• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existe vida após a morte para os anões e hobbits?

Lavindil

Usuário
Todos sabem que ao morrer os elfos vão para as Terras Imortais, e existe um mistério sobre o destino dos homens, mas nós sabemos que eles tem alma, pois existem os fantasmas humanos. Mas teriam hobbits e anões almas? E para onde elas iriam ao final da vida?
 
Última edição:
Dos anões eu não tenho noção, mas dos homens há sim um destino... porém desconhecido. Isso de certa forma afligia inclusive os numenorianos que não desejavam morrer e ir "ao desconhecido" após isso.
 
Existe vida após a morte para os anões e hobbits?

Sim, porque os filhos de Eru (até os que foram adotados mais tarde como é o caso dos anões) receberam o dom da existência livre que incluía um espírito dentro da carne (Fea habitando um Hroa\corpo).

Ou seja, os Hobbits são contados entre os filhos mais novos de Eru, que são os homens (atani), e no começo de SdA se explica que são apenas mais um ramo dos homens que se tornou menor e mais furtivo.

Segundo o Silmarillion, nós podemos ver o que ocorre depois que um homem morre a partir de alguns casos como o de Beren ou então dos homens amaldiçoados do exército dos mortos.

Depois que o homem perde o corpo, na hora da morte, ele deve seguir a jornada na forma de espírito na direção da saída do mundo para onde poucos sabem alguma coisa (Eru, Mandos e Manwe). Se ele for bom atenderá o chamado do dom de Eru podendo ficar um tempo nos palácios de recordação que ficam no Oeste antes de ir embora. Se ele for um espírito escuro ou com pendências poderá atrasar a jornada igual os homens amaldiçoados de Pharazon ou o exército dos mortos.

Quer dizer, todo esse destino de deixar o mundo também vale para os Hobbits já que eles são homens.

Durante o diálogo de Finrod é especulado se o corpo dos homens dentro do mundo não é apenas um "corpo de visitante" feito pelos Poderes do mundo com matéria retirada daqui e por isso permanece aqui na hora da morte. O mistério da falta de um lar para o espírito deles poderia ser resolvido com a devolução do corpo correto (feito com matéria não estranha ao espírito) em cumprimento a vontade de Eru.

Já os elfos dedicam apenas especulação com relação ao pós-vida espiritual dos anões. De acordo com o Silma, depois de morrerem as almas deles ficam em um lugar separado das dos elfos.

Outros tópicos também questionaram o assunto. No motor de busca as outras discussões acabam chegando às mesmas conclusões:


De modo que está confirmado que eles vivem mas que a grande dúvida que temos agora é saber saber qual a qualidade do pós-vida ou que tipo de vida espiritual os homens e anões teriam depois da "morte" do Hroa (na verdade, diante de Eru e dos Poderes não havia morte completa e sim apenas a morte do corpo).

Fora Melkor (chefe de Sauron) que distorceu no passado o valor da palavra morte e mentiu para que os homens pensassem que haveria morte completa. No caso de Beren, por exemplo, foi enviado um mensageiro para conversar com a alma dele antes dela deixar o mundo (querendo dizer que Beren estava até mais vivo e livre que antes pois já não lhe pesava aquele corpo imensamente corrompido).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo