• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eutanásia

Você é a favor da eutanásia?


  • Total de votantes
    14
Eu creio que esse caso dos EUA poderia ser visto por outro prisma:
Terri Schiavo, para todos os efeitos práticos, está morta. Está morta há 15 anos. A mente se foi. Não vai voltar. O que está no hospital é um corpo sendo artificialmente mantido por aparelhos, com alguma reação automática, mas sem consciência, sem função voluntária e sem retorno.

Ela não está em coma (que em alguns casos tem retorno), ela está em estado vegetativo persistente (link). O médico ouvido pela reportagem da Folha foi cuidadoso, escolheu as palavras, mas ficou claro que desse estado não há volta. Os pais estão se agarrando à ilusão de que ela vai voltar. Eles estão com medo da perda (isso acontece), mas eles não querem reconhecer que a filha se foi.

Estão velando um corpo há 15 anos. Já é tempo de se libertar. Libertar o corpo de Terri. Libertar os pais da angústia e do sofrimento. Libertar o marido desse fardo. Libertar os familiares e amigos. Libertar os vivos. E deixar os mortos descansarem em paz.

O que fazer quando não há vontade expressa? Há casos e casos. Nesse caso, eu diria que a atitude humana e misericordiosa é encerrar o ciclo de sofrimento.
 
Exatamente.

E no caso deste simples documentinho furreca aqui, sem validade legal, no mínimo deixa muito bem expressa a vontade, o que facilita em muito pros familiares. Como eu disse pra Anica: você sabe o que fazer. E ela faria.
 
Alguem sabe dizer se existe alguma possibilidade de que a pesquisa de tratamentos com base nas células tronco embrionarias ajudem essa mulher, a no mínimo ter uma melhora no seu quadro ???
 
Não, o cérebro dela está... morto, por assim dizer. Só mantém as funções mais basicas do corpo.
 
Recomendo a leitura do Homem Bicentenário. Tipo, vou repetir o que os cientistas vivem dizendo: células tronco não são Jesus Cristo.

OK, ombudsman, entendo sua lógica de que alguém vai "matar" alguém.

Tive amigos que ficaram em coma, alguns voltaram outros não. E como o Eng disse, esse estado aí não é coma, é algo como um robô sem a parte positronica de tomada de decisões. Ou seja, funciona, abre o olho, mas não faz nadinha sozinho (chorar, comer, entender dor!!!)

Uma coisa é ser insensível a dor (coma induzido por exemplo é para evitar que a pessoa sinta dor e acabe travando ou morrendo de dor... automaticamente o corpo entra em coma para escapar da dor)

Outra é um organismo sentir dor, não entender a dor, não é amnésia (tenho um professor que ao voltar do coma esqueceu tudo da faculdade) pois não consegue reaprender coisas básicas de sobrevivência como comer e gritar (pior que bebê ou autista).

Você tem na sua frente um corpo que não apodrece. Um avanço em comparação com a Idade Média eu suponho :think:

Essa necessidade de não aceitar a morte é compreensível, só que não é pelo fato de que não aceito que posso manter o corpo de familiares em vigilia indefinidamente em casa (comecei a imaginar apodrecendo, etc.. em termos de sensibilidade eu podia também ser sensível e não querer que enterrassem meu pai apesar de que ele apodreceria).

É doentio quase uma necrofilia! (lembrei da Peste na Idade Média, as pessoas mortas dentro de suas casas... neste caso porque não podiam sair, mas os sobreviventes tinham de ficar ali também 8O... mas não acharia estranho que alguns não quisessem sair de perto dos parentes que morreram e não aceitavam que haviam morrido)
 
Sou a favor de uma injeção letal...
acho que a mulher morrer de fome é tortura, acho que ela ficar viva tambem é uyma especie de tortura para ela... Ela num tem esperanças de melhorar... É como um vegetal, com a diferença de usar recursos valiosos do sistema publico de saude... Acho que o caminho mais justo e menos dolorido é a injeção letal, onde ela nao sente dor e pode descançar em paz.
 
Denethor II disse:
Sou a favor de uma injeção letal...
acho que a mulher morrer de fome é tortura, acho que ela ficar viva tambem é uyma especie de tortura para ela... Ela num tem esperanças de melhorar... É como um vegetal, com a diferença de usar recursos valiosos do sistema publico de saude... Acho que o caminho mais justo e menos dolorido é a injeção letal, onde ela nao sente dor e pode descançar em paz.

Certamente ela não sente fome.

Mas é compreensível o desespero dos pais ao ver a própria filha morrendo aos poucos por inanição. Não deve ser mole não.

É fácil criticar a posição deles, mas eu, mesmo a favor da eutanásia nesses tipos de caso, relutaria em deixar meu próprio filho morrer.

Por outro lado, chega a ser ridícula a posição de alguns grupos, taxando de cruel Sr.Schiavo... A mulher perdeu quase todo o córtex cerebral, meu Deus.... isso é tão difícil de entender?

Nessas horas é que eu fico lembrando das monumentais declarações do Olavo de Carvalho, repudiando o aborto legal de fetos anencéfalos sob o argumento de que eles não precisariam do cérebro pra sobreviver.
Dá pra entender?
 
JB Online disse:
Morre Terri Schiavo


PINELLAS PARK, EUA - Terri Shiavo, que viveu 15 anos em estado vegetativo, morreu hoje num hospital de Pinellas Park (oeste da Flórida). O anúncio foi feito por um porta-voz da família, o padre Paul O'Donnell.


''Terri morreu há poucos instantes, 13 dias depois de terem removido o tubo que levava alimentação'', afirmou o padre católico. A família, que travou uma longa batalha judicial para mantê-la viva, ainda não deu declarações.

Enfim paz pra ela :obiggraz:
 
Eu acho que a questão é bem delicada, mas enfim, se ela não sofreu, ótimo. Era o desejo dela, então não tem por quê não acatar :|
 
Não aguento é ver a hipocrisia dos americanos chorando e se lamentando na frente do hospital, como se ela tivesse sido assassinada. Pior, como se tivessem causado a morte dela propositalmente. :roll:

Como diz o MrManson, se fosse aqui no Brasil ela teria morrido antes de chegar na fila, igual a esse cara aqui.
 
Eutanásia - a favor ou contra?

"A eutanásia representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito, pois enquanto o estado tem como princípio a proteção da vida dos seus cidadãos, existem aqueles que devido ao seu estado precário de saúde desejam dar um fim ao seu sofrimento antecipando a morte."


Actualmente a legalização da eutanásia é uma grande questão a nivel social, e divide opiniões.


Eu acho que a eutanásia devia ser legalizada para alguns casos... E vocês? A favor ou contra?

Deviam as pessoas escolher quando morrem?

Atenção, estou a falar quando as pessoas têm doenças incuráveis... Em fase terminal... E não daquelas pessoas que estão bem de saúde mas vivem abandonados pela familia e pela sociedade em geral (por vezes este problema é confundido com a eutanásia)...

:roll:
 
Re: Eutanásia - a favor ou contra?

Eu sou a favor para mim. Se eu estivesse em fase terminal, estado vegetativo, para que ocntinuar vivendo? Só para gastar dinheiro e dar trabalho para outros? Pra que? Deixa eu ir, talvez do outro lado seja bem melhor, talvez não, mas de qualquer forma não encherei o saco de ninguem e não estarei sofrendo. Eu gostaria de morrer caso ficasse tetraplégico ou em estado vegetativo e acho um absurdo não poder ter a opção de fazê-lo afinal é proibido. E a dor que eu poderia estar sentindo, não seria muito mais cruel continuar vivendo? Até os animais tem esse direito, o de morrer para não sofrer, por quê nós não? Não que a vida dos animais seja menos importante que a nossa, que fique claro.
 
Re: Eutanásia - a favor ou contra?

Eu também sou a favor. Mas como eowathiel disse, isso divide opiniões. Por isso seria interessante uma idéia louca que tenho: colocar na carteira de identidade, além da frase que é doador de órgãos, colocar ainda por cima se aceita passar por uma eutanásia, caso algo aconteça. E é aquela coisa: deve ser muito triste pra pessoa que passa por isso, dando trabalho aos outros, se poderia deixar de sofrer.
 
Re: Eutanásia - a favor ou contra?

Eu sou a favor. Cada um é dono da sua própria vida etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo