Saiffyros
Usuário
Equilibrio não é só em combate. Imagine, por exemplo, vc que provavelmente gosta de Gurps, a seguinte coisa: vc tem um personagem detetive de 100pts, com nhs médios entre 13-15, e outro um super-detetive de 500pts com nhs medios entre 20-25. O jogador com 100pts provavelmente iria se sentir frustado pq tudo que ele faz, o outro personagem faz e muito melhor. Equilibrio, como pode ver, não é só de combate. Claro, não é regra, tem jogador que se diverte com personagem mais fraco, mas a maioria gosta de algo equilibrado.
É bem provavel que aconteça Arcanjo, colocando nesses termos, mas estou analisando de uma pespectiva não sistemica. Se considerarmos apenas as ações que os jogadores fazem com base no sistema, e ainda que há dois personagens com as mesmas habilidades, ou habilidades parecidas, diferenciando apenas no nível, ai sim será frustante. Concordo totalmente.
Mas seria legal interpretar um ladrão covarde e fracote, andando com um bando de guerreiros de poder significativo, mas que precisam de suas habilidades e tirar vantagem disso...
Na mairia das histórias os personagens não tem poder equilibrado. Frodo e Sam com Gandalf e Aragorn, Sandro Galtran e Tork com Lisandra, Arsenal e Paladino, Harry Potter e Herminone com Dumbledore e Voldemort...
Concordo que o desequilibrio pode frustar os jogadores na maioria dos casos, mas para grupos que focam a interpretação creio que não. Pelo contrario, é até interessante usa-lo.