• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Exércitos Élficos na Terceira Era

A

ACGrigori

Visitante
Ola pessoal!
Relendo as obras não pude deixar de notar que muito pouco é mencionado de exércitos élficos no decorrer da TE.
Sabemos que na Última Aliança um grande número de soldados élficos foi reunido, sabemos também que os reinos das florestas (Mirkwood e Lothlórien) sofreram grandes baixas. Acredita-se que Thranduil retornou para casa com apenas 1/3 do contingente que seu pai havia levado para Dagorlad , depois disso não vi nenhum relato de exércitos élficos até a Batalha dos Cinco Exércitos. Naturalmente restaram na TM elfos suficientes para proteger as fronteiras de seus respectivos reinos, mas aparentemente, não em número suficiente para fazer uma nova aliança com os homens.
Sabendo dos ataques de Sauron , de seu desfecho e considerando o anel da Galadriel (artefato que o reino da Floresta das Trevas não possuía), pode-se afirmar que Thranduil possuía o único exército élfico daquela época?

PS.
Não estou questionando seu não envolvimento direto na guerra, pois os horrores da mesma já estavam às suas portas. Mas considerando que Gandalf e Aragorn escolheram levar o Gollum para aquelas terras, podemos imaginar que esses elfos tinham uma força mais significativa que Lothlórien ou Valfenda para resistir a alguma tentativa de libertar o prisioneiro (coisa que de fato aconteceu), sem muitas baixas.
 
Conta-se que Galadriel também em Lórien mantinha uma força que se enquadraria como exército tanto com poder defensivo (patrulhar fronteiras e manter a unidade do territtório) quanto ofensivo (expedição capaz de expulsar o Necromante de Dol Guldur). Nos registros da época da guerra do anel também houve guerra nas fronteiras deles. (tolkiengateway usa o termo "armies" contra o necromante).

Historicamente, se não me engano, originalmente Galadriel havia se exilado de Aman desejando ter um reino para si nas terras de cá ao invés de buscar a vingança de Fëanor. Quando ela se instala em Lórien uma parte da proteção também vem do poder e sabedoria dela (elfa da luz), outra parte vem do anel mágico (um dos 3) que ela porta e mais outra parte certamente da guarda pessoal que devia ter uma vez que era uma elfa do porte dos reis de Beleriand tais como Finrod.

Já na época do fim da T.E. Thranduil e Galadriel provavelmente tinham o maior número de homens quando comparamos com Imladris e os Portos Cinzentos. Esses dois últimos lugares eram mais como bases com alguma força de combate do que uma extensão de terra que se enquadrasse como reino. A proteção dos Portos Cinzentos por muito tempo ficou por conta de Círdan que portava um dos 3 anéis além de ele ter uma proteção de Ulmo. Já Elrond em Imladris contava com outro anel mágico. Esse dois lugares contavam mais com outros poderes do que propriamente com força de armas.


http://www.lotrplaza.com/archives/index.php?Archive=First Age&TID=164677
http://tolkiengateway.net/wiki/Lothlórien
 
Faz sentido, pois a luta em Dol Goldur não deve ter sido pequena, mas sempre considerei o anel de poder que ela (Galadriel) portava muito importante e quase fundamental para proteção do seu reino e de seu povo.
Mas Thranduil nunca teve algo tão poderoso à sua disposição e isso me intriga, aparentemente Mirkwood era tão bem protegida quando Lórien, ao meu ver, um número maior de soldados seria necessário para conseguir superar essa diferença.

PS. Não sei se isso faz sentido.
 
Acredito que Thranduil tinha sim uma força armada considerável, para se manter protegido de Dol Guldur e outros males da Floresta das Trevas. Um anel de poder ajudaria sim nas defesas e tal, mas ele não seria determinante para a defesa. Estratégias de luta e locais escondidos na floresta também eram um diferencial; elfos sempre gostaram de viver em construções escavadas, como Menegroth e Nargothrond.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo