• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existe Literatura Gótica?

Eu nunca parei pra pensar nisso... mas a primeira vista a maioria dos Byronianos seguem um estilo gótico de Literatura.

Alguma coisa relativa ao Sturm und Drang também, de repente.

Em se tratando de Brasil eu me lembro de cara de Alvares de Azevedo & Junqueira Freire & Augusto dos Anjos.

Repare que em textos deles (principalmente na prosa de Alvares) encontramos alguns aspectos que qualificam a sua literatura como gótica:

1) "Peitar" o racionalismo, bem como o materialismo.

2) Viagem ao interior da mente.

3) Morte e terror.

4) Desejo, libido.

5) Duas obras: Macário e Noite na Taverna.

Fora esses nomes ainda nos restam Baudelaire, Poe e até Mallarmé.

:grinlove: Eu me lembrei agora que eu gosto bastante de Alvares de Azevedo. :grinlove:
 
O ROmantismo em sí pode ser considerado um estilo bom para os góticos, em especial a segunda geração brasileira, que tem justamente o Álvares de Azevedo.
 
Romantismo, acho que nao, mas o Simbolismo brasileiro tem todas as características do goticismo.
 
O Romantismo também tem e, conforme eu disse, a segunda fase no Brasil pra ser mais correta.

O Simbolismo também tem, mas não é pra desmerecer o conteúdo gótico, fortemente presente através do byronismo.
 
nao eh o romatismo e sim o ultra romantismo... ele geralmente eh caracterizado por caisas q hoje em dia sao atribuidos aos goticos....


como morte, amores mortos ou torturados, terror angustia e afins...




Dwarf
 
Logan Mcloud disse:
nao eh o romatismo e sim o ultra romantismo... ele geralmente eh caracterizado por caisas q hoje em dia sao atribuidos aos goticos....


como morte, amores mortos ou torturados, terror angustia e afins...




Dwarf


Ultra-Romantismo faz parte do Romantismo, não é um estilo literário a parte. É a segunda fase, dá no mesmo chamar de ltra-Romantismo ou Srgunda Fase do Romantismo. :wink:
 
ok eu nao sei mesmo essas coisas....




Dwarf

mas continuo falando q chamar uma literatura de gotica eh o mesmo de dizer thunder metal....
 
Logan Mcloud disse:
mas continuo falando q chamar uma literatura de gotica eh o mesmo de dizer thunder metal....

:o?:

E quem disse qwue alguma literatura é gótica? Até onde sei, dissemos até aqui que o ROmantismo, a sua fase chamada de Ultra-ROmantismo, é próxima do estilo gótico. :?
 
Logan Mcloud disse:
lol no outro forum... oq tem a url no topico acho q falava.... mas posso estar enganado....

É esse o X da questão. É isso que perguntei. Se pode-se chamar alguma obra de Literatura Gótica, pois eu li num livro de Literatura sobre essa nomeclatura, mas muitos afirmam que é errado chamar uma obra de literatura gótica.

Vou botar abaixo o texto do livro em questão:

_________________

A Prosa Gótica

Contrapondo-se aos valores racionalistas e materialistas da sociedade burguesa, certos escritores do Romantismo criam uma literatura fantasiosa, identificada com um universo de satanismo, mistério, morte, sonho, loucura, e degradação. Trata-se da literatura de tradição gótica, conhecida também como maldita, que até hoje encontra adeptos na literatura, na música e no cimena.

Você já ouviu estes versos, de Rita Lee e Roberto de Carvalho?

Venha me beijar, meu doce vampiro
Ô, uou, na luz do luar
Ah, ah, ah, ah, venha sugar o calor
De dentro do meu sangue, vermelho,
tão vivo, tão eterno, veneno
que mata a sua sede
que me bebe quente
como um licor
brindando à morte
e fazendo amor


O vampirismo, o amor, a morte e o ambiente noturno, presentes no texto acima, são elementos da tradição gótica, introduzida na literatura brasileira pelo paulista Álvares de Azevedo e por outros poetas da segunda geração do Romantismo, marcada pelo byronismo e e pelo mal-do-século.

A tradição gótica: ao diabo o status quo

A tradição literária gótica é representada pela prosa de Álvares de Azevedo, por parte de sua poesia (a face Caliban) e por algumas contribuições de Bernardo Guimarães e Junqueira Freire.
Essa produção representa uma ruptura não apenas com os padrões literários vigentes, estabelecidos pela primeira geração romântica, mas também com os próprios valoresa da sociedade. Trata-se, em suma de uma literatura que afronta o racionalismo e o materialismo burgueses e opta por zonas escuras e antilógicas do subconsciente, onde de fundem instintos de vida e de morte, libido e terror.
A literatura gótica sempre teve um caráter marginal, de acordo com o sentimento de marginalidade experimentado pelos escritores ultra-românticos que deram origem a ela em nosso país. Na Europa, tiveram ligações com essa tendência Charles Baudelaire, pós -romântico, e Mallarmé, um dos pais do Simbolismo francês; nos Estados Unidos, o poeta e prosador romântico Edgar Allan Poe; no Brasil, os simbolistas Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraes e o pré-modernista Augusto dos Anjos.
Da Década de 1960 em diante, o macabro tem encontrado adeptos no cinema, na literatura e principalmente entre grupos de rock, jovens, adolescentes e sociedades alternativas, que vêem nessa tradição uma forma de protesto contra a ordem social.

Álvares de Azevedo: amor e morte

A produção gótica-romântica em prosa é representada pelas obras Noite na Taverna, de contos, e Macário, peça teatral, ambas realizações de Álvares de Azevedo.
O ambiente noturno e degradado desses textos não tem nenhum vínculo direto com as vivências do escritor, morto precocemente aos 21 anos. São fruto da imaginação fantasiosa do quase adolescente Álvares de Azevedo e da influência exercida sobre ele pelo escritor Lord Byron.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo