1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Excalibur (idem, 1981)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Bill_Samambaia, 24 Nov 2003.

  1. Com surpresa verifico que não há tópico próprio para esta apoteótica obra de arte! No intuito de desfazer tamanha afronta, deixei até a preguiça de lado pra escrever umas linhas sobre esse filme!
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Se você é um desafortunado e ainda não teve a oportunidade de ver Excalibur, pare de marcar bobeira e vá já alugar essa fita. Tenho em alta conta esse filme que pra mim é o melhor épico já produzido!
    A história todo mundo mais ou menos conhece, sobre o Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, afinal isso aqui é um fórum de Tolkien...
    Excalibur em particular é baseado na obra La Mort d´Arthur de Thomas Malory, um indivíduo muito sagaz que fez uma síntese das lendas sobre a unificação da Bretanha na Idade das Trevas. Sendo assim todas as características do trovadorismo figuram no filme, todo aquele negócio romantizado, mas estilisticamente muito eficiente.
    É bem verdade que seja fundamentado no velho embate Bem contra o Mal, mas a maneira como os eventos se desenvolvem no filme é empolgante, num desenrolar que une toda essa mitologia em torno de linguagens por vezes poéticas, por vezes sombrias...
    Diversas cenas memoráveis constam na película, como por exemplo a sequência onde os cavaleiros partem para enfrentar Mordred, ao som de Carmina Burana, percorrendo campos floridos. A fotografia inclusive foi indicada ao Oscar mas acabou não levando...
    Uma coisa interessante é que alguns atores que fariam sucesso em hollywood na década seguinte estão reunidos aqui em papéis secundários: Patrick Stewart, Liam Neeson e Gabriel Byrne...
    Pra concluir essa é uma jóia rara, sem precedentes, imperdível pra galera que curte a temática medieval!
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Siiiiiiim, Excalibur é ótimo :grinlove: :grinlove: :grinlove:

    O único problema é que quando vi pela primeira vez, eu ainda era uma adolescente altamente influenciada e apaixonada pel'As Brumas de Avalon :oops: Acho que eu nem preciso dizer que não aceitava "outras versões" da história, como uma Morgana má, por exemplo :? :oops:
     
  3. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Esse filme marcou a minha infância e contribuiu para que me interessasse pelo universo medieval fantástico. Impressiona pela estética bem cuidada e pelo roteiro conciso, o que já distingue o filme de todos os demais que tratam da lenda do Rei Arthur. A trilha sonora é primorosa e os atores fazem bonito.

    Enfim, é o filme que melhor traduziu o que eu concebia da lenda. De longe, o mais bem cuidado e certamente o único que não expôs personagens como Arthur e Merlin ao ridículo.
     
  4. Golgo13

    Golgo13 Usuário

    Esse filme é perfeito.

    Assisti numa madrugada, no SBT. Impossível ter sono com essa história sensacional.
     
  5. Waters

    Waters Usuário

    Vi esse filme tem muitos anos e preciso ver de novo para lembrar os detalhes, mas uma coisa que até hoje não esqueci dele é o visual espetacular, fotografia, figurino, cenários tudo é bem exuberante e de bom gosto.
     
  6. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Espetacular.
    O melhor filme das lendas de Arthur. O visual é fantástico e o modo com que é conduzido é empolgante. As sequencias com o coro, principalmente a que Arthur parte para a guerra, aceitando seu destino como rei são espetaculares.
     
  7. Triple X

    Triple X Usuário

    É concordo que você sofreu uma má influência. Primeiro porque Excalibur foi filmado antes de As Brumas de Avalon serem escritas e segundo porque Excalibur é um retrato fiel da obra mais completa que existe sobre a história do Arthur, filho de Uther Pendragon, "La mort d'Arthur" que foi escrita muitos séculos antes das Brumas. E qualquer historiador sério que você encontrar vai rir quando você mencionar as Brumas. Só pra terminar, Morgana era uma Megera.
     
  8. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Eu rodei o fórum de Cinema atrás deste tópico antes de ontem e não achei :eek:


    Ok.... eu nunca tinha visto e resolvi assistir agora no dia 1º de Janeiro..... e WTF??????/ 8O 8O 8O 8O É soberbo!!!

    É difícil falar de uma coisa só do filme..... que é um espetáculo visual. A fotografia é maravilhosa (quero ver em DVD pois vi uma cópia surrada em VHS), a trilha é ótima, o elenco está muito bem (até o aguado Mordred).... isso sem contar na história que eu não conhecia direito e adorei. Realmente um espetáculo.
     
  9. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    concordo em gênero, numero e grau..... :mrgreen:
    essa parte do filme é simplesmente bela!!!!! :grinlove:
     
  10. Fox

    Fox Visitante

    Eu ia postar algo, mas ele já fez isso bem antes, num tem porque eu plagiar. :)

    Muitas partes forçadas com um clima mal feito pra caramba, com aquela fotografia de aspecto nevoado "místico", que esconde muita tosqueira.

    No fim ele é um dos melhores filmes sobre a lenda do Rei Arthur, o que não diz muito sobre a qualidade. Com todo aquele clima místico forçado, com muita névoa e brilho, impressiona fácil a primeira vista.

    A fotografia desse filme é uma solução fácil pra tentar preencher as lacunas que deixaram nos outros aspectos.

    Mas tem pouca substância no fim das contas.
     
  11. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Ora ora ora... semana passada mesma eu comentei desse filme no tópico sobre o outro filme que tão fazendo sobre Arthur.. ganhei esse DVD de Natal e revi o filme.. e sinceramente? que decepção.. quando eu era criança gostava, mas fala ´serio.,.. é um filme bem fraco.. as atuações estão próximas do ridículo, até mesmo as de pessoas que adoro, como Liam neeson e Patrick Stweart... o Percival é bom, e o Merlin tem seus momentos.. mas no geral, e posso usar a atuação do cara que fez o Arthur, até um rato com asma teria uma atuação melhor.

    Os efeitos cheesy nem comento, era a época, e não vou usar isso pra contar contra...

    Sim, é difícil ser fiel e abrangente sobre Arthur num filme com pouco tempo, e entendo a opção de manter a fidelidade e contar tudo, mas isso comprometeu e muito o ritmo do filme... ficou corrido, confuso e em certos momentos chato...


    PS: Ah sim, não posso negar que, apesar de ser bem fraco, infelizmente é o melhor ilme sobre Arthur... o que mostra como esse personagem sofre quando vai pra telona... :roll:
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Cheesy?

    Vai me dizer que a parte em que o Lancelot tira a espada do próprio corpo é cheesy. :roll:

    Anyway, Excalibur é ótimo.

    John Boorman é um deus.
     
  13. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Ah, V, pelo amor de Deus... é p que eu falei... pra época estavam bons, e por isso mesmo não contei os efeitos na minha avaliação, mas o filme é bem fraco...
     
  14. V

    V Saloon Keeper

    Eu não acho que "pra época" eles estavam bons. Tipo, esse efeito que eu mencionei em particular é perfeito. Pra qualquer época. Me diz como eles fizeram aquilo? O cara arranca a espada que ta enterrada no corpo dele, e ele tá peladão! Não parece nem de longe um efeito especial. Melhor que qualquer CGI.

    E, tipo, o filme tem uma atmosfera espetacular. Eu nem me ligo muito na história, prefiro ser absorvido por aquele universo fantástico. Por isso eu acho ele excelente.
     
  15. Lívia Mulder

    Lívia Mulder Usuário

    Eu sempre via esse filme quando passava no SBT a séculos atrás... Belíssimo! Uma atmosfera de misterio e magia circula o filme inteiro... Me lembro da cena que Excalibur surge das mãos da dama do lago de dentro da água... LINDOOOO
     
  16. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Eu não consegui ver o filme inteiro, desisti na metade. Não me dei bem com o tipo da atuação - um tanto artificial, "teatral", como um colega que também viu o filme definiu. Se aquilo foi para dar algum efeito no filme, eu, na boa... não entendi e não gostei.

    E sim, o filme visualmente é bonito. Mas, sei lá, a atuação quebrou o encanto.
     
  17. Fox

    Fox Visitante

    É, o efeito da espada é uma ótima exceção à regra.

    Mas a "atmosfera" é a fotografia enevoada e brilhosa feita pra permitir que se ignore aquela atuação...

    E com aspas mesmo, tava forçadona, beirando ao cafona.

    Como eu disse, solução fácil pra encher linguiça.
     
  18. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Anyway, Carmina Burana em cenas de ação de rei Arthur? Fala sério... :eek:
     
  19. Dirhil

    Dirhil Olha, Schroeder...

    Eu gostei de Carmina Burana nas cenas de ação. Ficou estáile.



    E não achei as atuações fracas. E a neblina era clima do filme e não disfarce para as "péssimas" atuações.
     
  20. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Eu não disse em nenhum momento que essa neblina ou a atmosfera, seja ela de que forma, serviu pra disfarçar as más atuações. Quem dera elas estivessem disfarçadas.
     

Compartilhar