• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Exército afegão admite primeiras mulheres soldados

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Elas não serão enviadas às linhas de frente da luta contra a insurgência.
EUA disseram que iniciarão sua retirada do país em julho de 2011.



O Exército do Afeganistão admitiu nesta quinta-feira (23) as primeiras mulheres em seus quadros, tendo 29 delas se graduado em uma classe de novos recrutas que esperam ajudar as forças do país a assumir o controle da segurança nacional, após a saída das tropas estrangeiras, até 2014.

O presidente afegão, Hamid Karzai, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a ONU estão se empenhando para expandir e treinar o Exército, a polícia e outras forças de segurança do Afeganistão para que possam assumir o comando depois da partida dos militares estrangeiros.

Os EUA disseram que iniciarão sua retirada em julho de 2011, embora o processo possa levar anos.
afegas.jpg

Mulheres assistem à cerimônia de graduação em Cabul. Elas serão as primeiras mulheres soldados do Exército afegão (Foto: Gemunu Amarasinghe/AP)


"Estou inteiramente comprometida a servir meu país, do mesmo modo que meus irmãos afegãos atualmente servindo no Exército. Essa é a razão pela qual decidi entrar (no Exército)",
disse Mari Sharifi, depois da cerimônia de graduação no centro de treinamento militar em Cabul.

As mulheres não serão enviadas às linhas de frente da luta contra a insurgência, que está em seu momento mais forte desde a derrubada do governo do Taliban em 2001. Elas realizarão serviços administrativos.

Mulheres serviram no Exército afegão quando o governo era apoiado pelos comunistas, nos anos 1980, mas deixaram o serviço militar durante a guerra civil afegã e o regime linha-dura do Taliban, movimento que ganhou espaço depois da retirada dos soviéticos, em 1989.

Veja Cronologia do Afeganistão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo