• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Executiva do PT veta aliança do partido com o PSDB para eleições de BH

Eu sou a favor de alianças desde que haja algum objetivo ideológico em comum na aliança, mas sou contra a aliança apenas para garantir votos.
Poucos são os partidos no Brasil, atualmente, que carregam ideologias próprias... parece tudo "farinha do mesmo saco", então, na prática, eles não diferem muito um do outro.

Em compensação, é sempre bom haver uma oposição entre os partidos, já que isso favorece debates e leva (ou pelo menos deveria levar) um dos lados tentar ser melhor do que o outro, o que é benéfico.

Além do mais, haver um consenso no governo nunca é bom. A base aliada do governo é tão forte no Congresso que o governo tem poder para fazer praticamente o que ele bem quiser.

Assim, no total, eu sou contra a união do PT e do PSDB, já que, por mais que eles se assemelhem na prática, eles se opõem, e a democracia é sustentada pelo conflito de opiniões.
 
Além do mais, haver um consenso no governo nunca é bom. A base aliada do governo é tão forte no Congresso que o governo tem poder para fazer praticamente o que ele bem quiser.

Não acho que seja bem assim não... a base aliada, teoricamente, é muito grande, mas é necessário muita barganha e muita conversa com os PMDB's e PL's da vida, que querem garantir seus cargos de confiança, no seu governo.

Por outro lado, uma maioria, em nível municipal e estadual, formada pelos dois principais partidas pode sim, levar a um certo autoritarismo. O PSDB e o PT são sim, partidos de ideais muito diferentes. Seria necessário, assim, que o ultraconservador DEM se desvencilhasse da aliança com o PSDB pra existir alguma oposição.
 
O PT e o PSDB são realmente partidos de ideais diferentes, mas muitas das ações de ambos é as vezes incoerente com a bandeira ideológica que eles carregam, e aí muitas vezes a prática deles coincidem.

Sim, eu sei que no Congresso é necessário muita barganha, muita utilização de influência, etc, para conseguir agregar um grande número de deputados/senadores. Mas se a base aliada não fosse tão grande e tão forte, isso seria muito mais difícil e diminuiria o poder do governo no poder.
 
O PT e o PSDB são realmente partidos de ideais diferentes, mas muitas das ações de ambos é as vezes incoerente com a bandeira ideológica que eles carregam, e aí muitas vezes a prática deles coincidem.

Sim, eu sei que no Congresso é necessário muita barganha, muita utilização de influência, etc, para conseguir agregar um grande número de deputados/senadores. Mas se a base aliada não fosse tão grande e tão forte, isso seria muito mais difícil e diminuiria o poder do governo no poder.

Com certeza. Há uma certa incoerência do brasileiro na hora de votar também. Botam no poder legislativo gente do partido oposto a quem votou para o Executivo, não ligando para o fato de que isso aumenta a oposição àquilo que a pessoa, em tese, apoia.

Vá saber...

No governo FHC a base aliada era bem maior, o PT ainda não tinha uma representação tão grande, e a coisa pro Fernando Henrique era bem mais fácil, ao menos nesses termos.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo