Em muitos foruns e listas de discussões, eu tenho observado as controvérsias que surgem quando se fala a respeito da aparência dos elfos, em especial a cor de seus cabelos. Muito se especula se Legolas era louro ou moreno, ou se haviam elfos louros fora da descendência vanyar.
Tolkien declara, em certo momento, que os elfos têm “cabelos escuros, exceto os da casa dourada de Finarfin”. Esta afirmação (que é a causa de toda a confusão) já contém em si mesma uma contradição, pois tudo indica que o professor se referia aqui apenas à raça dos noldor, e não a todas as casas Élficas – tanto que os vanyar eram louros em sua totalidade.
Mas mesmo entre os noldor, a afirmativa não pode ser tomada como verdade absoluta. Fingolfin também era filho da vanya Indis, e mesmo que tivesse cabelos escuros (isto não é citado em nenhum momento) há tanto morenos quanto louros em sua descendência: Idril, filha de Turgon, era louríssima. Também Glorfindel era inegavelmente louro, pertencia ao reino de Turgon e não tinha nenhuma relação com os vanyar, ao que se saiba.
Até mesmo Fëanor - um noldor convicto! – teve um elfo de cabelos claros em sua descendência direta: seu filho Celegorm, conhecido como “O Louro”. E seus pais eram ambos noldor...
Galadriel portava o sangue das três raças, e seus cabelos foram comparados à luz das Árvores de Valinor: o ouro de seu pai mesclado com o prata de sua mãe, uma teleri. E todos os seus irmãos eram louros, o que justifica o nome da “casa dourada” de Finarfim – eram com certeza os cabelos mais belos que já existiram, mas isso não implica em exclusividade.
Em outro momento, Tolkien descreve os cabelos dos elfos como "negros e polidos como azeviche, ou prata, ou ouro. Seus olhos podem ser de qualquer cor, mas a maioria os tem negros ou acinzentados”. Maeglin tem os “olhos negros e penetrantes dos noldor” embora seu pai fosse um sindar (moreno, por sinal).
Entre os sindarin, eram louros Thranduil, e muito provavelmente também seu filho Legolas. Thingol é descrito de cabelos “como prata acinzentada”. E nenhum deles teve jamais qualquer ascendência vanyar.
O nome de Celeborn faz supor que seus cabelos também eram prateados. Aliás, há referências de que Celeborn seria parente direto de Thingol, e podemos mesmo supor um parentesco distante com Oropher, pai de Thranduil, pela sua linhagem nobre. Logo, os elfos sindarim que atravessaram as montanhas e foram estabelecer seus reinos nas florestas teriam uma casa de cabelos claros – não o tom dourado exuberante dos vanyar, mas um louro pálido, talvez. Porém, como não se tem qualquer informação sobre as elfas destas famílias, fica impossível estabelecer uma conexão única e definitiva.
Uma pesquisa mais apurada levará com certeza a outras descrições deste tipo, que descartam a ideia de elfos louros apenas em determinada raça. E a animosidade inicial entre noldor e teleri não explicita que não houve mais uniões entre eles, além de Celeborn e Galadriel, que possam ter suscitado uma nova geração de elfos com tipo físico bem diferente do tradicional em suas raças.
As questões genéticas, na verdade, não foram muito elaboradas por Tolkien (apesar de Darwin, ainda não era moda naquele tempo). Celebrían com certeza era loura, e também Eärendil – sucessivamente esposa e pai de Elrond. Mas este era moreno, bem como seus três filhos, o que leva a crer que Elwing tinha os cabelos escuros, que prevaleceu em toda a sua descendência, a despeito do sangue vanyar de Galadriel.
Assim, temos filhos louros de pais morenos e vice versa, bem como louros e morenos dos
mesmos pais, entre elfos e humanos: Tórin tinha os cabelos escuros de sua mãe Morwen, enquanto suas irmãs eram louras como o pai, Húrin (aliás, isto pode acontecer até entre pessoas reais, portanto, não tomem esta questão como um tratado genético, por favor!!) E representantes louros,dourados, morenos e prateados em qualquer raça Élfica, embora não generalizados.
Como verdade inquestionável, temos apenas que todos os elfos, de qualquer raça ou família, eram altos, magros, pálidos e belíssimos. E quanto ao físico restante, sabe-se que os vanyar eram os mais bonitos, os noldor os mais altos e fortes, e os teleri os mais esbeltos e de mais belas vozes.