• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Exclusão por causa de leitura

Bem, os livros sempre foram meus companheiros no colégio - e ainda são. Da quarta a sexta série, quando eu sofri um bullying pesado, costumava ir muito à biblioteca e lá lia diversos títulos. Meu colégio tinha um bom acervo (acho que foi o único que tinha um realmente decente) e diversas vezes eu alugava e passava meus intervalos lá. Durante esses três anos, tive algumas "amigas", mas depois de um tempo me vi sozinha e refugiei-me por completo.

Quando saí do colégio anterior e me mudei para outro, durante a sétima e oitava, aumentei o hábito de trazer sempre um livro na bolsa, até por que não sou de muitos amigos e sou um tanto reclusa. Acabei levando fama de "ah, sempre a vejo com um livro na mão", algumas vezes com tom de desdém, mas também de admiração. Nessa época, vivia lendo nas aulas, e isso me atrapalhou um pouco nesse sentido, por que tenho um pouco de dificuldade com exatas. Também já fui quase expulsa e levei uma bronca da professora de geografia, que em outro ocasião, por pura "marcação", confiscou meus livros que estavam na mesa só por não ter feito a correção, apesar de nem ter tocado neles durante a ocasião. Aliás, nesse caso ela demonstrou certo preconceito por causa do gênero literário que eu estava lendo: me mandou conversar com a psicóloga só por que o livro era do Lovecraft (e tinha uma caveira na capa) e tinha também o mangá Death Note. Loucas. Já no primeiro ano, diminuí um pouco meu ritmo de leitura na escola (mas continuava lendo em casa), apesar de geralmente também ler em aulas, ao menos um mangá ou coisa no tipo. Como dessa vez - já em outro colégio - arranjei bons amigos, não li tanto nos intervalos. Esse ano, mudei de escola novamente, e dessa vez não consegui me enturmar. Não falo com ninguém, além de palavras esporádicas como perguntar sobre provas ou horas, etc.

Enfim, não tenho amigos no colégio. Sempre ando com um livro na mão, e também com fones de ouvido. Passo os intervalos (e às vezes algumas aulas que não me interessam) dessa forma: lendo, sozinha, sentada no chão e ouvindo música. No começo, perguntavam muito qual era minha leitura, eu falava, e fim de papo. Ainda perguntam, e às vezes falo alguma coisa com um menino do primeiro ano que parece ter despertado o interesse pela leitura recentemente, mas também são poucas palavras. Prefiro ficar sozinha, na ausência de amigos, e isso me lembra Nietzsche: "Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia". Se me equivoquei na citação, perdoem-me. Enfim, vejo alguns olhares de desdém, mas a maioria das pessoas geralmente sequer percebe a minha presença ali. Porém, tenho certeza que a imagem da "menina do livro, fones e casacão" não é muito boa. Enfim, que se dane, este é meu refúgio e me sinto melhor dessa forma. Nunca fui alguém de muitos amigos e tendo a ser normalmente introvertida e às vezes um pouco fria, mas é realmente meu jeito, embora algumas vezes me julguem erroneamente.

Desculpe ter sido tão.. cheia de detalhes.
 
oq eu acho graça é sempre q alguém me vê lendo solta um "oq vc ta estudando" ou "não atrapalha o tio q ele tá estudando", como se ler só existisse pra isso. a maioria dos mortais ñ faz ideia q tem gente q lê pra se divertir, pra desestressar, pra evoluir, pra pensar, pra viver.
 
Bom, pessoal. Parece que hábito de leitura é contagioso.
Esses dias lá na sala, vi 3 meninas lendo! Siiim, é isso mesmo 8D
Eu, toda contente, fui correeeendo ver que livros elas estavam lendo.
Beem, apesar dos livros não serem aquela coisa que podemos chamar de clássicos, livros eruditos e tal, já é alguma coisa.
Querem saber o que elas estavam lendo? :timido:

Gossip Girl e It Girl

:lily:
 
:rofl::rofl::rofl:

Pelo menos elas estavam lendo Ashe. ;D As vezes, essas leituras fáceis abrem o mundo literário pra uma pessoa. Eu começei a ler Harry Potter na quinta série! ;D
 
:rofl:

A Anne tem razão Ashe, ou você esperava que as garotas estivessem lendo "Recordação da Casa dos Mortos"? .
Dá uma chance pras pobrezinhas, vai... :hahano:
 
Huahauhauhuaha XD
Tudo bem, vou dar um desconto :calado:
Mas duvido muito que por um bom tempo elas leiam outro tipo de literatura. O professor outro dia, pegou o livro de uma dessas meninas e leu um trecho para a sala toda.
Era algo do tipo: "Eu poderia beijá-lo por um fim de semana inteiro e não me cansar, blá blá blá, nhe nhé nheim".

Eeita, é difícil, viu? Confesso que me sentiria mais confortável com um Diário da Princesa ou coisa que o valha hehehe :pipoca:
 
ler é uma atividade solitária. alguém aqui já leu a dois?

eu não gosto exatamente de livros. eu gosto de histórias. infelizmente, minha imaginação é não é o suficiente, muito menos minha realidade.

alguns escritores acham que a literatura é uma maldição. li isso, acho que do rubem fonseca. fazer o q? o que se poderia esperar de escritores malditos?

concordo com a caRaquel. livros não devem se intrometer na vida social das pessoas. talvez, pra otimizamento de tempo livre. como último recurso

confesso, eu sou viciado em livros. um dia eu saio dessa, e começo a ler socialmente aceitáveis, só de vez em quando, em ocasiões anti-sociais.
 
Trillian disse:
Eu ia comentar exatamente isso do "metido a intelectual".
Ou eu sou muito paranóica, ou tem realmente muita gente que parece achar que quem lê em lugares públicos está querendo aparecer. Por que eu ia querer me fazer de intelectual pra um bando de gente no meio da rua e que não conheço? ¬¬

Na verdade aqui em São Paulo eu vejo muito disso acontecer. Existem pessoas que deixam o livro em cima da mesa e ficam tomando café, e quando seu date está prestes a chegar, pegam o livro e fingem que estavam numa página muito interessante. Pode ocorrer de ser taxado de intelectual porque você não lê algo que está na lista de mais vendidos. Quanto menos as pessoas conhecem, mas elas vão taxar.

Eu gosto de ler em lugares públicos e acho até mais divertido, eu gosto de barulho em volta quando estou lendo.
 
eu leio nos intervalos das aulas, dae essa semana um cara viu q ñ tinha nada a ver com a matéria e disse "meu, essa tua leitura ae ainda vai te atrapalhar a estudar", ao q eu respondi "pelo contrário, ela é q me ajuda a aprender + coisas de modo bem + fácil".

é interessante perceber alguns revoltados por te verem fazendo algo q ñ entendem ou ñ acham útil. dae, qdo pago na mesma moeda falando de bbb, novela e faustão, ñ me entendem + ainda.
 
E quando o preconceito vem de casa? Agora diminuiu a fama comigo mas continua. Mas como o meu hábito era mais com os jornais, eu sou considerada a que escolheu a profissão errada (sou administradora) ou seja, pela família deveria ser jornalista só porque eu gosto de ler.

Mas sinto muito mais este preconceito é com relação às novelas "mexicanas". Muitos acham que novelas estrangeiras não trazem cultura. Trazem sim! Foi através de novelas de outros países que descobri alguns escritores latinos, como Caridad Bravo Adams, descobri o livro "Dona Bárbara", descobri lugares lindos da Venezuela além de Isla Margarita, etc.
Também sofro preconceito pelo fato de gostar de alguma novela feita pelo SBT como esta que está passando agora.
O problema maior é que as pessoas não aceitam a liberdade de escolha dos indivíduos! E porque você gosta de algo que ela não gosta, você não vai aprender nada pelo seu gosto diferente, ou pensar (teve alguns acontecimentos em Uma Rosa Com Amor que me fez pensar e em Juana La Virgen também ocorreu o mesmo).

É bem aquela frase meia batida: O preconceito é uma m.....
 
ou como diz um cara ae da internet: "A quantidade de preconceito que cada um de nós tem é inversamente proporcional a de inteligência." :sim:
 
lhrodovalho disse:
kika_FIL disse:
Eu tenho um casal de amigos que só lê junto...

livros diferentes? ou o mesmo livro revezando parágrafos? em voz alta?

O mesmo livro, enquanto viajam, o que está no carona lê em voz alta....quando é teatro eles leem como personagens... e em casa eles revezam
 
kika_FIL disse:
lhrodovalho disse:
kika_FIL disse:
Eu tenho um casal de amigos que só lê junto...

livros diferentes? ou o mesmo livro revezando parágrafos? em voz alta?

O mesmo livro, enquanto viajam, o que está no carona lê em voz alta....quando é teatro eles leem como personagens... e em casa eles revezam

Que legal... =D


Eu e mais dois colegas fazíamos uma brincadeira com nossas leituras nas aulas de educação física. Cada um lia alternadamente uma frase do livro que estava lendo... A gente se matava de rir com a história que ficava no final. Não sei como a gente conseguia dar atenção a trama do que estávamos lendo e ao mesmo tempo prestar atenção na frase dos outros livros juntas huhuhu
 
.Izze. disse:
kika_FIL disse:
lhrodovalho disse:
kika_FIL disse:
Eu tenho um casal de amigos que só lê junto...

livros diferentes? ou o mesmo livro revezando parágrafos? em voz alta?

O mesmo livro, enquanto viajam, o que está no carona lê em voz alta....quando é teatro eles leem como personagens... e em casa eles revezam

Que legal... =D


Eu e mais dois colegas fazíamos uma brincadeira com nossas leituras nas aulas de educação física. Cada um lia alternadamente uma frase do livro que estava lendo... A gente se matava de rir com a história que ficava no final. Não sei como a gente conseguia dar atenção a trama do que estávamos lendo e ao mesmo tempo prestar atenção na frase dos outros livros juntas huhuhu

Báh isso deve render uma atividade bem interessante para se fazer em sala de aula. Vou dar uma pensada por aqui, deve ficar bem divertido.
 
Um tanto quanto Kafkiano isso.
Eu entendo como é, mas hoje eu acredito que é uma via de mão dupla: ao ler 'demais' as pessoas consideram que você é 'inteligente'. Se lê mais e não participa das coisas que elas participam- futebol, fofocas, conversas sobre TV- é esnobe por se considerar mais inteligente que elas- logo, o simples fato de você ser e de você ler é uma afronta.
Eu me lembro de quando era uma criancinha nerd solitária que passava os recreios lendo... E depois quando era um adolescente freak solitário. E agora que sou um universitário semi-solitário.
As pessoas aprendem a respeitar um pouco mais e tem mais apreço pela leitura com o tempo... Apesar de a maioria delas não começar a ler- nem na universidade, o que é bem triste.
 
Oie,

Bem PRECONCEITO propriamente eu não sofri.
Quando estava no colegial eu lia o dia todo, lia durante toda a aula, durante o intervalo, na fila... um dia quase fui atropelada porque estava lendo enquanto atravessava o sinal (minha mae me fez jurar que nunca mais leria na rua e cumpri até agora XD). Isso fez com que o meu numero de amigos diminuisse muito, mas também selecionava quem tinha coisas em comum: gostar de ler.
Quando entrei na faculdade parei completamente de ler qualquer coisa que não fosse das minhas matérias (como me arrependo). No ano passado tive que ficar parada na facul seis meses, e desde então estou em busca do tempo perdido...
Lendo o que posso (já voltei para as aulas) e me despertando pra outros autores e investindo no que ainda não conheço e tinha PRÉ-conceitos com quase tudo ¬¬

P.S: Amei encontrar o meia palavra. Sempre quis poder participar de um grupo de leitura e troca de "figurinhas" :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo