• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existiam Istari Mulheres ?

Eu não acredito que havia alguma Istari mulher dentre os membros da ordem. A intenção desses magos era parecerem mais velhos, mais sábios do que os demais habitantes de Arda, para assim, também influenciá-los. Se tivéssemos mulheres Istari, será que elas adotariam também a forma de mulheres humanas velhas, para demonstrarem sua sabedoria? Levando em conta a posição das mulheres nos Reinos da TM (lembrem do sufoco que foi para Éowyn ir para a guerra e ela era sobrinha do Rei!) não imagino que as possíveis Istari teriam sucesso no seu intento. Se haviam Istari mulheres elas deveriam agir de outras formas, provavelmente tiveram um papel secundário, que não mereceu destaque na obra (vejam que dentre os 5 principais Istari, somente 2 tiveram destaque: Saruman e Gandalf). Na minha opinião estes Istari menores em importância também falharam em suas missões, porque do contrário teriam entrado na história, em algum momento.
 
Mas isso é fato. Na ORDEM não exitiam realmente mulheres.
O Assunto se enveredou para lado de: Será que existiam mulheres Maiar mais poderosas que Gandalf, por exemplo?

Minha resposta é: Porque não?

Tanto que Arien (Maia de Fogo) existe e pelo que consta ela era muito forte a ponto de Melkor a querer para si.

Simples assim.
 
Na minha opinião estes Istari menores em importância também falharam em suas missões, porque do contrário teriam entrado na história, em algum momento.
Ah, eu acho que o papel deles era bem mais sutil, mas não de menor importância. Talvez não entrem nessa estória por isso.

Tanto que Arien (Maia de Fogo) existe e pelo que consta ela era muito forte a ponto de Melkor a querer para si.
Achei mais algumas coisas sobre Arien em um tópico antigo sobre Balrogs:

[Do Sol, da Lua e da ocultação de Valinor]
"A donzela que os Valar escolheram entre os Maiar para conduzir a nave do Sol chamava-se Arien(...)"

"Arien, a donzela, era mais poderosa do que ele (Tilion), e foi escolhida por não ter sentido medo do calor de Laurelin e por não ter sido ferida por ele, já que desde o início ela era um espírito de fogo que Melkor não havia conseguido enganar nem atrair para seu serviço(...)"

Esses "espíritos de fogo" existiam em quantidade, mas aqueles, e apenas aqueles, que foram atraídos e passaram a servir Melkor foram chamados de balrogs (eram 7 se não me engano!). É uma "denominação", não a classificação geral.

Pois é, como o Rama disse, se Arien tivesse sido corrompida, teria se tornado um Balrog. Aliás, parece que nos textos antigos, Tolkien diz que Melkor tinha uma "paixão" por Arien ou algo assim. Parece que tem um texto até onde ele a "estupra" ou coisa do tipo. Não sei ao certo, mas lembro do Gabriel comentar algo do tipo... ou posso estar viajando.
 
Olha ai que bonito. Isso ainda reforça mais.
Obrigado Larissa você foi dez agora (como sempre).

Agora, tentar entender o porque não se tinha uma mulher entre os Istaris... bem... é querer demais...
Vamos especular?
Bem, no caso de Arien nós já sabemos o porque ela não foi.
 
A colocação que indica que os Istari eram em maior número ao chegar ao norte de Endor está em Contos Inacabados, e isto também é "fato".
É dito que a missão dos Valar pretendia "corrigir" os erros cometidos para com os elfos (isolamento e "superproteção"), não repetí-los com os humanos, e que o número total dos Istari é desconhecido, mas que dos que chegaram a Endor, ao norte (onde havia mais esperança) os principais eram cinco (esqueci-me a página para citar, mas é 400 e alguma coisa).
O que indica claramente que haviam mais, e que dentre esses fica impossível dizer como, ou quem eram. Aí então não pode-se afirmar que: há, nem que não há uma figura feminina.

Abraços. =]
 
Nossa! Verdade! Eu li isso e sempre passou batido....deveriam ser dezenas talvez...
 
Então Orwen, mas cinco foram os que chegaram no NORTE da TM, onde ainda habitavam os eldar e Dunedain, mas e no leste, sul, centro???
 
Não vejo motivo para não considerarmos a possibilidade de outras mulheres istari terem chegado em outros cantos, fora do Noroeste da Terra-Média.

Temos outra maia que não foi citada no tópico, é a Ilmarë, criada de Varda.
 
Sim, mas a hipótese não é nula. Não se sabe quantos istari vieram para Endor.
 
É impossível dizer isso então, mas porque os 5 que apareceram eram homens?

Imagino que não deveria existir.
 
Os cinco são os principais, vale a ressalva denovo, e isso somente no norte.
Esse leque que se abre perante nós não pode ser excludente: por que não haver figuras femininas?
 
Então poder-se-ia dizer que haveria a possibilidade de ter vindo mais de 5 Istari à TM, e entre estes, talvez, uma figura feminina?

Expeculações e suposições, poderia haver, assim como nao poderia
é muito relativo, depende muito do ponto de vista de cada um
 
Não. É fato, vide Contos Inacabados, como citei acima.
Em Endor, somente ao norte, chegaram em número superior a cinco, e desses todos os principais eram os cinco conhecidos por nós.
 
Não. É fato, vide Contos Inacabados, como citei acima.
Em Endor, somente ao norte, chegaram em número superior a cinco, e desses todos os principais eram os cinco conhecidos por nós.

Desculpe Elessar, mas eu não li os Contos Inacabados ainda, mas continuando, cita que são mulheres mesmo ou apenas deixa uma suposição ?:think:
 
Não, deixe-me explicar melhor, cita que são mais que cinco.
A questão de mulheres é especulação, disse "não" a questão do número, não do gênero. =]

Abraços.
 
Bem, se quisermos utilizar "Istari' como o significado dessa palavra, exluido-se a denotação de uma ordem de maiar específica, podemos admitir que haviam istari do sexo feminino.
Mas em se restringindo o termo à ordem, podemos excluir as mulheres por não serem citadas, mesmo que haja possibilidade de existência.
 
É como já foi dito chegaram em número maior que 5 mas os 5 mais poderosos são os 5 tão citados aqui, mas é possivel sim por que não, agora é complicado discutir isso sem nada concreto, e como fala o arácano no achismo heheheh.
 
Sim, apesar de que sendo consicente, como disse Calim, e sabendo contextualizar e criar balizas para a análise, pode-se então dizer que "há possibilidade". Como a questão da possibilidade, não me convence, creio que o correto seria dizer:

- Não há relatos que comprovem nem dismintam a existência delas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo