1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Executiva do PT veta aliança do partido com o PSDB para eleições de BH

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ExtraTerrestre, 24 Abr 2008.

  1. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Bom, postei a notícia por se tratar de um assunto importante no cenário político, crucial para o que poderá ou não acontecer nas eleições de 2010.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O que vocês acham do assunto? Acham legítimo dois partidos diametralmente opostos (ao menos em termo de fazer oposição um ao outro) se unirem numa eleição ou acham perigoso para a democracia?
     
  2. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Eu sou a favor de alianças desde que haja algum objetivo ideológico em comum na aliança, mas sou contra a aliança apenas para garantir votos.
    Poucos são os partidos no Brasil, atualmente, que carregam ideologias próprias... parece tudo "farinha do mesmo saco", então, na prática, eles não diferem muito um do outro.

    Em compensação, é sempre bom haver uma oposição entre os partidos, já que isso favorece debates e leva (ou pelo menos deveria levar) um dos lados tentar ser melhor do que o outro, o que é benéfico.

    Além do mais, haver um consenso no governo nunca é bom. A base aliada do governo é tão forte no Congresso que o governo tem poder para fazer praticamente o que ele bem quiser.

    Assim, no total, eu sou contra a união do PT e do PSDB, já que, por mais que eles se assemelhem na prática, eles se opõem, e a democracia é sustentada pelo conflito de opiniões.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  3. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Não acho que seja bem assim não... a base aliada, teoricamente, é muito grande, mas é necessário muita barganha e muita conversa com os PMDB's e PL's da vida, que querem garantir seus cargos de confiança, no seu governo.

    Por outro lado, uma maioria, em nível municipal e estadual, formada pelos dois principais partidas pode sim, levar a um certo autoritarismo. O PSDB e o PT são sim, partidos de ideais muito diferentes. Seria necessário, assim, que o ultraconservador DEM se desvencilhasse da aliança com o PSDB pra existir alguma oposição.
     
  4. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    O PT e o PSDB são realmente partidos de ideais diferentes, mas muitas das ações de ambos é as vezes incoerente com a bandeira ideológica que eles carregam, e aí muitas vezes a prática deles coincidem.

    Sim, eu sei que no Congresso é necessário muita barganha, muita utilização de influência, etc, para conseguir agregar um grande número de deputados/senadores. Mas se a base aliada não fosse tão grande e tão forte, isso seria muito mais difícil e diminuiria o poder do governo no poder.
     
  5. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Com certeza. Há uma certa incoerência do brasileiro na hora de votar também. Botam no poder legislativo gente do partido oposto a quem votou para o Executivo, não ligando para o fato de que isso aumenta a oposição àquilo que a pessoa, em tese, apoia.

    Vá saber...

    No governo FHC a base aliada era bem maior, o PT ainda não tinha uma representação tão grande, e a coisa pro Fernando Henrique era bem mais fácil, ao menos nesses termos.
     
    Última edição: 24 Abr 2008

Compartilhar