• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existiam Elfos de pele escura?

Roderick

Banned
Olá pessoas! Gostaria de saber o que vocês pensam sobre a existencia de Elfos de pele escura, pois em O Silmarillion:

"Teleri: Dividem-se entre os que chegaram e os que não chegaram a Valinor. Os que chegaram são chamados de Falmari. São grandes marinheiros e cantores. São morenos ou de olhos e cabelos prateados. Demoraram-se na viagem a Valinor e formam o povo mais numeroso dos elfos. Seus reis são Olwë e Elwë, este último conhecido por Thingol, que abandonou a viagem para ficar com Melian, a Maia. Aprenderam muito com Ossë. "

Esse morenos citado no livro, poderia se referir a cor da pele dos Elfos? Ou a outra coisa como por exemplo o cabelo?
 
Não sei se esse trecho em específico cita elfos negros, mas...

Lembra de Eöl, o elfo negro?
Sempre entendi ele como negro de pele. E acho que não estou errado.

Mas havia uma mítica em torno dele. Não sei se havia outros elfos negros.
Se eu não me engano tinha um tópico semelhante há algum tempo, vou ver se acho e linko aqui.
 
Sim me lembro de Eöl o elfo negro, mas nunca o relacionei o "negro" a sua cor de pele. Nunca tinha visto falar de elfos negros, mas ai relendo O Silmarillion encontrei esse trecho e fiquei em dúvida, por que para mim, pelo menos até hoje, elfos eram criaturas brancas e loiros; se existem elfos negros deve ser uma raridade!
 
Última edição:
Sim me lembro de Eöl o elfo negro, mas nunca o relacionei o "negro" a sua cor de pele. Nunca tinha visto falar de elfos negros, mas ai relendo O Silmarillion encontrei esse trecho e fiquei em dúvida, por que para mim, pelo menos até hoje, elfos eram criaturas brancas e loiras.

Loiras?
Porque?

Entre os noldor os loiros eram os menos comuns por exemplo (Galadriel era uma exceção).
 
Esses morenos se refere à cor do cabelo. Os elfos não são sempre louros (Maedhros, Amord e Amras, por exemplo, eram ruivos). No original, a nao ser que esteja muito enganado, se usa "dark" tanto para os Teleri quanto para Eöl. Nunca achei que Eöl foi chamado de "Elfo Negro" por causa da pele, mas sim por viver em lugares escuros e tal. Acho que no original devia haver menos ambiguidades, já que nenhum ilustrador que eu conheço ilustra Eöl com pele negra.
 
Loiras?
Porque?

Entre os noldor os loiros eram os menos comuns por exemplo (Galadriel era uma exceção).

Verdade, que existem elfos de cabelos escuros existem como Finwë, noldor, não são a maioria mas esses eu sei que existem.
 
Não sei se esse trecho em específico cita elfos negros, mas...

Lembra de Eöl, o elfo negro?
Sempre entendi ele como negro de pele. E acho que não estou errado.

Mas havia uma mítica em torno dele. Não sei se havia outros elfos negros.
Se eu não me engano tinha um tópico semelhante há algum tempo, vou ver se acho e linko aqui.

A cor da pele não tinha relação nenhuma com a denominação. Os elfos negros eram assim chamados por terem recusado o chamado dos Valar, e, por consequencia, não serem abençoados pela luz de Aman. Eöl fazia parte desse grupo, por isso era chamado de elfo negro.
 
A cor da pele não tinha relação nenhuma com a denominação. Os elfos negros eram assim chamados por terem recusado o chamado dos Valar, e, por consequencia, não serem abençoados pela luz de Aman. Eöl fazia parte desse grupo, por isso era chamado de elfo negro.

É, acabei de ler isso na Dúvendor!
É uma pena, imaginar Eöl como elfo negro deixava-o muito mais misterioso pra mim.
 
Mas eu acho que Eol não era chamado de Negro por ser um Umanyar, pois muitos Elfos também o eram. Acho que tinha mais a ver com a personalidade dele e com a maneira dele se vestir. Ela era um Elfo taciturno, solitário e mau humorado e sua armadura era negra, e morava numa floresta bem escura.

Acho que o apelido dele se deve mais a isso do que ao fato de ser Umanyar.
 
Mas eu acho que Eol não era chamado de Negro por ser um Umanyar, pois muitos Elfos também o eram. Acho que tinha mais a ver com a personalidade dele e com a maneira dele se vestir. Ela era um Elfo taciturno, solitário e mau humorado e sua armadura era negra, e morava numa floresta bem escura.

Acho que o apelido dele se deve mais a isso do que ao fato de ser Umanyar.

Círdan deveria ter uma pele mais escura do que Eol, até porque ele (Círdan) vivia nas praias, onde a exposição à radiação solar é muito maior do que numa floresta densa.

Mas imaginem Círdan e todos os elfos das Falas vivendo a milhares de anos no litoral, tomando Sol continuamente nos verões de Beleriand. Com certeza se colocar um Feanor ou Thranduil ao lado de Círdan poderemos perceber diferenças na cor da pele.

Mas vale ressaltar que isso não quer dizer que os elfos fossem ou tivessem a pele escura, pelo contrário, eram brancos, principalmente pelo contexto da mitologia elfica na qual Tolkien foi influenciado.
 
Concordo com o Deriel. A denominação de "o Negro" é própria de Eöl, como uma característica especial dele. Ser Úmanya não é nada especial (afinal, muuuuitos outros também o eram).
 
Teleri: Dividem-se entre os que chegaram e os que não chegaram a Valinor. Os que chegaram são chamados de Falmari. São grandes marinheiros e cantores. São morenos ou de olhos e cabelos prateados.

Reparando no próprio trecho citado já dá pra tirar a dúvida: moreno OU de cabelos prateados.
Obviamente referia-se à cor do cabelo mesmo.

Acho que tinha mais a ver com a personalidade dele e com a maneira dele se vestir. Ela era um Elfo taciturno, solitário e mau humorado e sua armadura era negra, e morava numa floresta bem escura.

Também sempre achei que Eöl, o Elfo Negro fosse assim chamado por este motivo.
 
Sempre imaginei os Elfos que recusaram o chamado dos Valar como tendo uma coloração de pele mais escura. Até mesmo negra.

Que droga... =/ Era mais divertido antes.
 
Sempre achei que a pele deles estava mais para o branco, uns mais morenos do que outros, dependendo do povo. E os cabelos eram loiros ou escuros.
 
Sempre imaginei os Elfos que recusaram o chamado dos Valar como tendo uma coloração de pele mais escura. Até mesmo negra.

Que droga... =/ Era mais divertido antes.


Quanto racismo elfico... Deixa o Kabral ler isso... hehehe

Quanto aos Umanyar, eu sempre achei que a grande maioria deles tivesse sido corrompida em Orcs, ou sido morta. :mrgreen:
 
Sempre imaginei o Eöl como muitos disseram acima como um cara mais obscuro voltado para o oculto e não como negro. Tanto nos livros do Tolkien quanto e D&D nunca houvi falar em elfos negros ja ouvi falar dos cinzentos alguns chamam eles de negros tbm, mas, pq eles mechem com magias diferentes dos comuns alguns ate com magia negra(dai elfo negro), mas, a coloração da sua pele esta mais para um cinza msm ou uma cor apatica lembrando muito um zumbi ou um difunto msm.
 
Tem um artigo que o Deriel fez há 5 anos atrás (:dente:) que pode ajudar a esclarecer, entretanto o artigo está com problema de codificação, para isso dei um arrumada nele. Algumas coisas não mexi pra não comprometer o sentido.


Em muitos foruns e listas de discussões, eu tenho observado as controvérsias que surgem quando se fala a respeito da aparência dos elfos, em especial a cor de seus cabelos. Muito se especula se Legolas era louro ou moreno, ou se haviam elfos louros fora da descendência vanyar.

Tolkien declara, em certo momento, que os elfos têm “cabelos escuros, exceto os da casa dourada de Finarfin”. Esta afirmação (que é a causa de toda a confusão) já contém em si mesma uma contradição, pois tudo indica que o professor se referia aqui apenas à raça dos noldor, e não a todas as casas Élficas – tanto que os vanyar eram louros em sua totalidade.

Mas mesmo entre os noldor, a afirmativa não pode ser tomada como verdade absoluta. Fingolfin também era filho da vanya Indis, e mesmo que tivesse cabelos escuros (isto não é citado em nenhum momento) há tanto morenos quanto louros em sua descendência: Idril, filha de Turgon, era louríssima. Também Glorfindel era inegavelmente louro, pertencia ao reino de Turgon e não tinha nenhuma relação com os vanyar, ao que se saiba.

Até mesmo Fëanor - um noldor convicto! – teve um elfo de cabelos claros em sua descendência direta: seu filho Celegorm, conhecido como “O Louro”. E seus pais eram ambos noldor...

Galadriel portava o sangue das três raças, e seus cabelos foram comparados à luz das Árvores de Valinor: o ouro de seu pai mesclado com o prata de sua mãe, uma teleri. E todos os seus irmãos eram louros, o que justifica o nome da “casa dourada” de Finarfim – eram com certeza os cabelos mais belos que já existiram, mas isso não implica em exclusividade.

Em outro momento, Tolkien descreve os cabelos dos elfos como "negros e polidos como azeviche, ou prata, ou ouro. Seus olhos podem ser de qualquer cor, mas a maioria os tem negros ou acinzentados”. Maeglin tem os “olhos negros e penetrantes dos noldor” embora seu pai fosse um sindar (moreno, por sinal).

Entre os sindarin, eram louros Thranduil, e muito provavelmente também seu filho Legolas. Thingol é descrito de cabelos “como prata acinzentada”. E nenhum deles teve jamais qualquer ascendência vanyar.

O nome de Celeborn faz supor que seus cabelos também eram prateados. Aliás, há referências de que Celeborn seria parente direto de Thingol, e podemos mesmo supor um parentesco distante com Oropher, pai de Thranduil, pela sua linhagem nobre. Logo, os elfos sindarim que atravessaram as montanhas e foram estabelecer seus reinos nas florestas teriam uma casa de cabelos claros – não o tom dourado exuberante dos vanyar, mas um louro pálido, talvez. Porém, como não se tem qualquer informação sobre as elfas destas famílias, fica impossível estabelecer uma conexão única e definitiva.

Uma pesquisa mais apurada levará com certeza a outras descrições deste tipo, que descartam a ideia de elfos louros apenas em determinada raça. E a animosidade inicial entre noldor e teleri não explicita que não houve mais uniões entre eles, além de Celeborn e Galadriel, que possam ter suscitado uma nova geração de elfos com tipo físico bem diferente do tradicional em suas raças.

As questões genéticas, na verdade, não foram muito elaboradas por Tolkien (apesar de Darwin, ainda não era moda naquele tempo). Celebrían com certeza era loura, e também Eärendil – sucessivamente esposa e pai de Elrond. Mas este era moreno, bem como seus três filhos, o que leva a crer que Elwing tinha os cabelos escuros, que prevaleceu em toda a sua descendência, a despeito do sangue vanyar de Galadriel.

Assim, temos filhos louros de pais morenos e vice versa, bem como louros e morenos dos
mesmos pais, entre elfos e humanos: Tórin tinha os cabelos escuros de sua mãe Morwen, enquanto suas irmãs eram louras como o pai, Húrin (aliás, isto pode acontecer até entre pessoas reais, portanto, não tomem esta questão como um tratado genético, por favor!!) E representantes louros,dourados, morenos e prateados em qualquer raça Élfica, embora não generalizados.

Como verdade inquestionável, temos apenas que todos os elfos, de qualquer raça ou família, eram altos, magros, pálidos e belíssimos. E quanto ao físico restante, sabe-se que os vanyar eram os mais bonitos, os noldor os mais altos e fortes, e os teleri os mais esbeltos e de mais belas vozes.

http://www.valinor.com.br/6344
 
Última edição:
Creio que não, quando era dito elfos escuros eram moriquendi, que não viram as luzes das árvores de Valinor, não que fossem negros, de tez escura, acho também que quando é dito negro se refere ao seu caráter sombrio.
 
Quanto racismo elfico... Deixa o Kabral ler isso... hehehe

Quanto aos Umanyar, eu sempre achei que a grande maioria deles tivesse sido corrompida em Orcs, ou sido morta. :mrgreen:


Não é uma questão de racismo, na verdade, acho que seria muito bom se realmente houvessem elfos diferentes quanto a cor de pele.
Aí sim mostraria que não há pré conceitos referentes a isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo