1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Existe algum livro didático escrito por Tolkien?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Malva Justa-Correia, 28 Mar 2004.

1. Cansei de ler em vários lugares que Tolkien, além de prof. de Inglês em Oxford, era um linguísta.
    Constatando que o primeiro livro sobre Linguística foi lançado em 1916, Tolkien pode ter sido um pioneiro nos estudos linguísticos.
    Será que ele não escreveu nenhum livro didático sobre isso? Ele somente escreveu narrativas?
    Fiquei curiosa...
    Gostaria MUITO de ler um livro do Tolkien sobre Linguística!

Não sei se viajei demais, mas considerando os fatos, faz sentido essa minha dúvida, não é?
    Só não sei se o tópico está no lugar certo...
    Espero que sim!

2. Pandatur

Pandatur Usuário

Didáticos eu creio que não, mas Tolkien escreveu materiais acadêmicos sim. Posso citar o "The Monster and the Critics", que me vem em mente agora. Uma passada pela Valinor na parte de Bibliografia pode trazer mais informações.
    Sei também que Tolkien participou da composição do Oxford Dictionary se não me engano, sendo responsável pela letra W, eu acho.

3. Swanhild

Swanhild Usuário

Isso mesmo. Ele não escreveu nenhum livro de Linguística, que eu saiba, mas esse artigo que o Pandatur citou é até hoje ume referência importante no estudo do Beowulf, sendo muito citado. E fora artigos, ele editou poemas em Inglês Médio (o Sir Gawain e o Pearl são dois que eu lembro agora) e deixou uma tradução do Beowulf que ainda deve ser publicada. Não lembro agora se ele publicou alguma tradução grande em vida.

Compartilhar