• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Existe alguém melhor do que Tolkien ????

profeta

Usuário
Pessoal, eu mais uns amigos :roll: meus tavam discutindo o seguinte tópico : "Existe alguém que escreva melhor do que Tolkien ??". :? Pessoalmente, acredito que dificilmente iremos encontar um escritor tão bom como Tolkien, 8) mas é claro, existem diversos livros com diversos conteúdos. 8O Então será mesmo que Tolkien é o melhor ????
:?: Nós discutimos e achamos que Tolkien é o melhor naquilo que fez, escrever histórias e se envolver "pessoalmente" com elas, :D :D :D mas existem outras histórias e outros autores. :?:
Então, o que vc´s dizem, é Tolkien o melhor ????
Valeu .... 8)
 
profeta disse:
Nós discutimos e achamos que Tolkien é o melhor naquilo que fez

Concordo com isso. Não é lá muito confiavel dizer que ele foi o absoluto melhor de todos os escrityores. Isso é quase impossivel de definir.
 
Sim!

Definitivamente!pra quem gosta principalmente de livros de Fantasia, nao há quem posa ganhar de J.R.R. Tolkien. Mas é claro que em se tratando de outros tipos de livro, há alguns bons escritores, mas mesmo assim. Pra mim, pelo menos, ele é imbatível. Tolkien! Tolkien! Tolkien!

=) Cesar Filho.
 
Melhor que Tolkien? só eu... eheheh

Acho que, assim como outros já disseram ele foi o melhor em seu estilo... naão podemos comparar um autor de fantasia com um romancista tradicional ou com um poeta...
 
Aliás, é isso que eu sempre penso quando vejo um desses intelectualóides criticando Tolkien. Dizem que~é uma obra de fantasia, que os personagens são rasos, só fala de elfos, e bla bla bla...
Mas é justamente isso. São de fantasia os livros. E nesse estilo, Tolkien é o melhor. O problema é que esses tapados só querem dizer que gostam de livros que tratem de assuntos "sérios"... Essa história de mitologia, fantasia, tudo coisa de criança...
 
tbm acho q no q ele fez,ele foi o melhor...visto q ele revolucionou esse ramo da literatura....
 
Realmente não dá pra comparar Tolkien com outros ramos da literatura, são coisas diferentes.

Mas ele foi um dos grandes contadores de estória, que é aquilo que ele melhor sabia...

:)
 
Eu acho q Tolkien é o melhor, não só na fantasia. Ele foi o melhor contador de historias q eu já vi! Independente de q tipo de historia, seja fantastica ou verosimilhante. Nunca vi ninguem contar uma historia com tanta habilidade qto ele!
E não sei pq não comparar com outros estilos de literatura. Ele criou personagens mto mais profundos, humanos, reias, q mtos escritores de outros ramos da literatura?
Pq não comparar Tolkien com outro poeta? Por um acaso ele não era um tbm? ou vcs se esqueceram das belissiams poesias q encontramos em seus livros? Q diferença faz o tema dessas poesias?
 
Ah, dá pra comparar sim, são todos livros, são todos literatura. No quesito literaura, Tolkien é fraco... frases mal formulados, exagero de descrição, prosa rasa, enfim aquele papo todo de crítico. Admito e concordo. Como qualquer outra coisa nesse mundo, existem vários aspectos técnicos que podem ser avaliados numa obra. Nesse quesito, Tolkien patina.

Como linguista Tolkien era bastante bom, tinha talento. Mas não tinha metodologia nem paciência. O que nos chega como perfeccionismo de Tolkien na verdade é uma incapacidade mórbida de concluir alguma coisa e não é por motivo de torná-la mais "perfeita".

Como escritos de fantasia, Tolkien é fantástico pun not intended). Ele teve algumas idéias bastante originais, essencialmente quanto a dois aspectos, que fazem toda diferença: sub-criação e Elfos. O problema é que nesse quesito "fantasia" caimos na subjetividade (ou seja, gosto pessoal de cada um). Dificilmente nesse fórum alguém vai contestar que Tolkien era o melhor.
 
Bom, a estória que Tolkien criou é, provavelmente, minha estória favorita. Daí a afirmar que ele é o melhor escritor dentre todos é um exagero.
Se a pergunta continua sendo se existe alguém que escreva melhor do que Tolkien, minha resposta é obviamente que sim.
Mas em nada isso diminui o valor de sua obra nem tão pouco o diminui como escritor. O que não vou fazer é tratar Tolkien como meu time de coração (Fluminense), que mesmo quando foi para terceira divisão eu continuava acreditando que era o melhor time do mundo. :wink:
 
Melhor que o Tolkien?

:lol: :lol: :lol:
Podemos avaliar todos os tipos de livros, todos os generos, de todos os paises e não encontraremos nada melhor, Tolkien revolucionou o mundo da literatura criando uma obra completamente nova em um universo novo mesmo que todos os escritores desse mundo se juntassem para tentar algo parecido não seria tão bom pois Tolkien se entregou de corpo e alma para sua Obra
 
Deriel disse:
frases mal formulados, exagero de descrição, prosa rasa, enfim aquele papo todo de crítico.

Mas quando a intenção é criar um mundo fictício, a descrição não é o ideal? A intenção do autor? Criticá-lo por fazer (bem) o que ele quiz e defendeu é uma das coisas que eu não entendo.

Se "prosa rasa" significa personagens superficiais psicologicamente, realmente é assim. Mas também nunca foi a intenção de Tolkien criar mentes, e sim mitos, histórias.
Eu me arrisco a colocar Tolkien no mesmo nível de Machado de Assis. São estilos bem diferentes, a única semelhança é que ambos contam histórias; mas cada qual foi um gênio no que se propôs. E dizer que Tolkien é fraco porque não dá profundidade aos personagens é como dizer que Machado era ruim porque não criou mundo nenhum, usou esse já pronto...
 
O Tolkien escreveu apenas em inglês, dizer que ele é o melhor escritor de todos seria desprezar todos os outros fantásticos autores que escreveram em outras línguas e com outros estilos.

Sem dúvida, as obras do Tolkien são fantásticas, mas jamis será possível afirmar se ele é ou não o maior/melhor escritor de todos os tempos.
 
Maglor disse:
Deriel disse:
frases mal formulados, exagero de descrição, prosa rasa, enfim aquele papo todo de crítico.

Mas quando a intenção é criar um mundo fictício, a descrição não é o ideal? A intenção do autor? Criticá-lo por fazer (bem) o que ele quiz e defendeu é uma das coisas que eu não entendo.

Se "prosa rasa" significa personagens superficiais psicologicamente, realmente é assim. Mas também nunca foi a intenção de Tolkien criar mentes, e sim mitos, histórias.
Eu me arrisco a colocar Tolkien no mesmo nível de Machado de Assis. São estilos bem diferentes, a única semelhança é que ambos contam histórias; mas cada qual foi um gênio no que se propôs. E dizer que Tolkien é fraco porque não dá profundidade aos personagens é como dizer que Machado era ruim porque não criou mundo nenhum, usou esse já pronto...

Nahhh... vc misturou tudo que eu disse. Em termos técnicos, Tolkien é sofrível. Não se comparar nem de longe com um Machado de Assis, Saramago, Jorge Luis Borges ou Shakespeare. Em termos criativos ele é um titã, mas tecnicamente ele é fraco.

Literatura, assim como casas, pode ser examinada em aspectos técnicos e aspectos visuais/criativos. A casa de Tolkien tecnicamente é sofrível ("matada") mas visualmente é bela/criativa.

Foi isso que eu disse :P
 
Interessante a direção que este tópico tomou. Eu via de regra evito entrar nesse tipo de discussão, mas essa aqui eu achei irresistível.

Há um motivo razoável para que existam critérios técnicos, que é ajudar a gente a definir o que é bom e o que não é. E é bom que esses critérios sejam rígidos e bem definidos, que é para que não se deixe a influência do gosto pessoal entrar no meio do julgamento das qualidades de uma obra (um julgamento que tem que ser válido e aceito por todos) e fazer lambança.

Talvez haja algumas coisas repreensíveis do ponto de vista técnico em Tolkien. E claro que é bom a gente ter consciência desses limites na prosa dele. E, também claro, tem, ou deve ter, gente que escreve melhor, desse ponto de vista. O problema é dizerem que o que Tolkien escreveu não tem qualidades, como eu já li muitas vezes em textos críticos. Tem uma porção de coisas legais nos livros de Tolkien para o que os críticos (e os critérios técnicos) não estão nem aí. Elfos, imaginação, sub-criação, beleza, consistência, aquele jeito de dizer-sem-dizer-explicitamente que ele tem? Os críticos nem tentam falar a respeito. O problema com eles é apenas que Tolkien não escreveu o livro que eles queriam.
 
técnica...
o q eu penso sobre técnica: "ajuda".
sinceramente, o q Tolkien nao tinha de técinica tinha de PAIXÃO.Ele punha o espirito no q fazia, ele fez tudo por PRAZER, nao pra VENDER ou agradar crítica...acho q ele precisava contar coisas, era como respirar, por isso os livros sao tao VIVOS!Qtos escritores super renomados por aí só tinham técnica e nada mais?Isso eu acho REVOLTANTE!
Tecnica, vc estudando, aprende.Mas o "algo mais" que torna um livro realmente bom, isso vem de dentro do artista, nao está nas apostilas de prosa e concordância!
Nao digo que a técnica é dispensavel, mas o que dá vida a uma história é o que se quer se passar com ela, o que se cria, o que se sente!Um escritor nunca pode se esquecer disso!
Os livros do José Mauro de Vasconcelos por exemplo, nao têm essa técnica.Ele nem era "profissional".Mas os romances são lindos, vivos, assim como é a Terra-Média...
Nao encontro essa vivacidade em escritores como Machado de Assis e José de Alencar...
oh, me empolguei!Nem respondi o tópico!Mas eu nao costumo dizer "o melhor" ou o pior...tem que ver o gênero!Mas em matéria de imaginação,criação de mundos, nao consigo pensar em ninguém mais...
 
Sim, era um pouco isso o que eu eu queria dizer, o que a Washu coloca de modo mais explícito. Tolkien gostava do que escrevia, escrevia com paixão, e talvez venha daí essa beleza das histórias dele. Escrever bem no sentido técnico é importante, mas será que outros grandes escritores, mais considerados pela crítica e pelos acadêmicos, tinham só técnica? Eu duvido um pouco.

Eu gosto bastante dos livros de Machado. Ele não tem nada de insípido, é até bastante humano, diz muito sobre a nossa natureza.
 
ele não foi o melhor escritor...
... foi um dos melhores contadores de histórias.

quero dizer que: ele naum tem técnica, mas diverte. não te propõe temas de rachar a cabeça, mas te cativa.
 
Eu sou muito suspeito de falar pois sou um fa ao extremo. Sempre amei fantasia medieval, e nunca encontrei algo melhor do que o feito por Tolkien. Mas discrodo muito de muitas coisas ditas por Deriel...
Quanto as questoes tecnicas, nao acho que realmente ele era tao ruim assim. Quanto a tecnica envolvida acho que vc nao prestou atencao em uma coisa. A obra por mais simples que seja, tem diversos direcionamentos quando ela é criada, e nao acho que as obras de Tolkien tem saido muito diverso do que ele quis.
Quanto a exagero de descrição, isso nao e um conceito tecnico e sim proprio. Vc nao atentou que ele nao quis escrever um livro comum, e sim uma mitologia. Acha que a descricao foi muita... Pegue um livro de Geografia, mitologia, sociologia, junte iso tudo e tente cvriar algo novo e real. Quero ver quem cosegue melhor resultado. Vcs tem que analisar uma obra em todos os seus campos mas sim principalmente quanto ao intuito em cria-la.´Se quero escrever um livro tenho base para falar da forma que bem desejar, e isso nao quer dizer que seja certo ou errado e sim um estilo.
Cada pessoa tem suas proprias formas. Seguir conceitos sejam eles tecnicos ou filosoficos e facil, o dificil e ir contra eles e criar algo que ultrapassou varias decadas.
Nao tenho duvidas, para mim, Tolkien e o melhor. Para vcs eu naos sei, depende do que cada um gosta. :lol:
 
O gosto depende de cada um... á aqueles que adoram romaces, outros que curtem comédias....... não excluir os que curtem HQ, os que adoram ler livros de aventuras, mesmo sendo da série vaga-lume.
Cada um terá o seu gosto, e sendo assim terá o respeito mútuo sobre os outros em igualdade, mesmo que ele não curta o que vc curte.
Adoro obras fantásticas, a tolkien completou o que eu já havia absorvido nesses anos todos. Nunca fui fã de livro, e com ele que adiquirí o gosto.
Aos que curtem os escritores brasileiros principalmente, parabens, pois eles estão na elite dos escritores mundiais.
Ao velho tolkein, obrigado por todos os seus anos de dedicação na confecção de várias obras que simplesmente fez com que as pessoas que as lessem se transportasse para outro mundo, TOTALMENTE imaginário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo