1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Existe alguma relação entre Eru e Tom Bombardil??

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Nostawellë, 12 Nov 2003.

1. Nostawellë

Nostawellë Nostaw-o-quê!?

´FAz algum tempo, eu vi em alguns sites e chats que Tom Bombardil poderia ser o avatar de Eru em Arda, pois isso explicaria sua permanência na Terra Média desde o Início da 1ª Era até a Guerra do Anel, bem como sua sobrevivencia as épocas negras e sua "resistencia" aos poderes de Sauron e talvez de Morgoth.
    Isso é verdade, ou ambos tem outro tipo de ligação? :o?:

2. Fory

Fory Usuário

Tom bombadil é um mistério, mas Eru ele não esta mesmo.

O próprio Tolkien disse que nunca fez uma representação de Eru na Terra Média, o que descarta isso.

3. Éomer .

Éomer . Usuário

Eu acho que a unica ligação de Tom Bombadil com Eru seria o de criador e criação e mais nada , afinal se ele esta em Arda tanto tempo assim é por que Eru assim quis ......

4. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Exato... essa é a única questão que podemos afirmar com certeza uma solução

Tom não é Eru

Tolkien diz claramente em uma de suas cartas de q não há ou houve qq personificação de Eru

5. Dwain

Dwain Banned

mas talvez haja uma outra ligação.... :think:

6. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Ninguem sabe quem Tom é... conformemo-nos... (tá certa essa palavra??)

7. Mith

Mith This server is too busy!

Ufa, isso mesmo galera, ninguém nunca vai saber o segredo do Tom. :twisted: Podem espernear.

Tem até umas histórias falando que ele seria o Bruxo-rei, mas é pura mentira.

8. GaLaDr|eL

GaLaDr|eL Usuário

Bombadil é Bombadil!!
    e fim de papo... e outra é isso que faz o sda tao impolgante, que alguns fatos sejam obscuros... como Bombadil e Fruta d`ouro!! ngm sabe e ngm a não ser Tolkien!!! entaum!! continuemos nossas infindáveis discussoes sobre ele...
    quem é?
    de onde veio?
    para onde foi?
    e o principal como PJ teve coraem de nao coloca-lo no filme?
    é isso ai!!!!!!!!!!!!!!

esse lance de Eru é noiera... Tolkien naum fez representaçaum de Eru na TM!! como dito por Fory... entaum jah era..
    eu jah ouvi falar que Tolkien inventou ele a partir de um boneco do seu filho... que tinha as caracteristicas dele... mas sei lá é um pouco noiado tbm!!!
    o fato é q ele era na minha opiniaum um guardiaum da floresta velha em q ele vivia!! só isso... e q ficou lá até a mudança do mundo!!!
    aff vai saber!!!

9. Dwain

Dwain Banned

Nunca de nunca.....

10. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

*fazendo papel de chato da vez :mrgreen: *

Se vcs olharem a pesquisa existe mais de 7 posts com "achismo" sobre Bombadil. :eek:

*Sentindo-se alegre por saber que é um chato :lol: *

11. GaLaDr|eL

GaLaDr|eL Usuário

"Cada um, Cada um, cada Lugar, um Lugar"

12. Estranho

Estranho Dancer

Acho que a grande relação entre Eru e Tom é a mesma entre Eru e todos os outros seres (apesar de eu ter lido que Tom poderia ser um Maia, o que aliás, faz sentido). Ele viveu todos esses anos, era resistente ao poder da Sombra, pois essa era a missão imbuída a ele por Eru. Tom teve seu papel na Terra-Média, assim como todos os outros tiveram...

13. Rúmil

Rúmil Usuário

A ÚNICA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TOM BOMBADIL E ERU ILÚVATAR É QUE O PRIMEIRO FOI CRIADO PELO SEGUNDO, JÁ QUE ELE É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

E todo o resto sobre o Tom Bombadil é pura e simples ESPECULAÇÃO!!!!

14. Mith

Não precisa gritar não, Rúmil. :lol: Calma, menino.

15. Rúmil

Rúmil Usuário

Ué, eu gritei? Só dei ênfase ao que escrevi, hehe! :mrgreen:

16. Mith

Que eu saiba ISSO AQUI É GRITAR. :P Anyway...

17. GaLaDr|eL

GaLaDr|eL Usuário

calma galera.. ofato é q nunca vamos saber QUEM É BOMBADIL :x
    e felizmente esse naum será o ultimo e nem o primeiro topico a se tratar dele.. :mrgreen:

18. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Pra mim é dar enfase :lol:

Ps... quem quer q tenha colocado seu ranking é um genio :mrgreen:

19. Mith

É, idéia da Idril que fez o TT1 trocar. Só que até agora eu não entendi.

:eh:

20. TT1

TT1 Dilbert

Alguem mandou voce tentar entender? :chibata:

Compartilhar