram só essas as mudanças: Cuiviénen nunca mais foi encontrada e Valinor saiu dos círculos do mundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo