1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eventos Científicos (postem aqui)

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Luna Telperion, 22 Mai 2004.

  1. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    Tive a idéia de fazer este tópico para que sejam postadas mensagens referentes a eventos científicos no geral. Quem souber de algo poderia postar sobre aqui, com as informações necessárias (data, horário, local e descrição) para benefício de todos que amam a Ciência e têm interesse em conhecê-la um pouco ( ou um pouco mais :wink: ), e também para aqueles que acham que não gostam, mas que podem vir a gostar.
    :mrgreen:

    O que acham?
     
  2. Rilo Kiley

    Rilo Kiley I'll Be Your Mirror...

    Eu li à algumas semanas na revista Veja que cientistas japoneses e coreanos criaram o primeiro mamifero (um camundongo) gerado por duas mães. Foi feito através de um processo chamado partenogênese (um ser vivo nasce a partir de dois óvulos).

    Como Kaguya (o nome do camundongo) nesceu:
    Num tubo de ensaio, os cientiastas fundiram dois óvulos de fêmeas de camundongo. Uma delas era geneticamente modificada. O óvulo mutante conseguiu imitar a ação de um espermatozoide, graças à um artificio de laboratório. Dos enbriões originados no processo, 371 foram inplantadosem fêmeas normais. Apenas duas gestações chegaram até o fim. Das duas fêmeas nascidas, uma sobreviveu e já deu à luz filhotes saudaveis.

    (Revista do dia 28 de abril)
     
  3. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    Interessante essa notícia, Tidus, também ouvi falar dela um tempo atrás.
    Vou colocar lá tópico de Ciências Biológicas pro pessoal discutir, ok? :D
     
  4. Rilo Kiley

    Rilo Kiley I'll Be Your Mirror...

    Beleza :wink:
     
  5. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo - SP

    Museu de Arqueologia e Etnologia
    Av. Prof. Almeida Prado, 1466
    Cidade Universitária
    Tel. (11) 3091-4905
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O MAE abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é franca. O agendamento de grupos deve ser feito com antecedência e, neste caso, será cobrada taxa.

    Exposições Temporárias

    Herbert Baldus- Cientista Humanista
    A exposição Herbert Baldus- Cientista Humanista constitui-se em uma homenagem póstuma ao antropólogo teuto-brasileiro que exerceu importante papel na constituição da pesquisa e dos conhecimentos antropológicos no Brasil.
    Informações: (11) 3091-4979

    Exposição Permanente

    Formas de Humanidade
    A exposição Formas de Humanidade é dividida em três setores.
    Setor A: Brasil Indígena
    Setor B: África: Culturas e Sociedades
    Setor C: Mediterrâneo e Médio Oriente na Antigüidade
     
  6. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo- SP

    Museu de zoologia da USP
    Av. Nazaré, 481- Ipiranga
    Tel. : (11) 6165-8140
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Exposição Permanente

    Pesquisa em Zoologia: A biodiversidade sob o olhar do zoólogo
    A exposição, lançando mão de conceitos de biogeografia e de evolução, pretende divulgar as atividades de pesquisa do Museu e aguçar a curiosidade científica do visitante. No espaço expositivo há fósseis e exemplares da fauna neotropical recente, dentro do contexto geral da exposição, organizados segundo os módulos. Ilustrando a maneira como o zoólogo vê a natureza, foram montados cenários com as características de alguns biomas brasileiros e neles foram inseridos os animais. Painéis explicam os conceitos e as bases teóricas dos temas apresentados. Para visitas monitoradas, é preciso fazer agendamento, às terças e às quintas, das 10h às 17h.

    Quando: de terça a domingo, das 10h às 17h
    Ingresso: R$ 2,00

    Monitoria especial
    A atividade consiste de palestra, seguida de visita monitorada e comentada à exposição Pesquisa em Zoologia: A biodiversidade sob o olhar do zoólogo, com especialista em educação do MZUSP. Nessa atividade serão abordados os temas tratados na exposição. Para professores, estudantes universitários, monitores de agência e público em geral.

    Quanto: R$ 10,00
    Inscrições: (11) 6165-8140, com Salma.
    Os participantes recebem atestado e material didático.
     
  7. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo- SP

    Museu Oceanográfico
    Praça do Oceanográfico, 191
    Cidade Universitária
    Tel.: (11) 3091-6587

    O MO está localizado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Cidade Universitária. O acervo do MO está divido em módulos, os quais evidenciam a estrutura, a dinâmica e a biodiversidade dos oceanos, além de divulgar as pesquisas oceanográficas desenvolvidas pelo IOUSP.

    Esqueleto de Golfinho ( encontrado em 1987 na Ilha Comprida, seu comprimento original era 2,37m).
    Esqueleto de Baleia ( encontrado na região de Iguape - Cananéia, SP, em 1972; seu comprimento original era de 12, 37m.).

    Formas de captura de organismos

    Embarcações ( informações sobre embarcações utilizados pelo Instituto em suas pesquisas, bem como a exposição da traineira Camboriú, que atuou na região de Cananéia/Iguape)

    Instrumentos Oceanográficos ( Vários instrumentos oceanográficos usados para coleta e observação da água do mar, sedimentos e organismos marinhos encontram expostos no acervo do Museu).

    Batiscafo (O Batiscafo da USP foi construído para auxiliar as pesquisas do IOUSP na exploração direta de águas costeiras).

    Aquários Marinhos

    Painéis explicativos sobre o Ecosssistema Marinho

    Agendamento de visitas: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
    Empréstimo de Material Didático: terças, quartas e quintas, das 9h às 13h
    Informações: Tel.: (11) 3091-6587 ou e-mail
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo

    Instituto Oceanográfico

    II Simpósio Brasileiro de Oceanografia

    O Instituto Oceanográfico de USP está organizando o II Simpósio Brasileiro de Oceanografia, que será realizado de 31 de maio a 4 de junho. A programação inclui mesas redondas, palestras e comunicações orais que abordarão variações ambientais e impactos desde a região costeira até o oceano aberto e suas implicações sobre os recursos pesqueiros.
    Mais informações no site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Quando: de 31 de maio a 4 de junho
    Onde: IO- Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária
    Tel.:: 3091-6501
     
  9. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo- SP

    Museu de Geociências do Instituto de Geociências
    Rua do lago, 562- Cidade Universitária
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    As visitas em grupo deverão ser agendadas com antecedência por telefone e um roteiro específico de visita deverá ser elaborado pelo responsável do grupo, com orientação do museu. As visitas em grupos são acompanhadas por monitores, alunos de Geologia.

    Quando: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
    Entrada franca
    Informações: tel.: (11) 3091-3952
    Fax: (11) 3091-4670

    Oficina de Réplicas
    A Oficina de Réplicas, ligada ao Laboratório de Paleontologia Sistemática do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental e ao Museu de Geociências preparou uma coleção de réplicas de fósseis provenientes de várias regiões do mundo, representando parte da diversidade biológica preservada nas rochas desde o inícioda Era Paleozóica.
    Informações:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  10. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Paulo- SP

    Parque de Ciência e Tecnologia
    Av. Miguel Stéfano, 4200- Água Funda
    Tel. : (11) 5073-8599

    O Parque de Ciência e Tecnologia abre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O agendamento é obrigatório, tanto para visitas em grupo quanto para visitas individuais. Pede-se uma antecedência de, no mínimo, 15 dias.

    Alameda do Sistema Solar
    Consiste numa oportunidade de visitação num conjunto de esculturas artísticas ilustrativas que representam o Sistema Solar, com todos os planetas, a Lua, a Terra em três períodos geológicos diferentes, estrutura interior do Sol e da Terra.
    [Atividade oferecida a crianças do ensino fundamental e médio e público em geral.]

    Passeio monitorado à mini bacia-hidrográfica com vertedouros
    Nessa atividade o visitante conhece duas das nascentes do Riacho do Ipiranga, que alimentam um Lago do Parque de Ciência e Tecnologia, e dão o nome ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e ao Riacho Ipiranga. Neste local, aprende-se um pouco sobre o monitoramento de bacias hidrográficas e sobre a importância da qualidade da sua água na vida cotidiana.
    [Atividade voltada para o ensino fundamental e médio e público em geral]

    Exposição de Matemática
    A Exposição Interativa de Matemática é uma réplica da Exposição Permanente de Matemática da Estação Ciência, complementada com o apoio do Instituto de Matemática e Estatística da USP. São cerca de cem experimentos baseados na Exposição Francesa Maths 2000 ( Museu Cité des Sciences et de I’Industrie, La Villet, Paris).
    Todos os experimentos são interativos, o que convida o visitante a explorar e pensar sobre os fundamentos da matemática, confrontando-os com aspectos do cotidiano e com outras áreas, como ensinar a quantidade de votos de uma eleição.
    É uma atividade para todas as idades, trata-se de um conjunto de experimentos em diferentes mesas, sendo que cada mesa contém tópicos que atendem a uma diferente faixa etária ou complexidade.

    Espaço Geofísica
    - Palestra sobre a estrutura interna da Terra, sua história geológica, sua dinâmica (planeta vivo ), sobre o que é Geofísica, e um breve relato das atividades desenvolvidas pelo geofísico.
    - Apresentação de instrumentos (sistemógrafos, magnetômetro, eletro resistivímitro, GPS, etc.)
    - Painéis: como encontrar riquezas no subsolo; água, petróleo, gás natural e jazidos minerais; sismos no Brasil desde 1560.
    - Experiências: geofone, prospecção eletromagnética, GPS, magnetização de rochas, etc.
    - Programas didáticos com uso do computador.
    - Exemplificação do mercado de trabalho para o geofísico.
    [Atividade recomendada para alunos a partir da 5º série até universitários, e interessados em geral]

    Estação Meteorológica
    1. Apresentação de audiovisual no auditório, mostrando:
    - A Meteorologia e seus objetivos
    - Equipamentos e instrumentos usados para observar e medir a atmosfera
    - Formação de nuvens e fenômenos por elas produzidos
    - Tempestades, relâmpagos e trovões, granizo, tornados e furacões.
    2. visita ao Cercado Meteorológico e à sala de observações com instrumentos.

    Astronomia
    Nessa atividade são abordados os seguintes tópicos:
    - Apresentação
    - Visita ao Telescópio
    - Observação do Sol ( se as condições atmosféricas permitirem)
    - Bate-papo sobre temas astronômicos: origem do universo, sistema solar, estrelas e constelações etc.

    Laboratório de Óptica
    Consiste em uma oficina em que é mostrado o princípio da fotografia através da câmara de orifício. É apresentada uma breve introdução do processo de formação de imagens na câmara escura e do registro da imagem no papel fotográfico. Em seguida, cada aluno poderá tirar uma foto com uma máquina fotográfica construída com uma lata de tinta e acompanhar o processo de revelação em laboratório.
     
  11. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    São Carlos- SP

    Atividades de Astronomia
    Centro de Divulgação de Astronomia (CDA ) - Observatório
    Av. Trabalhador São-carlense, 400
    São Carlos- SP
    Tel.: (16) 273-9191
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Todas as sextas feiras (exceto feriados), sábados e domingos no horário das 20h às 22h o CDA/CDCC estará aberto ao público interessado em observar o céu noturno com os nossos telescópios e a participarem das atividades regulares programadas para os finais de semana . Aos sábados, Sessão Astronomia, às 21h. A programação e os temas apresentados estão disponíveis no site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  12. Luna Telperion

    Luna Telperion Usuário

    Visitas USP

    É um projeto realizado pela Universidade de São Paulo direcionado a qualquer um que tenha interesse em conhecer diversas carreiras oferecidas pela universidade, bem como parte de suas dependências (institutos de pesquisa, laboratórios, etc).

    No final de maio visitei o Instituto de Biociências e realmente recomendo essas visitas, que, julgando por essa que fui, são muito boas.

    Aqui estão as próximas visitas. Entretanto, devido à greve da USP, é mlehor se informar antes por telefone pra saber se as visitas que estão por vir serão mesmo realizadas.

    19 de junho (Sábado)
    09h Instituto de Física e Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
    Travessa R, 187
    Cidade Universitária
    Início das inscrições:
    outros municípios e Estados: 04/06
    São Paulo-SP: 07/06

    10h Museu de Arqueologia e Etnologia
    Av. Prof. Almeida Prado,
    1466
    Cidade Universitária
    início das inscrições:
    Outros municípios e Estados:04/06
    São Paulo-SP: 07/06

    26 de junho (Sábado)
    09h Instituto de Eletrotécnica e Energia
    Av. Prof. luciano Gualberto, 1289
    Cidade Universitária
    início das Inscrições:
    Outros municípios e Estados: 08/06
    São Paulo-SP: 09/06

    14h Museu de Zoologia
    Av. Nazareth, 481
    Ipiranga
    Início das inscrições:
    Outros municípios e Estados: 08/06
    São Paulo-SP: 09/06

    Como participar das visitas:
    É preciso se inscrever por telefone. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, ou pelos pais, irmãos, etc. Ao fazer as inscrições você receberá instruções para retirar as senhas individuais sem as quais não poderá fazer a visita. No caso de desistência, avisar logo por telefone para que outras pessoas possam usar a sua "vaga".

    Telefones para inscrições:
    (11)3091-3511
    (11)3091-3513
     
  13. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    Rio de Janeiro - RJ (grandão pra chamar atenção, já q os outros são todos no estado de são paulo :mrgreen: )

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    -
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    21: Uma cidade, uma agenda e um século


    Quando:
    - - - - -> Inscrições: até dia 20 de Julho ou completar as 600 vagas
    - - - - -> Evento: de 24 de Julho a 1º de Agosto

    Quanto:
    - - - -> Com alimentação: R$ 125,00
    - - - -> Sem alimentação: R$ 80,00
    Incluem todas as atividades, estadia e transporte para atividades fora do Campus

    Onde: UFRJ - Ilha do Fundão
    Av. Pau Brasil, no 211. Prédio do CCS, bloco A - Centro Acadêmico de Biologia. Ilha do Fundão - Cidade Universitária. CEP: 21.941-590 Rio de Janeiro - RJ
    Telefones: (21) 2265-6425 / (21) 9271-7149 - Joana
    ------------- (21) 9999-1668 - Juliana
     
  14. Anna Cwen

    Anna Cwen Ourificada

    Não sei s vcs consideram ciências políticas como Ciência, mas em todo caso, esta semana (de 4a a sábado) vai estar rolando o 4o encontro da associação brasileira de ciências políticas, na PUC-Rio. aqui está a divulgação :

    Encontro de Ciência Política
    O Departamento de Sociologia e Política e a Associação Brasileira de Ciência e Política (ABCP) vão realizar o 4° Encontro da ABCP durante os dias 21 e 24 de julho, na PUC-Rio. O encontro deste ano abordará seis áreas (Teoria Política, Política e Economia, Estado e Políticas Públicas, Instituições Políticas, Representações e Partidos Políticos e Relações Internacionais) e terá quatro conferências, sendo três ministradas por professores estrangeiros (Itália, Inglaterra e Estados Unidos), quatorze mesas-redondas e 34 painéis. O professor Wanderley Santos abrirá o encontro com a conferência O Difícil Artesanato da Teoria Social.
    As inscrições podem ser feitas pelo site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    até terça-feira, 20, e a partir de quarta-feira, 21, na própria PUC.
     
  15. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Bom nao se trata de um evento de ciencias, mas no meu colegio sera aberto uma feiras de ciencias. Se alguem estiver aafim de ver, é so me manda um mp.


    Endereço: Dom Bosco (Salesianos) Niteroi Rj

    Dia: 28/8

    Horario: Das 8:00Hs Da manha até ao 12:00Hs

    Entrada Gratuita


    O meu projeto é sobre fermentação.
     

Compartilhar