1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Existiam (na terceira era) elfos ao leste e Sul da Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erudhir, 10 Dez 2013.

  1. Erudhir

    Erudhir Usuário

    Boa noite amigos, Minha dúvida é simples, não li todos os livros de Tolkien e nem tenho conhecimentos amplos quanto a obra, mas gosto muito da Terra-Média e a utilizo no meu RPG, existem elfos ao sul e ao leste na Terra-Média, isso se considerando alguns anos antes da expedição de Bilbo e do achado do Um anel.

    E a mesma dúvida para anões.

    Um abraço e obrigado pelas repostas antecipadamente!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Dos elfos e anões, o máximo que existe de informações está na coleção HoME (History of Middle Earth), mas só se recomenda começar nela depois de se
    ler os livros que introduzem os relatos principais (mais fáceis de entender) e mais confiáveis do mundo de Tolkien (O Hobbit, SdA, Contos Inacabados e Silmarillion). Entre outras razões porque não existem versões em português e se trata de um material esboçado tipo making off.

    Outros dados estão em textos e tópicos aqui do site Valinor como esses:

    Para elfos o Silmarillion mais os atlas dos mapas estão entre as melhores fontes (uma vez que o HoME só dá para comprar na internet, lá fora).

    O caso é que segundo os 4 livros de que falei o rei Thranduil é o rei mais a leste que se conhecia na terceira era mas que não dá para excluir totalmente elfos escuros que se esconderam e não foram com o último barco de Círdan porque no Silmarillion e HoMe ocorre que quem não faz "um nome de fama" é como se não existisse nos relatos mesmo que tenha seu papel no mundo.

    Mas juntando tudo não há muita coisa dos dias antigos sobre anões e elfos e temos que considerar que para o assunto de games e fanart, nas novas mídias, foram criadas áreas específicas de discussão devido a quantidade de material não oficial que os fãs e empresas criaram em torno do conteúdo original.

    O que se pode fazer é o que fizeram os criadores dos jogos de computador e do movie da franquia SdA que fizeram o próprio dimensionamento do mundo de Tolkien para as próprias necessidades a partir do que existe.

    Agora, se você voltar bastante no tempo, na época da luz das árvores até a primeira era de Melkor vai encontrar elfos espalhados por toda parte pelo caminho de leste a oeste desde Cuiviénen porque naqueles dias o mundo ainda era mais livre e belo e eles andavam por aí com facilidade. Como sabemos, Cuiviénen(despertar dos elfos) era mais ao norte para não misturar com os homens (Hildórien ao sul), então a chance de encontrar elfos no sul em todas as eras sempre foi ínfima. Esses elfos do sul e leste tendem a só ocorrer se forem num universo alternativo ficcional inspirado ou derivado da obra (artifício usado pelas produtoras de jogos, etc...)
     
    Última edição: 10 Dez 2013
  3. Erudhir

    Erudhir Usuário

    Entendi meu caro
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :)

    Bem, meu intuito não era criar super assentamentos ou cidades éfilcas brisadas. Em minha campanha a idéia era a de um pequeno, ou de pequenos grupos remanescentes no sul depois da última aliança, quase como uma caravana de Elfos mais aventureiros que haveriam sobrevivido e ido para o sul atrás de outras aventuras.

    Acredito que um RPG passado na Terra-Média dificilmente seguirá o universo de Tolkien da cabeça aos pés, então tento traçar um paralelo para minha história, mantendo o máximo possível dos elementos da universo original. Como um RPG tende mesmo assim a criar situações diferentes, apareceu um episódio que acontecerá no Sul e vi que seri um ótimo momento para inserir um novo NPC no sul, e pensei nessa possibilidade.

    Abraço!
     
    Última edição: 10 Dez 2013
  4. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Uma opção para se enviar um grupo pequeno de elfos ao sul é o gancho muito interessante que se aproveita seguindo o exemplo do conto de Nimrodel deixado pelo autor dos livros.

    Naquela história, ficamos sabendo que havia elfos que escapavam dos relatos principais e podiam dar origem a nomes de lugares devido a acontecimentos anteriores que se passaram por aquelas terras e ficaram marcados para a posteridade. De tal forma que esses elfos normalmente tinham destino diferente da maioria do povo.

    O que quer dizer que no passado houve mais de uma vez um processo de denominação de nomes de lugares élficos a partir das histórias élficas por trás deles. Que no caso do riacho Nimrodel veio do nome de uma donzela que se perdeu.

    Esses lugares podiam guardar traços da memória e magia dos elfos que passaram por ali e quem ficasse alerta conseguiria ouvir a voz e a saudade das terras que escutaram os elfos por uma vez.

    Em resumo, se seguir Tolkien, e se for projetado um bom nome élfico ele pode ser digno de fama em que a aventura pode vir um dia a nomear um lugar, um vale, uma pedra, uma montanha, um lago... E até mesmo se o lugar for longínquo, como o sul ou leste, poderia realmente ter vivido essas histórias.

    Nos RPGs japoneses eles costumam fazer isso também (jogos com nomes de lugares ou coisas de renome, etc...)

    Boa sorte.
     
    Última edição: 10 Dez 2013
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Erudhir

    Erudhir Usuário

    Eu entendi meu caro, bem agora tenho que dar uma estudada no Élfico para encontrar as referências necessárias para que minha inserção de individuos no Sul seja interessante e verossimilhante à obra de Tolkien.

    Outra coisa, tolkien não chegou a falar nada sobre os dialetos do sul, está correto?

    Abraço
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Haviam os descendentes dos elfos que viviam em Belfalas. O príncipe Imrahil é um deles.
     
  7. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Bem, até onde eu pesquisei o sul e o leste possuem pouquíssimo material em todas as questões (de geografia detalhada passando por história, povos, cultura... quase nada se fala).

    Infelizmente, até povos importantes a exemplo dos anões não tiveram os idiomas finalizados.

    A saída utilizada, com os filmes no universo de Tolkien, foi contratar técnicos especializados para recriar idiomas na forma falada e escrita de seres como orcs, homens e anões a partir das palavras e regras que existem. Pelo que li os técnicos dessas produções usaram idiomas exóticos tipo "oriente próximo", etc... e procuram seguir o estilo de escrita de cada raça.

    Daria para criar um novo idioma. :D
     
    Última edição: 14 Dez 2013
  8. Calion Alcarinollon

    Calion Alcarinollon Filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana

    Conforme minha análise, após a Separação haveria uma migração unidirecional dos Eldar rumo ao Oeste, sendo mais densamente povoadas as áreas mais ocidentais.

    Entretanto, levando em consideração o ritmo reprodutivo dos Quendi originais, e considerando também que os Avari, conforme citado por Tolkien, expandiram-se até alcançar o Oeste; e visto que, sobre tal, os Homens, ao despertar, quase imediatamente encontraram os Avari (sem a ajuda dos quais provavelmente teriam sido extintos), e, orientados por eles, alcançaram a Valariandë; e, além da abrangência do citado, as Terras do Leste de do Sul haviam nomes Quendin; creio que não haja dúvidas de que nas Eras das Estrelas o Avari se estenderam por toda Formendor, e, talvez, ao longo da Primeira Era do Sol, tenham colonizado Hyarmendor.
     
    Última edição: 4 Jun 2016

Compartilhar