• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existe maneira certa de jogar RPG?

Re: RPG realista

Vê o que quero dizer? Você se coloca com o ar de quem sabe alguma "verdade absoluta" a cerca de como se joga RPG. Chega a ser risório!
Mais "risório" é ver tu criticar algo que tu mesmo falou na página anterior

Não me leve a mal Sky, mas não vou ficar rebatendo respostinhas como um pré-adolescente, ok? Só vou responder o que for pertinente ao ponto da discussão. Sem ressentimentos. :D


A diversão é o fim. Mas como se chegar a esse fim? Colocando desafios que estão além das capacidades dos PCs, frustrando-os derrota após derrota? Acho que não, né? Será então não valorizar o esforço deles, colocando sempre desafios dos mais básicos, matando-os de tédio? Da mesma forma, acho que não.

Equilíbrio entre dificuldade e capacidade é a melhor forma de mantê-los entretidos e interessados no jogo, isso já está mais do que provado.[/
QUOTE]

Exato! Você só esqueceu de um detalhe ao final da sua frase:

..isso já está está mais do que provado....... para o meu estilo de jogo.


Existem estilos e estilos, gostos e gostos, Sky. Seu estilo (seja ele qual for) é apenas isso - seu estilo.

Chega a ser engraçado ver alguem (tentando) dar lições de "como jogar RPG". :lol:
 
Última edição:
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

É aquela coisa. Uma criança entra na primeira série do colégio. A professora de matemática, que é sempre uma bruxa, a entope de equações, logarítimos e trigonometria. A criança, óbviamente, vai muito mal, pois ela não está preparada para tal desafio.

Isso a deixa frustrada.

De outra parte, um doutor em matemática, preparando pra defender sua monografia de Ph.D., recebe de seu orientador apenas contas de 1+1 e a tabuada do 5. É óbvio que isso é extremamente frustrante, pois está muito aquém daquilo que o sujeito é capaz, da mesma forma que o exemplo anterior.

E se déssemos as contas básicas pra criança e as equações complexas pro doutor em matemática? A coisa não fluiria muito melhor? Eles não iriam ficar muito mais satisfeitos (até o limite que o terror puro que é a matemática proporciona, claro)?

Mas por que isso acontece? Oras, porque se deu a cada sujeito um desafio à sua altura, de forma coerente e equilibrada.

O mesmo vale para o RPG. Se colocarmos um grupo de nível 1 enfrentar o Tarrasque um trilhão de vezes, eles irão perder um trilhão de vezes. Se chegarem a enfrentá-lo mais de duas, de tão frustrados que ficarão frente a um oponente tão overwhelming, que os supere disparadamente em todos os requisitos e que não daria a mínima graça para o jogo.

Isso é divertido? Pra mim não.

Da mesma forma, se pegarmos um grupo de nível 20 e colocar-mos eles em uma dungeon básica, com kobolds, goblins, armadilhas de nível baixo e coisas do tipo para que eles enfrentem: a frustração será a mesma, já que o desafio apresentado nem chega a ser um desafio, de tão patético, ridículo e fraco que é. De novo nos deparamos com a questão do equilíbrio em jogo.

Mas não precisamos nos ater ao D&D, para não ofender ao Armitage, nossa frágil vítima da nossa impiedosa inquisição dê-vinteísta.

Vamos pegar como exemplo o Vampiro, a máscara. Um RPG conhecidamente voltado* para a interpretação, não sendo um vídeo game em cima da mesa.

Um neófito é recém abraçado e apresentado à família. Que tipo de missões daríamos para este personagem para que ele não seja um eterno fracassado, tampouco simplesmente atropele tediosamente seus adversários?

Colocaríamos ele em tramas altamente complexas envolvendo o mais alto escalão da capela Tremere de Viena, mesmo sabendo que ele não possui as mínimas condições de enfrentar tais desafios, ou talvez entre as harpias e primigênie da cidade, correndo o risco de ser totalmente humilhado e ostracizado? Ou colocaríamos ele para matar os ratos que habitam o porão da casa do príncipe, coisa que não condiz em nada com a sua condição de vampiro?

Oras, o equilíbrio é sim peça fundamental - na minha opinião a mais fundamental de todas - para o bom andamento de uma partida - divertida sim - de RPG. Negar isso é negar a diversão que o jogo tanto se baseia.

Ah, e só pra constar: O Armitage sonhou - provavelmente - que eu falei dessa tal cartilha, que existe forma certa de se jogar RPG. Não sei da onde esse menino inventa tanta coisa... winners don't do drugs, pal!!!


*Saliento que somente utilizo estes termos por terem caído no jargão comum, já que discordo substancialmente deles.
 
Última edição:
Re: RPG realista

Cara, tudo o que eu posto é a minha opinião. Fundamentada, sim. Mas é a minha opinião. Acho que um dia tu vai acabar entendendo, que nem aconteceu num outro tópico aí, onde tu demorou, tipo, meses pra saber do que eu tava falando :roll:
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Mas não precisamos nos ater ao D&D, para não ofender ao Armitage, nossa frágil vítima da nossa impiedosa inquisição dê-vinteísta.


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
As vezes eu me sinto um peixe fora do aquario por aqui...
Pra todo lado eu só vejo D&D... Vou ter que aprender a jogar pra ve se eu me integro a maioria.:yep:
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Não precisa. A gente gosta muito de World of Darkness também.

Apesar de tudo o que o Armitage fala, é claro. :)
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
As vezes eu me sinto um peixe fora do aquario por aqui...
Pra todo lado eu só vejo D&D... Vou ter que aprender a jogar pra ve se eu me integro a maioria.:yep:

Que nada, o Sky só é carrasco do Armitage e dos 3D&T, Daemon, GURPS, e outros mais baixos. Mas no fundo ele respeita as pessoas :mrgreen:
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Mas eu preciso aprender sim... Para eu poder jogar com vcs... :hanhan: Fiquei morrendode vontade de jogar na campanha que vai começar... Mas como eu não sei! E ninguem por aqui anima jogar Storyteller... E eu adoro conhecer sistemas de RPG!:D
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Como assim ninguém se anima a jogar Storyteller?

Eu e o Elminster estávamos falando no msn há uns 10 minutos sobre personagens de vampiro pra Guilda... se quiser mestrar, jogador é o que não falta!

:D
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Eu mestrar pra vcs!!!!!!!8-O 8-O 8-O
Ainda não estou preparada para tanto... Queria ficar só como player mesmo. Seria muito para meu pouco conhecimento... Mas quanto os personagens para Guilda se vc quizer eu devo ter comigo uns oito personagens prontos de Vampiro e tres de Mago! Se vcs quiserem posso mandar as fichas!:yep:
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Vou soar bem brega, mas eu acho que o jeito "certo" de se jogar é o que agrada. Desde moleque que eu vejo dizerem que partidas de rpg que se resumem a pancadaria são ruins. Eu até concordo, porque acho que a graça não está só nisso, mas se há quem goste, não é "errado".
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Ok, vamos lá:

Vou soar bem brega, mas eu acho que o jeito "certo" de se jogar é o que agrada. Desde moleque que eu vejo dizerem que partidas de rpg que se resumem a pancadaria são ruins. Eu até concordo, porque acho que a graça não está só nisso, mas se há quem goste, não é "errado".

Exato Maglor!


O mesmo vale para o RPG. Se colocarmos um grupo de nível 1 enfrentar o Tarrasque um trilhão de vezes, eles irão perder um trilhão de vezes. Se chegarem a enfrentá-lo mais de duas, de tão frustrados que ficarão frente a um oponente tão overwhelming, que os supere disparadamente em todos os requisitos e que não daria a mínima graça para o jogo.

Isso é divertido? Pra mim não.

Pois é, Sky, PRA VOCÊ pode não ser divertido. Mas pra muita gente pode ser.

O Equilíbrio é importante para o estilo de jogo que D&D se presta a abordar - um paradigma muito importante de fatotanto que é pra isso que existem elementos como classes e níveis, mas se saírmos do estilo de jogo que D&D promove (e aqui está o ponto chave da questão) então não há necessariamente necessidade de Equilíbrio.

Por exemplo:

- - -
o jogo que mais promove o estilo de jogo Narrativista/Dramaticista que conheço é Castle Falkenstein. Nele, o equilíbrio é deixado de lado em prol da Narração. Ou seja, um personagem pode ser um adolescente aristocrata de Londres que não sabe fazer nada a não ser puxar o saco dos outros, e parasitar as fortunas do pai. Enquanto outro personagem pode ser um Dragão poderosíssimo que se metamorfoseia para viver em segredo na high-society londrina, cheio de magias e um golpe de calda que resulta em morte intantânea.

Os 2 podem formar uma dupla completamente díspara (o garoto não tem poder nenhum, enquanto o Dragão é ultra-poderoso ) mas para o estilo de jogo que se propõe jogar - altamente narrativista, talvez sem 1 combate sequer, com desafios e conflitos mais para o lado social (ou talvez sem conflito nenhum), com o foco do jogando girando em torno da "criação coletiva da história", a dupla está perfeita!
- - -



Então concluindo meu pensamento: não há maneira correta de se jogar RPG. Fatores como Equilíbrio, Interpretação, Combate, Realismo, etc. são tão importantes quanto um grupo achar que são - essa é a maior verdade do RPG.

Se um grupo só se diverte com hack-slashes em calabouços, ou só com narrativas e "criação coletiva de histórias", ou só com simulações de combate que matam no primeiro encontro, ou com misto de alguns desses elementos ..... qual o problema? Tudo isso é válido, contanto que o grupo se divirta. RPG é isso: Diversão. A partir do momento que se assume um personagem, e se diverte, Pronto! :D



PS: Por isso achei engraçado no outro tópico, o Sky tentar classificar fatores como "importantes" e "fundamentais", etc. como se tivesse dando uma "aula de como jogar RPG" :lol: . Não existem fatores "imprescindíveis" e "fundamentais", a não ser este: Diversão. O que você e seu grupo consideram "fundamental" , o grupo na próxima esquina pode achar "irrelevante", e vice-versa - e no final, todos estão jogando de forma correta!
 
Última edição:
Re: RPG realista

Eu ainda não entendo porque vcs estão discutindo. Oq isso agora tem a ver com rpg realista???

Seria engraçado vcs resolverem isso em um "Celebrity Deathmatch" (seja lá como se escreva)!!!

XDXDXD

Olha, em uns sistemas é mais fácil de ser realista que outros. Tá, o mestre pode ser um ninja e tornar o sistema melhor, mais realista, se oq ele quer, mas ainda assim uns sistemas são mais realistas que outros.

3D&T está entre os mais distantes de ser realista. Alguns d20 são +- realista, outros não. D&D tb não é mto realista, embora seja mto mais realista que 3D&T, por exemplo. Storyteller costuma ser mais realista que esses aí, em geral (pelo menos a parte de letalidade) e Gurps (quer alguns gostem ou não) é mais realista que todos os anteriores. Não que ser mais ou menos realista quer dizer que o sistema é melhor ou pior que outro. Esses foram apenas exemplos bem básicos e conhecidos.



Ah, eu não tenho certeza, mas acho que talvez tenha sido eu a começar com o termo Igreja d20 (ou mais precisamente "Santa Inquisição da Igreja D20"), apenas de brincadeira, nada para ofender ninguém, principalmente por eu deixar claro que eu gosto mto de D&D/D20.

Abração e paz & amor!!!!!!!
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

A importância do equilíbrio não está ligada ao D&D, mas sim à lógica de evolução. A não ser que tu ainda use fraldas porque não sabe usar uma patente e come papinha de nenê porque não aprendeu a cortar um bife.

Evolução de pessoa e de desafio, saca?
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Perae, Armitage, eu até concordo com algumas coisas... mas calma lá.

Existem masoquistas sim, mas eu não acho divertido vc jogar um jogo o narrador/mestre te mata toda hora, apenas para te ressucitar logo depois, para te matar de novo de uma forma diferente.

Cada grupo se diverte de um jeito sim, mas são poucos jogadores que são "masoquistas" (gostem de sofrer na mesa de jogo), se é que existem.

E equilibrio, depende mto de que tipo de equilibrio, qual a proposta do jogo, são mtas variaveis para se levar em conta.
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

É que o único exemplo que o Armitage encontra pra embasar a tese dele é aquele que realmente se encaixa.

Pena que é um argumento válido pra ahm... 1% dos sistemas de RPG do universo.

Pena, porque é um argumento válido até.
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Realmente, grande parte dos rpgs partem de um equilibrio, afinal, é mto broxante para a maioria dos jogadores vc ter um desequilibrio entre o poder dos personagens, por exemplo.

O CODA é meio desequilibrado tb, em relação ao poder dos elfos, oq acaba levando grande parte dos jogadores a jogarem com elfos só por causa de bônus na ficha. É um trixte exemplo, mas é bem comum de acontecer...


Mas que tipos de equilibrio vc está falando exatamente? Apenas poder na mesa?? Posso estar meio viajando aki... vcs nunca param de discutir aí não estou entendo mto o porque dessa discussão de equilibrrio e jeito de jogar certo.
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Equilíbrio como um todo.

Desde equilíbrio entre capacidade do personagem e nível do desafio até coisas mais abstratas, como equilíbrio entre descrição de cenário e dinamismo de narrativa.
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Em cronicas de storyteller não tem como vc ficar ressucitando personagem... Então mesmo que vc seja muito porradeiro vc não vai para uma missão suicida só porque vc gosta de bater... Isso não tem logica, vc tem fazer umas cinco fichas diferentes, ai a cada personagem morto vc pega uma ficha... Eu, na minha opinião jogando Vampiro com person de 8º geração pensaria mil vezes antes de enfrentar um Lupino ou Arquimago... Equilibrio de poderes e bom ate para ter combate!
 
Re: Existe maneira correta de se jogar RPG?

Perae, Armitage, eu até concordo com algumas coisas... mas calma lá.

Existem masoquistas sim, mas eu não acho divertido vc jogar um jogo o narrador/mestre te mata toda hora, apenas para te ressucitar logo depois, para te matar de novo de uma forma diferente.

Você nunca jogou Paranóia né... :mrgreen: ou In Nomine... :mrgreen: Mas isso na verdade independe de sistemas. Eu já joguei partidas de Shadowrun em que você criava um personagem e, se chegasse ao final de uma sessão de 4 horas VIVO, já era uma vitória.

Vê? Isso pode não ter apelo sobre você e seu estilo de jogar particular. Mas pode ter apelo com outras pessoas diferentes, com estilos e preferencias diferentes.

É que o único exemplo que o Armitage encontra pra embasar a tese dele é aquele que realmente se encaixa

único? Mas eu já dei 3: Castle Falkenstein, Paranoia, In Nomine, etc.

A importância do equilíbrio não está ligada ao D&D, mas sim à lógica de evolução

Só se for à lógica de evolução pertinente ao seu estilo de jogo, meu caro. Eu por exemplo, sempre fiz um mundo altamente plausível, ou seja, se os PCs forem para o lugar X, vão tomar prejuízo e podem morrer sim; se forem para lugar Y, podem se dar bem. E daí por diante... o mundo está lá, como explorá-lo é com os jogadores. Diferente de um mundo que "gira em torno dos jogadores", ou seja, um mundo que vai suprindo os jogadores com obstáculos comparáveis a capacidade dos mesmos - meu grupo de jogo sempre curtiu algo mais "real", mais plausível, e tal estilo nunca nos agradou. (eu nunca criei um NPC sequer pensando comparativamente com o grupo. Sempre criei NPCs pensando: o que ele é? Soldado Elite da Yakuza? Então vai ser casca-grossa - e azar do grupo se mexer com ele.)


Pecebe a diferença? Seu estilo enfatiza Lógica de Evolução, uma lógica que gira em torno dos jogadores, e você faz questão de pegá-los pela mão e guiá-los através de obstáculos que sejam compatíveis com suas capacidades. Já o meu estilo enfatiza Lógica de Cenário. Tudo deve girar em torno de forma realista e plausível, e se os PCs procurarem no lugar errado - azar o deles.


O mais intessante disso tudo é: não há certo nem errado em uma ou outra lógica. O que importa é o grupo gostar. :cerva:


Pena que é um argumento válido pra ahm... 1% dos sistemas de RPG do universo.

Será mesmo? Ou será que sua percepção é que é limitada a 1% dos jogos do universo, produto de um mercado nacional alienado como o brasileiro e seus D&Ds, Vampires e GURPS da vida?

Paremos pra pensar. Não posto isso como ofensa, posto pra refletirmos se isso que vemos aqui não é apenas uma percentagem ínfima das possibilidades que a indústria possui, e acabamos achando que conhecenmos de tudo e "Jogamos RPG da forma certa". :think:
 
Re: RPG realista

Cara, tudo o que eu posto é a minha opinião

Isso é óbvio.

Fundamentada, sim. Mas é a minha opinião

Aqui está o ponto da questão: Fundamentada em quê?

Vou tentar acertar: Fundamentada no seu estilo próprio de jogo, e nos sistemas que lhe agradam e agradama a seu grupo.

Só. :lol:

Por isso, quando o assunto é estilos diferentes de jogo, sua "fundamentação" cai por terra. Por que você só joga 1 estilo, entre uma infinidade que existe. E aí assume falácias, como "Equilíbrio é imprescindível e blá-blá-bla'..."

Pelos seus argumentos, toda sua percepção se limita a 1 estilo de jogo: o seu - convenhamos, é uma percepção estreita. Se você abrisse sua cabeça com humildade (como o próprio autor do tópico gringo fez) e fosse atrás dos sistemas e estilos de jogo sugeridos, talvez expandisse a sua percepção.


(Mas todos nós já te conhecemos, né Sky. Tu vai continuar dizendo que: "Se tem algum jogo com alguma coisa melhor que D&D...

...é culpa do GM, que é ruim. :lol: )
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo