• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ex libris

Mi Müller

Usuário
[align=justify]Bom pessoal vou refazer o tópico dos ex libris, desta vez vou colocar aqui os dois artigos que escrevi na íntegra, vai ficar um pouco longo, mas vai ter todas as informações:

Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de".
O forma mais comum de Ex libris é uma etiqueta com uma ilustração, brasão, ou logotipo e a expressão ex libris seguida do nome do proprietário, afixada na folha de rosto ou contracapa do livro.
Um ex libris pode conter um lema ou mesmo uma citação, este é o caso do ex libris do bibliófilo José Midlin, de quem sou fã assumida, com ele mesmo nos conta em seu livro “No mundo dos livros (resenha logo mais :D ) que a filha dele usou uma frase de Montaigne que é nas palavras dele o seu lema de vida, para fazer o Ex-libris dele e de sua biblioteca fantástica. Ela está em francês e diz: Eu não faço nada sem alegria ( “Je ne fait rien sans gayeté”)
A origem do Ex libris é um pouco controversa. Existem duas correntes sendo que a uma diz ser o primeiro, o de Hildebrand Brandenburg de Biberach, uma gravura em madeira, representando um anjo a segurar um brazão de armas e colorido a mão por volta de 1480. já a outra afirma ser o mais antigo o do rei da Boemia, o Ex Libris armoriado de Georgis de Podebrady, falecido em 1471.
No Brasil provavelmente o primeiro Ex Libris pertenceu a Manuel de Abreu Guimaraens, que vivia na cidade de Sabará no século XVIII.
No Brasil, o "ex-líbris" da Biblioteca Nacional foi criado em 1903 pelo artista Eliseu Visconti, responsável pela introdução do art-nouveau nas artes gráficas do País.
Existe uma curiosidade sobre os ex libris de bibliotecas monásticas do século XIV, que podemos facilmente aplicar em nossas bibliotecas para assustar quem pensar em ficar com nossos amados exemplares. Veja as palavras de Eduardo Frieiro em seu livro, Os livros nossos amigos:
Nas bibliotecas das comunidades monásticas da Idade Média, as mais ricas da época, tomavam-se todas as precauções possíveis contra os piratas de livros. Até o século XIV, usavam-se armários fechados com portas, e as obras costumavam ter ex-libris com inscrições em que se ameaçava com a pena de excomunhão, não só aos que furtavam ou encobriam o furto, como àqueles que raspavam ou faziam desaparecer o ex-libris da obra roubada. Quanto mais preciosa a obra, mais rigoroso o anátema. Um livro do século XII, da abadia parisiense de Santa Genoveva, trazia por baixo do título a seguinte etiqeuta, um dos mais antigos ex-libris que se conhecem: ‘Este libro é de Santa Genoveva. Quem quer que o furte, ou acoite, ou esta marca apague, excomungado seja!’. E quanto mais precioso o livro, mais grave a excomunhão. Em certo código do mosteiro de Marbaque, Alsácia – livro dos Evangelhos, numa encadernação que continha relíquias em suas pastas- a fórmula de excomunhão enchia meia página. O ladrão era votado, sucessivamente, a todos os tormentos do inferno, condenado a mergulhar em lagos ardentes de alcatrão e enxofre e a ter a sorte de Judas, o traidor, concluindo com a invocação: ‘Fiat! Fiat! Fiat!’, para dar mais peso à excomunhão fulminada. (FRIEIRO, 1957)

É isso, quem quiser ver no blog os artigos os lins são esses:[/align]

Ex libris
Ex libris II - A maldição

E aqui alguns diferentes dos que eu tinha postado:

[attachment=1844]

[attachment=1845]


estrelinhas coloridas...
 
Eu continuo em busca do meu. Achei um de gatos de outra pessoa na inet, mas me sinto mal "roubando" a ideia da pessoa, por mais bacana que seja. =/ Enfim, o "roubado" ficaria assim (mas vou fazer um por conta):

attachment.php
 
Minha sogra olhou em um lugar aqui em S. Leo quanto ficaria o carimbo.

Nas dimensões 7,5 x 7,5 sairia R$ 35,00. Acho que vou fazer.
 
Anica disse:
Eu continuo em busca do meu. Achei um de gatos de outra pessoa na inet, mas me sinto mal "roubando" a ideia da pessoa, por mais bacana que seja. =/ Enfim, o "roubado" ficaria assim (mas vou fazer um por conta):

Anica vi esse de gato e me lembrei de ti:

[attachment=1850]

estrelinhas coloridas...
 
Tinha não Mi, ainda não tava pronto... Eu ia pegar quanto estivesse. Ainda estou pensando no que colocar de frase e tals...
 
LucasCF disse:
Tinha não Mi, ainda não tava pronto... Eu ia pegar quanto estivesse. Ainda estou pensando no que colocar de frase e tals...

Báh que pena, mas espera que acho que ele aparece por ai!

estrelinhas coloridas...
 
Os Ex-Libris que o Breno fez ficaram muito bonitos. Parabéns, cara!

Fiquei com vontade de criar um quando li o tópico da Mi pela primeia vez. Ainda estou providenciando.

Acho que a parte mais difícil é encontrar algo que me represente, que combine comigo. Não me conheço tão bem.
 
O meu ficou lindão, pedi uma correçãozinha pro Breno (q foi culpa minha) para depois transformar em lindas etiquetas.... ^^
 
Eu vou dar uma consertada, só preciso de tempo e vou deixar para depois que as coisas estiverem mais calmas.
 
kika_FIL disse:
O meu ficou lindão, pedi uma correçãozinha pro Breno (q foi culpa minha) para depois transformar em lindas etiquetas.... ^^

Breno C. disse:
Eu vou dar uma consertada, só preciso de tempo e vou deixar para depois que as coisas estiverem mais calmas.

Curiosa... olha só guria e guri depois de prontinho vocês se importam de eu colocar o ex libris lá na galeira que estou fazendo no meu blog?

estrelinhas coloridas....
 
Mi Müller disse:
kika_FIL disse:
O meu ficou lindão, pedi uma correçãozinha pro Breno (q foi culpa minha) para depois transformar em lindas etiquetas.... ^^

Breno C. disse:
Eu vou dar uma consertada, só preciso de tempo e vou deixar para depois que as coisas estiverem mais calmas.

Curiosa... olha só guria e guri depois de prontinho vocês se importam de eu colocar o ex libris lá na galeira que estou fazendo no meu blog?

estrelinhas coloridas....

Pode até colocar agora, depois te passo o correto para substituir.
 
Quero ver se faço um para mim com tema de sapinhos (já que trabalho com anuros e adoro sapos, sapos e mais sapos...rs).

Mi se vc achar algum por aí com este tema poste aqui para eu ter algumas ideias. :timido:

Quero um bem simples, pois acho que vou seguir a dica da Taizze e fazer um carimbo.
 
O Breninho está empacado no meu! :timido:
Mas eu confio nele! Daqui a pouco sai um lindão pra mim como todos os outros que ele já fez! :sim:
 
Lana Lane disse:
O Breninho está empacado no meu! :timido:
Mas eu confio nele! Daqui a pouco sai um lindão pra mim como todos os outros que ele já fez! :sim:

O seu ficou um processo tão foda de fazer que complicou o meio de campo total, tive até que mudar as idéias para poder fazer algo sem precisar reaprender tudo o que tinha feito no curso de design gráfico.
 
Estou pensando em algumas coisas, mas vou levar algum tempo, pois quero pensar mais profundamente sobre "coisas literárias" que são constantes e não passageiras, e, como vocês devem saber, essa escolha leva tempo, é preciso deixar o tempo passar implacável e ver o que permanece apesar de sua passagem. O que posso garantir é a existência de uma coruja, que não abro mão. (principalmente depois de ler aqueles extras que fazem parte de Watchmen, tem um em que o Coruja escreve sobre as colegas de Palas Atena, muiiiito legal!)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo